terça-feira, 30 de junho de 2009

Ministério da Saúde confirma mais 55 casos de gripe no país

Novo boletim do Ministério da Saúde, divulgado na tarde desta terça-feira (30), informa que foram confirmados 55 novos casos da gripe suína (H1N1) no país. A maioria dos novos pacientes, 45, está no Rio Grande do Sul. Os outros casos foram registrados no Piauí (3), Santa Catarina (3), Alagoas (1), Distrito Federal (1), Paraná (1) e Sergipe (1).

Com isso, o número de casos da influenza A chega a 680 no Brasil. O RS ocupa agora o posto de segundo Estado mais atingido pela doença, com 85 casos confirmados, atrás apenas de São Paulo, que tem 308 pacientes com o vírus. Minas Gerais tem 67 casos e o Rio de Janeiro, 66.

Segundo o ministério, "a quase totalidade desses pacientes já recebeu alta ou está em processo de recuperação". Até o momento foi registrada uma morte, no Rio Grande do Sul. Outro paciente do Estado está internado.

Até 28 de junho, o Ministério da Saúde acompanhava 673 casos suspeitos. Outros 933 já foram descartados.

Segundo o ministério, os principais locais de infecção de brasileiros são Argentina, Estados Unidos e Chile. Todos os casos registrados até o momento são autóctones, ou seja, têm vínculos epidemiológicos com pacientes procedentes do exterior. "Desse modo, o Ministério da Saúde considera que, até o momento, a transmissão no Brasil é limitada, sem evidências de sustentabilidade da transmissão do vírus de pessoa a pessoa", reitera a nota do governo federal.

De acordo com o último balanço da OMS (Organização Mundial da Saúde), 70.893 casos de gripe suína foram registrados em 116 países. Destes, 311 casos resultaram em morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário