O método Iso Stretching foi desenvolvido na França nos anos 70 por Bernard Redondo. O termo é a combinação de duas palavras: isometria - tipo de exercício onde há contração muscular sem movimento e stretching, termo em inglês que significa alongamento. Trata-se de exercícios posturais globais, com a finalidade de prevenção e correção das alterações músculo-esqueléticas, das disfunções da coluna em geral e da postura. No Brasil, vem sendo aplicado desde 1994.
Trabalha-se a caixa torácica por intermédio da expiração forçada e, por consequência a inspiração, associando uma contração dos abdominais e glúteos, permitindo um equilíbrio da cintura escapular, da cintura pélvica e da coluna vertebral.
Uma das vantagens do método é que o fisioterapeuta pode trabalhar em grupos. Os atendimentos têm duração média de 50 minutos, com frequência de 2 vezes por semana.
O Iso-stretching consiste em uma ginástica terapêutica composta por exercícios que permitem simultaneamente alongar e fortalecer isometricamente os músculos do corpo atuando na prevenção e no tratamento das alterações osteomusculares.
A técnica ajuda a aumentar a força muscular e como não tem impactos, não causa lesões musculares. Recomendado para todas as idades e tipos físicos, pois a força das contrações isométricas do alongamento é controlada e estabelecida de acordo com a potência muscular de cada um, a pessoa trabalha dentro do que o seu corpo suporta.
Realiza-se um trabalho de conscientização corporal, em que o indivíduo passa a conhecer seus próprios limites. As posturas são feitas com o paciente sentado, deitado e em pé, trabalhando a respiração simultaneamente.
Nas sessões de iso-stretching, o ideal é utilizar roupas para ginástica ou aquelas que não atrapalham o movimento. As sessões podem ser individuais ou em grupos, o número de pessoas varia de acordo com cada profissional. Isso porque enquanto o aluno desenvolve o exercício, o fisioterapeuta vai orientando e corrigindo cada um.
Benefícios
- Diminuição das dores;
- Possibilita correção da postura;
- Melhora a flexibilidade/elasticidade e o alongamento da musculatura;
- Fortalece isometricamente a musculatura;
- Evita a incontinência urinária;
- Melhora condição física;
- Aumenta a conscientização corporal;
- Melhora a circulação sanguínea e linfática;
- Aumenta a capacidade cardiorrespiratória;
- Diminui as tensões musculares, promovendo bem-estar e qualidade de vida.