terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Video mostra o que acontece no cérebro da mulher durante o orgasmo

Pesquisadores americanos fizeram um vídeo em 3D mostrando o que acontece no cérebro de uma mulher durante o orgasmo.

A animação, feita com imagens de ressonância magnética de uma voluntária (que se masturbou em laboratório), mostra a atividade cerebral crescente em 80 regiões distintas, até culminar no clímax sexual.

O vídeo foi apresentado em conferência da Society for Neuroscience, em Washington, Estados Unidos, e divulgado pelo site The Visual MD. A notícia foi publicada na edição on-line da revista americana "Time".

Segundo Barry Komisaruk, psicólogo da Universidade Rutgers, Nova Jersey, e um dos coordenadores do estudo, o mapeamento do orgasmo pode ajudar mulheres que não conseguem chegar lá. Além disso, revela mecanismos de prazer que futuramente podem ajudar em pesquisas sobre depressão ou dependência química.

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=b4SXFyLUoxQ
 
 
SEQUÊNCIA DE CORES

O vídeo usa uma escala de cores quentes que começa no vermelho escuro, muda para laranja e amarelo e termina no branco, quando o nível de atividade cerebral é mais alto.

No início da estimulação sexual, são "ligadas" áreas sensoriais que mapeiam os órgãos genitais. Aumenta a atividade de regiões envolvidas no processamento de emoções, como a ínsula, o cingulado anterior e a amígdala.

Em seguida, o hipocampo, que processa memórias, é acionado. De acordo com os pesquisadores, isso pode estar relacionado com a lembrança de fantasias sexuais ou com a gravação da experiência.

A estimulação atinge, então, o córtex pré-frontal, envolvido no planejamento e no pensamento abstrato. São ativados locais relacionados com o movimento corporal e a tensão muscular típica do orgasmo.

Em seguida, o hipotálamo libera oxitocina, o "hormônio do amor", importante para a criação de vínculos emocionais. No auge, há uma grande atividade do núcleo acumbente (chamado de "centro do prazer"), que termina com a liberação de dopamina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar. Só então a atividade cerebral diminui.

A CIÊNCIA DO ORGASMO

Não é a primeira vez que o orgasmo feminino intriga cientistas. Algumas pesquisas, inclusive, já questionaram sua existência e elaboraram várias teorias sobre o assunto.

Uma das teses mais aceitas diz que o orgasmo feminino existe só porque o masculino precisa existir. O prazer sentido pela mulher seria um subproduto da evolução --elas sentem prazer pelo mesmo motivo que eles têm mamilos.

Há outras hipóteses, como a de que a sensação de prazer serviria de incentivo para a mulher repetir o sexo. Ou, então, que a contração do útero ajuda os espermatozoides a chegarem até o óvulo.

Fonte: Folha.com

Após reavaliação médica, Minotauro realiza cirurgia no braço e deve voltar em julho

Após uma reavaliação dos médicos norte-americanos, Rodrigo Minotauro foi submetido a uma cirurgia no braço que fraturou na derrota diante de Frank Mir e promete retorno ao octógono em junho. A decisão foi tomada após uma análise da evolução do quadro médico do lutador ao longo desta semana. O lutador sofreu a lesão no último fim de semana, durante sua luta no UFC 140.

Responsável pela cirurgia no brasileiro, o médico norte-americano Thomas Hackett realizou uma incisão na parte posterior do tríceps, com a manutenção da integridade total do bíceps, informou o blog do lutador brasileiro. "Tínhamos decidido pelo tratamento conservador, mas iria comprometer os nervos da mão. Fizemos a melhor escolha. Estou muito bem depois da cirurgia. O médico garante que em junho estou lutando", afirmou Minotauro, em seu Twitter.

Minotauro foi derrotado por Frank Mir em Toronto, pelo UFC 140. Na finalização do norte-americano, com uma kimura, ele teve o úmero fraturado. A princípio, a opção dos médicos foi por um tratamento convencional, sem intervenção cirúrgica, mas após nova avaliação decidiu-se pela operação.

"Obrigado a todos pela força. Foi muito importante pra mim. A cirurgia foi um sucesso gracas a Deus!", agradeceu o lutador brasileiro pelo microblog. Nas próximas duas semanas, Minotauro já poderá realizar movimentos passivos de flexão e extensão do cotovelo, entre outros exercícios de reabilitação.

E dá-lhe fisioterapia!!!

Fonte: Uol.com.br

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

UFC confirma que Minotauro não passa por cirurgia e volta em 2012

Peso-pesado brasileiro vai usar tala especial e, segundo médico indicado pela companhia, precisará de até nove meses de recuperação

Por SporTV.com Los Angeles
O brasileiro Rodrigo Minotauro não vai mesmo precisar de cirurgia para recuperar-se de fratura no úmero, sofrido na derrota para Frank Mir no último sábado, no UFC 140. O Ultimate divulgou na noite desta segunda-feira o diagnóstico do Dr. John Itamura, indicado pela própria organização para atender o peso-pesado baiano.

De acordo com o Twitter oficial da organização, Minotauro usará uma nova tala ajustável de plástico, que permitirá ao brasileiro movimentar o cotovelo direito. Duas vezes por dia, o peso-pesado terá de usar um mecanismo de ultrasom por 20 minutos. O Dr. Itamura estipulou o retorno do lutador ao octógono para, no máximo, daqui a nove meses, o que significa que Minotauro estaria em ação novamente no UFC em setembro.

Minotauro sofreu uma fratura no úmero, longo osso que liga à escápula aos ossos do antebraço, durantesua luta com Frank Mir, no UFC 140, no último sábado. As indicações iniciais de sua equipe eram que o lutador baiano, ex-campeão interino dos pesos-pesados,precisaria de cirurgia para se recuperar. Nesta segunda, Minotauro se consultou com o médico do UFC junto ao irmão gêmeo, Rogério Minotouro.
Rodrigo Minotauro coloca nova tala (Foto: Reprodução/Twitter)Rodrigo Minotauro com a nova tala especial, em registro de seu irmão, Minotouro (Foto: Reprodução/Twitter)

Exame aponta fratura no braço direito de Minotauro


Fratura Minotauro (Foto: Reprodução Facebook)
O lutador brasileiro Rodrigo Minotauro parecia tranquilo na ambulância a caminho do hospital após ser finalizado por Frank Mir, no UFC 140, na madrugada deste domingo. O lutador baiano, porém, teve uma fratura no braço direito, segundo seu empresário Jorge "Joinha" Guimarães. Exames revelaram uma lesão no úmero, longo osso que liga-se à escápula e aos ossos do antebraço.
 
Minotauro sofreu a lesão ao ser finalizado com uma kimura por Frank Mir, no primeiro round de seu combate pelo UFC 140. O brasileiro também teve o ombro deslocado pelo golpe e foi forçado a bater, desistindo da luta. Apesar disso, ele foi retratado pelo próprio Joinha sorrindo a caminho do hospital. Segundo seu treinador, Luiz Dórea, ele foi medicado e passa bem.





Fonte: http://sportv.globo.com/site/eventos/combate/noticia/2011/12/exame-aponta-fratura-no-braco-direito-de-minotauro-diz-empresario.html#esporte-mma

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Saiba quais hábitos adotar para chegar até os cem anos de idade

População idosa cresce no país, e centenários já são quase 24 mil.

Expectativa de vida do brasileiro ainda é baixa em relação a outros países.

Nos últimos 20 anos, a população idosa no país saltou de 4,8% para 7,4%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Dos 190 milhões de brasileiros, 14 milhões têm 65 anos ou mais.

Se forem considerados os critérios da Organização Mundial da Saúde (OMS), que classifica como “terceira idade” indivíduos a partir dos 60 anos, os idosos já somam 11% da população brasileira. E a faixa etária que mais cresce é a acima dos 80 anos: de 2000 para 2010, houve um aumento de 60%.

Nesse grupo, há quase 24 mil centenários. A maioria se concentra na Bahia (3.525), seguida por São Paulo (3.146) e Minas Gerais (2.597). Apesar disso, a expectativa de vida média do brasileiro – 73,5 anos – ainda é baixa se comparada com outros países. Os espanhóis, por exemplo, vivem 83 anos.


O desequilíbrio no Brasil entre homens e mulheres (72 anos para eles e 79 para elas, contra uma diferença de até cinco anos nos países desenvolvidos) se deve à quantidade de mortes violentas provocadas por crimes ou acidentes. A cada dez mortes violentas, nove são de homens jovens, entre 18 e 25 anos.

Segundo o gerontólogo Alexandre Kalache e o endocrinologista Alfredo Halpern, é possível viver mais e melhor – e superar a expectativa média atual. Kalache destacou que 80% da nossa vida depende do estilo e dos hábitos que mantemos, contra apenas 20% da genética.

Para ter longevidade com saúde, é recomendado consumir mais alimentos integrais, fazer check-ups regulares (monitorar a pressão, o colesterol, a glicose e outras taxas no sangue), reduzir o sal, o açúcar e a gordura, e praticar exercícios regularmente.

Dicas para viver mais e melhor

1 – Tenha uma alimentação balanceada

Açúcar, farinha e arroz refinados, álcool (sobretudo o destilado, como cachaça, rum e uísque), sal e gordura fazem parte preponderante do prato do brasileiro. Nenhum desses alimentos deve ser proibido, mas o ideal é consumi-los com equilíbrio.

O sal está diretamente associado à hipertensão e, em excesso, pode desregular a pressão e aumentar o risco de problemas cardiovasculares, como infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral (AVC).

Já o açúcar é fonte direta de energia e calorias. Quando consumido em exagero, porém, transforma-se em gordura e é acumulado pelo corpo, prejudicando o equilíbrio do metabolismo. A ingestão de açúcar demais é a principal causa de diabetes tipo 2, desenvolvida geralmente na fase adulta.

Além disso, o preparo de frituras e gorduras está diretamente relacionado com problemas cardiovasculares e diversos tipos de câncer. A gordura também aumenta o mau colesterol (LDL), que pode entupir as artérias.

O maior problema, de acordo com os médicos, é o prato sem cores. Por isso, a orientação é incluir na dieta alimentos verde-escuros (brócolis e couve-manteiga) – que são ricos em betacaroteno, substância que dá origem à vitamina A –, e vermelhos (uva, morango, cereja e açaí) – que têm antioxidantes capazes de eliminar os radicais livres.

Acrescente também beterraba, pimentões, banana, jabuticaba, abóbora e manga. Quanto mais cores, melhor.

As sementes oleaginosas (nozes, amêndoas e castanhas) também são ricas em nutrientes e ajudam a prevenir problemas cardiovasculares. Peixes de carne mais escura (salmão e sardinha), por sua vez, são ricos em ômega 3, importante para o equilíbrio das gorduras no sangue.

Outro elemento que deve ser introduzido na dieta é o azeite de oliva, que, quando usado em temperatura ambiente e doses moderadas, diminui o colesterol ruim e aumenta a gordura boa na circulação sanguínea.

2 – Perdoe e saiba lidar com o estresse e a ansiedade

O bom humor é essencial para viver com qualidade. Guardar rancor interfere diretamente na saúde, e, segundo estudos, situações de angústia podem mexer com as células. O estresse, a ansiedade e a raiva acumulada são capazes de levar à hipertensão, a problemas cardiovasculares, e prejudicar principalmente o sistema de defesa.

O estresse também contribui para a produção de radicais livres, que são como uma ferrugem nas veias e artérias e nos deixam mais suscetíveis a doenças.

3 – Meça a pressão sempre

Uma das bases do envelhecimento saudável é prevenir e tratar precocemente as doenças crônicas. Para isso, é importante saber como anda a sua saúde, o seu corpo, e se há algum sinal de perigo.

A indicação é um exame básico, tanto para homens quanto para mulheres, uma vez por ano a partir dos 50 anos. Nessa checagem, é preciso que você faça:

- Medição de pressão (para evitar a hipertensão)

- Medição do açúcar no sangue (para prevenir diabetes)

- Medição de colesterol (contra problemas cardiovasculares)

- Exames para câncer (mamografia, papanicolau, toque retal, etc)

Além disso, é fundamental que você respeite a cartela de vacinação e fique atento principalmente às vacinas oferecidas à terceira idade, quando o sistema imunológico está mais fraco.

4 – Pratique exercícios regularmente

A atividade física frequente é uma condição para envelhecer bem. Uma boa medida é praticá-la 5 vezes por semana, por pelo menos meia hora.

A cada ano, perdemos cerca de 1% a 2% do nosso tônus muscular. Além de enfraquecerem, os músculos também se encurtam, e as atividades do dia a dia passam a ser mais trabalhosas. Nossa capacidade cardiovascular também diminui se estivermos em uma condição sedentária.

A dica dos médicos é estimular a capacidade cardiovascular com exercícios aeróbicos (que fazem suar) e fortalecer os músculos com musculação.

5 – Esteja no peso ideal

Engordar é aumentar as chances de desenvolver uma série de doenças crônicas. Ao chegar ao peso ideal, é fundamental que você o estabilize.

O ganho de peso está diretamente relacionado ao aumento da circunferência abdominal e, consequentemente, a uma maior resistência periférica à insulina, condição que prejudica o funcionamento do pâncreas e o controle de fabricação de energia.

Engordar também contribui para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, pois o acúmulo de massa gorda aumenta a quantidade de colesterol ruim (LDL) no sangue. E a sobrecarga que a gordura impõe às articulações leva a problemas como artrose, que não mata, mas incapacita e reduz a qualidade de vida.

http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2011/12/saiba-quais-habitos-adotar-para-chegar-ate-os-cem-anos-de-idade.html

As 10 carreiras que trazem mais felicidade profissional

Em nível de satisfação, carreiras que buscam bem estar de terceiros desbancam profissões líderes em salário e prestígio


Ajudar os outros e destinar as horas de trabalho para algo que realmente é coerente com suas paixões e interesses pessoais parece ser a principal fórmula para satisfação no trabalho.

Pelo menos é o que indica levantamento feito pela Universidade de Chicago com mais de 27 mil americanos de todos os setores.

As carreiras que abrigam os profissionais mais felizes não oferecem salários milionários ou passaporte garantido para as camadas mais altas da sociedade. Mas elas oferecem algo que dinheiro nenhum compra: orgulho e coerência no que se faz.

No topo da lista estão as pessoas que dedicam suas vidas profissionais para o serviço religioso, independente da religião. Seguidas por bombeiros e fisioterapeutas.

Confira quais são as carreiras que trazem mais satisfação, segundo o estudo. Para quem odeia o próprio trabalho, inspire-se para revitalizar sua carreira.

1. Líderes religiosos


Independente da religião, as pessoas que dedicam suas vidas para o serviço religioso se mostraram as mais completas com suas carreiras. Segundo o estudo, 87% dos entrevistados admitiram estar muito satisfeitos com a profissão que escolheram.

As razões para isso variam de acordo com as circunstâncias. Mas a explicação mais coerente pode estar relacionada ao fato de que, geralmente, essas pessoas atuam em coerência com os próprios valores.

2. Bombeiros


As longas jornadas de trabalho aliadas ao risco sempre iminente não são suficientes para diminuir a satisfação de um bombeiro quando consegue resgatar alguém com vida.

Segundo o estudo, 80% dos bombeiros americanos estão satisfeitos com suas carreiras.

3. Fisioterapeuta


Outra fórmula para ter felicidade no trabalho parece ser cuidar da saúde de outras pessoas. Nesse grupo, os fisioterapeutas são líderes.

Ajudar na reabilitação de pacientes com doenças severas fez com que 78% dos fisioterapeutas demonstrassem real satisfação com suas rotinas de trabalho.

4. Escritores


Fora os grandes nomes da literatura mundial (e isso inclui os best-sellers de qualidade duvidosa), quem segue a carreira de escritor raramente espera um horizonte profissional rentável.

Mesmo assim, 74.2% dos escritores entrevistados assumiram ter uma extrema satisfação com o que fazem.

5. Professores de educação especial


Elaborar projetos de apoio à inclusão de pessoas com necessidades especiais nas escolas e trabalhar diretamente com esses projetos são parte das tarefas dos educadores especializados em educação especial.

A satisfação de ver crianças, que antes era excluídas das instituições de ensino, aprendendo determinou que 70,1% dos profissionais da categoria admitissem que estão felizes com a carreira que escolheram

6. Professores


A área de educação é figura presente nos rankings americanos de satisfação no trabalho. No início do ano, a carreira alcançou a terceira posição em lista elaborada pelo site Career Bliss das profissões que fazem com que as pessoas sejam mais felizes.

De acordo com o estudo, os profissionais do setor são os que mais valorizam suas tarefas diárias, como trabalhar com crianças. No ranking da Universidade de Chicago, 69,2% deles admitiu muita satisfação

7. Psicólogos


Entender os outros e procurar ajudar pessoas a superar problemas de ordem emocional parece ser outra fórmula para felicidade na carreira.

Por conta disso, os psicólogos são outros profissionais da área de saúde que estão bem felizes, obrigado, com suas carreiras. Segundo o levantamento, 66.9% dos entrevistados admitem satisfação plena com o que fazem.

8. Gestores de educação


A terceira profissão ligada à área de educação que mais traz felicidade para quem decide segui-la é a dos gestores.

Segundo o estudo, 68.4% dos reitores, diretores e coordenadores dos Estados Unidos estão realmente satisfeitos com o que fazem.

9. Pintores e escultores


Como no caso dos escritores, as pessoas que fazem da expressão artística uma carreira não esperam robustos retornos financeiros.

Mesmo assim, do total de pessoas participantes da pesquisa, 67,3% estão muito satisfeitas com essa opção de carreira.

10.Engenheiros de operação


Uma das profissões em alta no Brasil, os engenheiros de operação são os responsáveis por cada detalhe da operação nas unidades de cada empresa.

Essa autonomia e responsabilidade garante que 64,1% dos engenheiros de operação dos Estados Unidos estejam muito satisfeitos com o trabalho. Estima-se que é possível estrear no setor com um salário de 9 mil reais. Para os gerentes de operações, a remuneração sobe para cerca de 16,5 mil reais.

Fonte: Exame
http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/as-10-carreiras-que-trazem-mais-felicidade-profissional?p=1#link

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Vídeos exercícios de alongamento - You tube













Dieta mediterrânea associada a exercício pode reduzir sintomas da apnéia do sono

Comer uma dieta mediterrânea, combinada com a prática regular de atividade física, pode ajudar na redução de sintomas da apnéia do sono, de acordo com uma nova pesquisa publicada no European Respiratory Journal.


O estudo buscou comparar dois tipos distintos de dieta em pessoas obesas com apnéia do sono. Um dos grupos teve a recomendação de seguir uma dieta mediterrânea como interevenção principal, enquando o segundo grupo recebeu orientação para uma dieta prudente (dieta padrão recomendada pela Associação Americana do Coração – AHA).

A Síndrome de apnéia obstrutiva do sono (SAOS) causa freqüentes pausas de respiração que ocorrem durante o sono, o que perturba o padrão de sono de uma pessoa normal. É um dos distúrbios respiratórios relacionados ao sono mais prevalente, com cerca de 2-4% da população adulta experimentando a condição. Esta percentagem aumenta para 20-40% em obesos, e a perda de peso é muitas vezes uma parte essencial do plano de tratamento recomendado.

Os pesquisadores, da Universidade de Creta, na Grécia, examinaram 40 pacientes obesos que sofriam de SAOS. Vinte pacientes receberam orientação para dieta prudente, enquanto os outros 20 seguiram uma dieta mediterrânea. Ambos os grupos também foram incentivados a aumentar sua atividade física, envolvendo principalmente caminhar por pelo menos 30 minutos cada dia.

Em ambos os grupos, os pacientes também receberam terapia de pressão positiva contínua (CPAP) nas vias aéreas, que envolve o uso de uma máscara que gera um fluxo de ar, mantendo as vias aéreas superiores abertas durante o sono.

Os pesquisadores monitoraram os pacientes durante um estudo do sono, conhecido como polissonografia. Este acompanhamento envolveu vários marcadores para SAOS, incluindo a atividade elétrica no cérebro, os movimentos dos olhos e ronco. Os pacientes foram examinados no início do estudo e, novamente, seis meses mais tarde.

Os resultados mostraram que pessoas que seguem a dieta mediterrânea tinha um número reduzido de distúrbios, conhecidos como apnéias, durante o estágio do sono de movimento rápido dos olhos (REM), que normalmente é responsável por aproximadamente 25% do total de sono durante a noite.

Os resultados também revelaram que pessoas que seguem a dieta mediterrânea mostraram uma maior adesão à dieta de restrição calórica, um aumento na atividade física e maior diminuição da gordura abdominal.

Os resultados desta pequena amostra mostraram uma melhoria durante um estágio do sono para as pessoas com apnéia do sono, no entanto, não mostraram uma melhoria global em termos de gravidade da doença. Os autores sugerem que novos estudos em uma amostra maior são necessários para compreender os benefícios dessa dieta.

Christopher Papandreou, principal autor da pesquisa, disse: "Este é o primeiro estudo a analisar o impacto da dieta mediterrânea em combinação com a atividade física na SAOS através de mudanças no corpo humano. Nossos resultados mostraram que o número de distúrbios durante o sono REM foi mais reduzida no grupo da dieta mediterrânea. Relatórios recentes têm relacionado o aumento em distúrbios durante o sono REM, com o risco de desenvolver conseqüências sistêmicas, como diabetes tipo 2”. Desta forma, apesar de ser um dado novo que deve ser confirmado, o tipo de dieta mediterrânea pode exercer um papel protetor em indivíduos com apnéia do sono.


Referência:

C. Papandreou, S. E. Schiza, I. Bouloukaki, C. M. Hatzis, A. G. Kafatos, N. M. Siafakas, N. E. Tzanakis. Effect of mediterranean diet vs prudent diet combined with physical activity on OSAS: a randomised trial. European Respiratory Journal, 2011.

http://www.evidenciasaude.com.br/

Depoimento Paciente Elisabeth Lima

Demorei para postar esse depoimento mas fiquei muito feliz ao ler essas palavras tão bonitas... Obrigada por tamanho carinho! Isso me faz querer ser uma profissional melhor!


Por Elisabeth Lima da Silva
No dia 16.11 me deparei com uma cena fascinante e rara, uma profissional q com uma sutileza e uma clareza incrivel tirou dúvidas a respeito de nossa saúde (coluna) . Sempre soube da sua competência pela maneira em q se dedica aos seus pacientes, mas nunca tinha visto em uma palestra,sua postura, sua segurança, seu amor pelo q faz a transforma!!Consegue ser melhor do q já é, se é q isso é possivel!!! rsss . PARABÉNS DRA. pela sua competência e carisma!!!! continue assim tenho q agradeçer a Deus por me dar o presente de ter vc cmo minha amiga, minha fisioterapeuta, são raras pessoas como vc q fazem a diferenca neste precario sistema de saúde q temos.

Dia 01 de dezembro - Dia Mundial de Luta Contra Aids

Campanha do Ministério da Saúde


Selos do cartunista Ziraldo integram campanha internacional contra HIV



Selo criado por Ziraldo para conscientização sobre a AIDS e sua prevenção

No Brasil, serão distribuídos 2,4 milhões de selos com mensagens de prevenção ao HIV. Iniciativa da Onu conta com a participação do cartunista Ziraldo. Selos vão ser vendidos nas agências de correios até 31 de dezembro de 2014. Além do Brasil, participa da iniciativa a Ucrânia.

Segundo Ziraldo, o objetivo do seu trabalho nesta campanha é quebrar os estigmas. " No nascedouro (a Aids) já vem estigmatizada. É difícil. Você tem que esclarecer. Não existe mais esta coisa de ' aidético' . Então temos que chamar o portador de Mal de Hansen de ' morfético' . Não se deve chamar quem tem Aids, de ' aidético' , tanto que não tem esta palavra na cartilha" , afirmou.

A campanha é apoiada pela União Postal Universal (UPU), e marca 30 anos do primeiro caso de Aids no mundo.

A agência da ONU calcula que mais de 3 milhões de selos tenham sido impressos somente neste ano.

Outros países que aderiram à campanha foram Argélia, Marrocos, Peru e Turquia.


Fonte: isaude.net