terça-feira, 29 de setembro de 2009

Campanha Sangue Corinthiano - 4ª Edição



"Sangue Corinthiano" é uma campanha nacional que usa a força e união da Torcida Corinthiana para conscientizar os torcedores sobre a importância da doação de sangue.

A Campanha Sangue Corinthiano tem o objetivo de três vezes ao ano promover o "Dia de Corinthiano Doar Sangue", fidelizando e conscientizando os torcedores pelo Brasil sobre a importância da doação de sangue.

O Brasil necessita diariamente de 5.500 bolsas de sangue. Centenas de importantes cirurgias são canceladas por falta de sangue. A organização da campanha acredita que a força e a união da imensa Torcida Corinthiana podem fazer a diferença. “Não importa se você é torcedor de arquibancada, de torcida organizada ou acompanha o Timão só pelo rádio ou TV. O importante é fazermos nossa parte na sociedade, doar um pouco do Sangue Corinthiano que corre em nossas veias. Vamos combinar um dia para vestirmos nosso manto sagrado, doar sangue, salvar vidas e mostrar ao Brasil o poder de nossa torcida”, diz Milton Oliveira, idealizador da campanha.

É importante dizer que, mesmo a campanha tendo no nome a Torcida Corinthiana, qualquer pessoa pode doar com liberdade, desde que estejam dentro dos requisitos básicos (* Estar em boas condições de saúde; * Ter entre 18 e 65 anos; * Pesar no mínimo 50kg;* Estar descansado e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação);* Apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho e Previdência Social ou Passaporte)).

Para o dia 03 de outubro está marcada a 4ª edição da campanha Sangue Corinthiano.

Dia 03 de Outubro - Sábado

São Paulo - Capital - Hospital das Clínicas - Matriz
Fundação Pró-Sangue Clínicas - Matriz da Campanha
Av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 155 - 1º andar
Das 8h às 18h.
http://www.prosangue.gov.sp.br
Estacionamento gratuito por até duas horas, Garagem Subterrânea Clínicas
O motivo de doação para a campanha é o nº 310. Você deve mencionar esse código no momento da triagem, para computar a doação para nossa campanha.
Organização Equipe Sangue Corinthiano SP

São Paulo - Capital - Tatuapé
Hospital do Tatuapé (Carmino Caricchio)
Av. Celso Garcia, 4815
Das 8h às 15.
Organização Equipe Sangue Corinthiano SP

Fontes:
www.prosangue.sp.gov.br
www.sanguecorinthiano.com.br

Sanofi Pasteur e Instituto Butantan fornecerão vacina contra a gripe A(H1N1) ao governo brasileiro


A Sanofi Pasteur, divisão de vacinas do Grupo sanofi-aventis, assinou contrato com o Instituto Butantan para a produção e fornecimento da vacina contra a nova cepa gripal A(H1N1) a pedido do governo brasileiro. O pedido do Ministério da Saúde brasileiro se baseia no fornecimento inicial de 18 milhões de doses (um milhão de doses acabadas e 17 milhões de doses a granel) da vacina contra o novo vírus da gripe A(H1N1).

domingo, 20 de setembro de 2009

Cientistas fazem rato paralisado por dano na medula espinhal andar

Pesquisadores da Universidade da Califórnia em Los Angeles descobriram que uma combinação de drogas, estímulos elétricos e exercícios regulares podem capacitar ratos paralisados a andar e até mesmo a correr, suportando todo o seu peso em uma esteira rolante. O estudo foi publicado neste domingo (20) na edição on-line da revista “Nature Neuroscience”.

Entre as conclusões dos cientistas está a de que a regeneração de fibras nervosas rompidas não é pré-requisito para que ratos paraplégicos voltem a andar. “A medula espinhal contém circuitos nervosos que podem gerar atividade rítmica sem input do cérebro para direcionar os músculos das patas traseiras”, explicou o principal pesquisador, Reggie Edgerton, professor de neurobiologia na Faculdade de Medicina David Geffen, da UCLA.

A equipe administrou drogas que atuam no neurotransmissor serotonina e aplicaram correntes elétricas em baixos níveis abaixo do ponto de dano da medula espinhal. Os ratos não puderam, porém, caminhar por conta própria, sem essa série de estímulos.

Para Grigoire Courtine, da Universidade de Zurique (Suíça) e coautor do artigo, o experimento demonstra que a medula espinhal é “quase capaz de (processar) processos cognitivos”. “Ela pode compreender que o ambiente exterior muda e interpretar essa informação para modificar a maneira de ativar os músculos.”

Os pesquisadores trabalham agora em um dispositivo que seja funcional em seres humanos. Segundo Courtine, ele pode estar disponível em um prazo de quatro anos.

Fonte: G1/France Presse

Fisioterapia PO artroscopia LCA - parte 3 - Video

Mais uma parte da reabilitação pós artroscopia joelho.

sábado, 19 de setembro de 2009

Fisioterapia PO artroscopia joelho - LCA - parte 2 - Video

Mais uma parte da reabilitação pós artroscopia joelho.
Espero que vocês gostem. Foi feito com muito carinho e dedicação.
Agradeço novamente a minha paciente por participar ativamente das minhas loucuras.

REFRIGERANTES: UM PROBLEMA PARA OS DENTES

Nas diversas regiões do Brasil, as pessoas usam palavras diferentes para identificar um refresco adocicado e gaseificado ? o refrigerante. Porém, não importa o nome que se use, trata-se de algo que pode provocar sérios problemas de saúde bucal.
Os refrigerantes destacam-se como uma das fontes mais importantes de cárie dental presentes na dieta, atingindo pessoas de todas as idades. Ácidos e subprodutos acidíferos do açúcar presente nos refrigerantes desmineralizam o esmalte dental, contribuindo para a formação das cáries. Em casos extremos, o esmalte desmineralizado combinado com escovação inadequada, bruxismo (hábito de ranger os dentes) ou outros fatores pode levar à perda dental.
Bebidas sem açúcar, que respondem por apenas 14 porcento do consumo total de refrigerantes, são menos prejudiciais1. Entretanto, elas são acidíferas e têm potencial para causar problemas.
Está-se Bebendo Cada Vez Mais
O consumo de refrigerantes nos Estados Unidos aumentou drasticamente em todos os grupos demográficos, especialmente entre crianças e adolescentes. O problema é tão grave que autoridades de saúde como a American Academy of Pediatrics começou a alertar sobre os perigos.
Quantas crianças em idade escolar bebem refrigerantes? Estimativas variam de uma em cada duas à quatro em cada cinco consumindo pelo menos um refrigerante por dia. Pelo menos uma em cada cinco crianças consome um mínimo de quatro porções por dia.2
Alguns adolescentes chegam a beber 12 refrigerantes por dia.3
Porções maiores agravam o problema. De 180 ml na década de 80, o tamanho do refrigerante aumentou para 570 ml na década de 90.
Crianças e adolescentes não são as únicas pessoas em risco. O consumo prolongado de refrigerantes tem um efeito cumulativo no esmalte dental. Conforme as pessoas vivem mais, mais pessoas terão probabilidade de apresentar problemas.
O Que Fazer
Crianças, adolescentes e adultos podem se beneficiar com a redução do número de refrigerantes que consomem, e também com as terapias bucais disponíveis. Eis algumas medidas que você pode tomar:
• Substitua o refrigerante por bebidas diferentes: Tenha na geladeira bebidas que contenham menos açúcar e ácido, como água, leite e suco de fruta 100% natural. Ingira essas bebidas e estimule seus filhos a fazer o mesmo.
• Enxagüe a boca com água: Depois de consumir um refrigerante, faça um bochecho com água para remover vestígios da bebida que possam prolongar o tempo que o esmalte fica exposto aos ácidos.
• Use creme dental e solução para bochecho com flúor: O flúor reduz as cáries e fortalece o esmalte dental, portanto escove com um creme dental que contenha flúor, como o Colgate Total® 12. Fazer bochechos com uma solução com flúor também pode ajudar. Seu dentista pode recomendar um enxaguatório bucal que você compra na farmácia ou supermercado ou prescrever um mais concentrado dependendo da gravidade do seu problema. Ele também pode prescrever um creme dental com maior concentração de flúor.
• Faça aplicação de flúor com o profissional: Seu dentista pode aplicar flúor na forma de espuma, gel ou solução. Os refrigerantes são implacáveis com seus dentes. Reduzindo a quantidade que você ingere, praticando uma boa higiene bucal e buscando ajuda com seu dentista e higienista, você pode neutralizar seus efeitos e usufruir de uma saúde bucal melhor.

Bibliografia

1 Harnack L, Stang J, Story M. Soft drink consumption among US children and adolescents: Nutritional consequences. Journal of the American Dietetic Association 1999;99:436-444.
2 Gleason P, Suitor C. Children s diets in the mid 1990s: Dietary intake and its relationship with school meal participation. Alexandria, VA: US Department of Agriculture, Food and Nutrition Service, Office of Analysis, Nutrition and Evaluation;2001.
3 Brimacombe C. The effect of extensive consumption of soda pop on the permanent dentition: A case report. Northwest Dentistry 2001;80:23-25.

Fonte: www.colgate.com.br

Benefícios do Sexo




Sabia que se pode detectar na pele se uma pessoa é sexualmente ativa ou não?

1. O sexo é um tratamento de beleza. Provas científicas demonstram que quando as mulheres fazem amor produzem maiores quantidades de hormônio estrógeno que dá brilho ao cabelo e deixa a pele tenra. (!!!)

2. Fazer amor de forma tranqüila e relaxada reduz as probabilidades de sofrer dermatites, urticárias ou granos. O suor que se produz limpa os poros e dá luminosidade para a pele. (Todo mundo merece um banho a dois!!!)

3. Fazer amor queima as calorias durante a cena romântica. (Todo mundo merece!!!)

4. O sexo é um dos esportes mais seguros que se pode praticar. Estica e tonifica quase todos os músculos do corpo. Se desfruta mais que nadar 20 piscinas ,ou outro esporte que solicite equipamentos especiais. (Vamos malhar!!!)

5. O sexo é uma cura instantânea para a depressão leve. Libera endorfinas na corrente sangüínea, produzindo uma sensação de euforia e deixa com uma sensação de bem-estar. (Todos os homens merecem!!!)

6. Quanto mais sexo praticar, mais sexo vai querer. O corpo sexualmente ativo desprende maiores quantidades de feromônios. Estes sutís perfumes sexuais deixam louco o sexo oposto! (Todas as mulheres merecem!!!)

7. O sexo é o tranqüilizante mais seguro do mundo. É 10 VEZES MAIS EFETIVO QUE O VALIUM. (Chega de nervosismo!!!)

8. Beijar todos dias mantém triste o dentista. O beijo secreta saliva que limpa os restos de comida dos dentes e reduz os níveis dos ácidos causadores de cáries, e previne contra o tártaro.(Huuuuummmmm!!!)

9. O sexo realmente alivia as dores de cabeça . Uma sessão fazendo amor alivia a tensão que aperta os vasos sanguíneos do cérebro. (Tylenol nunca mais!!!)

10. Fazer muito amor descongestiona o nariz fechado . Sexo é um anti-histamínico internacional. Ajuda a combater asma e alergias.




DESFRUTE DO SEXO!!!!!!!!!!!!


quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Boletim Gripe Suína: Casos graves caem pela quinta semana seguida.

O Ministério da Saúde informou nesta quarta-feira, dia 16, que o número de casos graves de gripe suína caiu pela quinta semana seguida. No entanto, o Brasil segue como o quinto país com a taxa de mortalidade mais alta pela doença, 0,46 morte por cada 100 mil habitantes.

Entre 6 e 12 de setembro, foram notificados 35 casos graves da gripe. O número é 65 vezes menor que o registrado entre 2 e 8 de agosto, quando foram registrados 2.283 casos.

Na lista dos 15 países com mais mortes, o Brasil também lidera em números absolutos: segundo o ministério, morreram 899 pessoas por complicações relacionadas ao vírus A (H1N1) no país desde o início da pandemia.

De acordo com o órgão oficial, as taxas de mortalidades da gripe suína são mais altas em países do hemisfério sul por ser inverno na região. As autoridades de saúde consideram as épocas de frio mais propensas à disseminação de vírus que causam gripe.

Desde 25 de abril, foram confirmados 10.401 casos graves de algum tipo de gripe por testes de laboratório, sendo que 88,9% destes resultados deram positivo para o vírus H1N1.

É PRECISO PRESERVAR A AUTONOMIA DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE

Algumas lideranças médicas tentam, há anos, restringir a autonomia dos profissionais da saúde. O projeto, que ficou conhecido como ATO MÉDICO (PL n. 7703/06 - clique aqui), acaba de ser aprovado na Comissão de Trabalho de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados Federais, dando aos médicos a exclusividade do diagnóstico e da prescrição dos tratamentos.

O projeto aprovado está melhor do que a versão original do Senado, na medida em que foram estabelecidos, também, alguns atos privativos de outras profissões da saúde. Esse projeto ainda será discutido em outras comissões antes de ser votado no Plenário da Câmara e retornar ao Senado.

Desde 2004, o Crefito-SP defende que a população tem o direito ao livre acesso aos profissionais da saúde, sem que tenham de passar necessariamente por uma consulta e prescrição médica. Ao dar aos médicos a prerrogativa exclusiva do diagnóstico nosológico (doenças) e da prescrição terapêutica (tratamento), o PL 7703/06 retrocede ao passado e acaba com a autonomia dos profissionais da saúde. Para atender seus pacientes e clientes, os profissionais da saúde precisariam esperar o encaminhamento de um médico com o diagnóstico da doença e a receita do atendimento que eles deveriam executar.

Em outras palavras, na forma como está, este projeto os transformaria em técnicos dos médicos. O ESTADO não pode admitir que um profissional da saúde socorra a vida, sem ao menos saber quais são os principais sinais e sintomas (diagnóstico da doença) que acometem a vida do paciente. Para preservar os interesses da vida, o ESTADO deve manter a autonomia dos profissionais da saúde, mas cobrar deles um atendimento de qualidade, punindo rigorosamente, civil e criminalmente, a má prática de seus atos privativos.

Como admitir que os médicos façam a prescrição terapêutica em áreas do conhecimento (i.e., Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Enfermagem, Nutrição, Educação Física, Serviço Social, Psicologia, Farmácia, Odontologia, Biomedicina) em que eles nunca tiveram qualquer tipo de treinamento? A maioria dos pacientes (75%) é portadora de doenças crônicas. As principais doenças possuem causas multifatoriais. Cada profissional da saúde é treinado para diagnosticar e tratar aspectos específicos dessas doenças. Assim, o correto seria o ESTADO promover a autonomia desses profissionais, colocando as habilidades e competências de cada um a serviço da vida saudável.

No entanto, o Ministério da Saúde tem apoiado o referido Projeto de Lei sob o argumento de que este é bom para o SUS. Acredito que o objetivo não declarado do Governo é usar os médicos para fazer uma triagem, dificultando e evitando a obrigação da oferta dos serviços dos profissionais da saúde à população. Afinal, a Constituição Federal e outras leis estabelecem que saúde é direito de todos e dever do ESTADO. É exatamente por causa desse direito que a Justiça tem obrigado o Governo Federal a gastar mais de meio bilhão de reais por ano ofertando serviços de saúde para o contribuinte. Essa conta tende a aumentar, à medida que a população descobre que se recorrer ao Ministério Público, pode obrigar o ESTADO a ofertar os serviços de saúde.

Vejamos a realidade da saúde no Brasil apresentada pelo próprio Ministério da Saúde. Em 2008, o Governo Federal realizou 1.034.992.116 consultas, a um custo de R$ 2,5 bilhões (R$ 2,4 reais em média cada). Essas consultas geraram 573.917.793 exames (R$ 6,3 reais em média cada). Foi uma média de 5,4 consultas por brasileiro, a um custo total ao Governo de 5,4 bilhões, apenas em medicamentos. Como explicar que apesar dessa enorme cobertura e de sermos uma população jovem, temos 50 milhões de portadores de doenças crônicas e ainda vivemos uma década a menos do que poderíamos? Os dados do Governo Federal demonstram como funciona e opera a indústria da doença no Brasil.

Na prevenção da doença, representada principalmente pelo Programa de Saúde da Família, o Governo emprega 30 mil equipes (médico, enfermeiro e agente comunitário) a um custo de R$ 2,3 bilhões, em 2008. Em tese, essas equipes atenderiam 90 milhões de habitantes. Por outro lado, o gasto do Governo Federal com o pagamento de atendimentos prestados pelos profissionais da saúde é ínfimo. Apenas para citar um exemplo, um fisioterapeuta e terapeuta ocupacional recebem menos de R$ 6 reais por um atendimento. Portanto, não é a oferta e a remuneração dos profissionais da saúde que oneram os gastos do Governo nessa área.

Por trás do movimento do Ato Médico também estão os principais planos de saúde, os quais possuem representantes no Congresso Nacional, instalados nas principais Comissões que decidem o futuro dos projetos de lei. Esses planos de saúde acreditam que a oferta dos serviços dos profissionais da saúde poderia aumentar seus custos. Mantêm os profissionais da saúde trabalhando em contratos leoninos, sem reajuste há mais de 15 anos. Porém, não percebem que eles também são vítimas dos crescentes custos da indústria do diagnóstico e farmacêutica.

Acredito que a maioria absoluta dos médicos não concorda com o movimento corporativista e míope de parte de suas lideranças que tentam subjugar os profissionais da saúde. Os médicos sempre fizeram diagnóstico médico e prescrição médica muito bem. Foi graças ao exercício talentoso dessas habilidades e competências que eles lograram o respeito e admiração de todos, inclusive dos demais profissionais da saúde.

Para fazermos a virada na saúde, precisamos da união de todos os profissionais da saúde com a população. Essa mudança passa pela eleição de presidente, governadores, senadores e deputados federais em 2010 comprometidos com os interesses da vida saudável da população. Com um Congresso forte e vigilante dos interesses da sociedade poderemos impedir que projetos de lei, como o PL 7703/06, que fazem mal à saúde da população e aos interesses dos profissionais da saúde se transformem em leis.

Com um poder Executivo sensível aos interesses da saúde dos brasileiros, poderemos implementar uma revolução na administração pública, colocando os impostos do contribuinte a serviço da vida.


Prof. Dr. Gil Lúcio Almeida
Presidente do Crefito-SP

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Minhas filhas num momento de relax...


Homenagem Póstuma ao Dia do Veterinário!!




Bem, perdoem minha ausência ontem, porém cheguei muito tarde e cansada em casa, após um exaustivo dia de trabalho e com isso nem liguei o note.


Infelizmente não postei minha homenagem ao dia do veterinário, que é celebrado dia nove de setembro, (0ntem).


Então lá vai o meu agradecimento e minha saudação a todos os veterinários do mundo, pessoas que cuidam com amor e carinho dos meus e dos nossos bichinhos de estimação, sejam eles cães, gatos, tartarugas, papagaios, coelhos, cavalos, peixes, vacas, entre outros...


Parabéns ao Fausto, ao Dú, veterinários das minhas filhotas Cléo e Betty!!


terça-feira, 8 de setembro de 2009

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Fisioterapia lesão n. fibular e ligamentar 2


Vídeo mostrando partes do tratamento de fisioterapia em paciente do sexo masculino, vítima de ac. moto e lesão ligamentar e n. fibular e n. tibial de tornozelo.

domingo, 6 de setembro de 2009

Fisioterapia Lesão n. fibular, n. tibial e ligamentos tornozelo

Vídeo mostrando partes do tratamento de fisioterapia em paciente do sexo masculino, vítima de ac. moto e lesão ligamentar e n. fibular e n. tibial de tornozelo.

Realizando tratamento conservador.

Em breve mais informações e videos do tratamento.

Fisioterapia


Campanha de uma empresa telefônica, mostrando a reabilitação de um atleta por um fisioterapeuta. Muito bonito! O sacrifício e a dedicação resutando em total recuperação!

Fisioterapia - Reabilitação LCA


Video mostrando protocolo de tratamento e partes do tratamento fisioterapêutico / reabilitação de paciente em PO artroscopia - reconstrução do ligamento cruzado anterior - LCA.

Espero que vocês gostem!! Para mim foi um desafio montar este vídeo e tive muita ajuda do meu namorido, expert em computador. Obrigada amor! Esse é primeiro de muitos que virão...Haja paciência.

Agradeço também a minha paciente por ter cedido sua imagem sem cobrar nada. Rsrs
Este video também está postado no YouTube e no meu orkut!!

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Protocolo de Fisioterapia Pós Reconstrução de LCA


Leito

• Retirada do enfaixamento compressivo
• Mobilização Patelofemoral e Tibiofemoral
• EENM (despertar do quadríceps)
• Isometria leve
• Exercícios Ativos de tornozelo e pé
• Treino de marcha s/ apoio c/ muletas
• P.R.I.C.E.

5º ao 14º dia

• Alongamentos
• Ganho de ADM (0° a 110°)
• EENM (CCF – isometria-HORIZONTAL)
• Isométricos quadril e joelho
• Isotônico tornozelo (Res. Elástica)
• Propriocepção s/ descarga de peso
• Retirada do “Brace” (10º dia)
• Marcha c/ apoio parcial (10º dia) / Início propriocepção c/ apoio parcial
• Piscina Terapêutica
• Crioterapia
• Marcha apoio total (14º dia)

3ª e 4ª Semanas

• Alongamentos
• ADM completa
• EENM c/ carga
• CCF (1- bipodal 2- com EENM)
• Bicicleta ergométrica
• Treino marcha solo e esteira (ant/post)
• Isométricos de joelho c/ carga
• Isotônicos quadril e tornozelo c/ carga
• Propriocepção
• Piscina Terapêutica
• Crioterapia

2º ao 4º mês

• Fortalecimento joelho –
CCA: 2º ao 3º mês - ext. 90º a 60º / 3º ao 4º mês - ext. 20º a 0º.
CCF: 2º ao 3º mês - horizontal (LEG/ bipodal c/ carga/ unipodal sem carga) / 3º ao 4º mês – unipodal c/carga
• Mecanoterapia quadril e tornozelo
• Condicionamento (bicicleta/elíptico/trote esteira – 3º mês)
• Pliometria (Saltos)
• Propriocepção avançada
• Piscina terapêutica (até 3º mês)

5º e 6º mês

• Fortalecimento global CCA+CCF (Mecanoterapia)
• Propriocepção específica para o esporte (gestos esporivos)
• Avaliação Isocinética (déficit força <>
• Teste funcionais (deslocamentos+saltos).
RETORNO AO ESPORTE = 06 MESES

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Depressão será a doença mais comum do mundo em 2030, diz OMS.

Dados divulgados nesta quarta-feira pela Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que, nos próximos 20 anos, a depressão deve se tornar a doença mais comum do mundo, afetando mais pessoas do que qualquer outro problema de saúde, incluindo câncer e doenças cardíacas.

Segundo a OMS, a depressão será também a doença que mais gerará custos econômicos e sociais para os governos, devido aos gastos com tratamento para a população e às perdas de produção.

De acordo com o órgão, os países pobres são os que mais devem sofrer com o problema, já que são registrados mais casos de depressão nestes lugares do que em países desenvolvidos.

Atualmente, mais de 450 milhões de pessoas são afetadas diretamente por transtornos mentais, a maioria delas nos países em desenvolvimento, segundo a OMS. As informações foram divulgadas durante a primeira Cúpula Global de Saúde Mental, realizada em Atenas, na Grécia.

"Os números da OMS mostram claramente que o peso da depressão (em termos de perdas para as pessoas afetadas) vai provavelmente aumentar, de modo que, em 2030, ela será sozinha a maior causa de perdas (para a população) entre todos os problemas de saúde", afirmou à BBC o médico Shekhar Saxena, do Departamento de Saúde Mental da OMS.

Ainda segundo Saxena, a depressão é mais comum do que outras doenças que são mais temidas pela população, como a Aids ou o câncer.

"Nós poderíamos chamar isso de uma epidemia silenciosa, porque a depressão está sendo cada vez mais diagnosticada, está em toda parte e deve aumentar em termos de proporção, enquanto a (ocorrência) de outras doenças está diminuindo."

Pobres
Segundo o médico, os custos da depressão serão sentidos de maneira mais aguda nos países em desenvolvimento, já que eles registram mais casos da doença e têm menos recursos para tratar de transtornos mentais.

"Nós temos dados que apontam que os países mais pobres têm mais casos de depressão do que os países ricos. Além disso, até mesmo as pessoas pobres que vivem em países ricos têm maior incidência de depressão do que as pessoas ricas destes mesmos países", afirma Saxena.

"A depressão tem diversas causas, algumas delas biológicas, mas parte dessas causas vem de pressões ambientais e, obviamente, as pessoas pobres sofrem mais estresse em seu dia-a-dia do que as pessoas ricas, e não é surpreendente que elas tenham mais depressão."

Segundo o médico, o aumento nos casos de depressão e os custos econômicos e sociais da doença tornam mais urgentes uma mudança de atitude em relação ao problema.

"A depressão é uma doença como qualquer outra doença física, e as pessoas têm o direito de ser aconselhadas e receber o mesmo cuidado médico que é dado no caso de qualquer outra doença."

Nova gripe causou 657 mortes no Brasil, informa ministério.

O Ministério da Saúde informou nesta quarta-feira,2 de setembro, que desde 25 de abril até 29 de agosto houve no Brasil 7.569 casos graves de qualquer tipo de gripe, sendo 6.592 (87,1%) de gripe suína. Com 657 mortes, o Brasil continua campeão mundial em número absoluto de óbitos causados pelo vírus H1N1, à frente de EUA (556), Argentina (465), México (193) e Austrália (155).

Entre 15 países com o maior número de óbitos, o Brasil tem a 6ª taxa de mortalidade, calculada em relação à população: 0,34 óbito por 100 mil habitantes. Superam o Brasil nesse quesito Argentina (1,15), Chile, Costa Rica, Austrália e Paraguai. Mas a mortalidade aqui é pior do que no Peru, Equador, Malásia, Canadá, Tailândia, Estados Unidos, México, Reino Unido e Índia, este último com a menor taxa de mortalidade (0,08 óbito por 100 mil habitantes).

O país contabiliza 2.933 casos graves (38,7% do total) de nova gripe em mulheres em idade fértil (15 a 49 anos). Desse total, 620, ou 21%, estavam grávidas. Entre as gestantes, 63 morreram – pouco mais de 10%.

A boa notícia é que o número de casos graves de nova gripe caiu por três semanas seguidas: de 1.165 na semana de 9 a 15 de agosto para 639 na semana seguinte e 151 na última semana avaliada (23 a 29 de agosto).

O ministério considera que está confirmada a tendência de queda na circulação do novo vírus e na ocorrência de casos graves. Por isso, a posição oficial do governo sobre a epidemia será dada, agora, só de 15 em 15 dias. Até hoje, era semanal.