terça-feira, 15 de maio de 2012

Cerca de 30% dos idosos sofrem quedas dentro de casa anualmente



As quedas são responsáveis por mais de um terço dos acidentes domésticos. Na cidade de São Paulo, a cada três dias uma pessoa morre após cair de uma laje. E o risco aumenta de acordo com o avançar da idade.

O Ministério da Saúde estima que, pelo menos uma vez por ano, cerca de 30% dos idosos irão cair. Essas ocorrências tendem a crescer entre as pessoas com mais de 85 anos, podendo chegar a 51% nessa faixa. Junto com as quedas, os riscos de fraturas também aumentam: de 5% a 10% das quedas resultam em ferimentos mais graves nos idosos.


Dois fatores influenciam para que os acidentes ocorram com maior frequência na terceira idade. Um está relacionado às alterações fisiológicas. Visão, audição, postura, equilíbrio e locomoção acabam sofrendo limitações com o envelhecimento e podem prejudicar a estabilidade do idoso.


O outro fator tem a ver com o ambiente em que o idoso vive. Cerca de 70% das quedas ocorrem dentro de casa. Por isso é importante ficar atento a alguns cuidados que podem ser tomados para minimizar a ocorrência de quedas.

Veja algumas dicas de como deixar os ambientes da sua casa mais seguros:

- O chão não pode ser escorregadio, encerado, irregular, com tacos soltos;

- Não deve haver obstáculos no caminho, como brinquedos, tapetes, fios elétricos e móveis baixos;

- Ao lado da cama do idoso deve haver algum objeto luminoso para que ele consiga acender a luz e ver o ambiente antes de se levantar;

- O chão do banheiro não deve ficar molhado e dentro do box deve haver tapetes anti-derrapantes, para evitar que o idoso escorregue;

- Se for possível, coloque barras de segurança nos banheiros: uma dentro do box, para que o idoso possa se segurar durante o banho, e outra ao lado do vaso sanitário, para que ele possa apoiar na hora de sentar e levantar.

- Outra dica é colocar uma cadeira debaixo do chuveiro para que o idoso possa se sentar.

- Iluminação deficiente: luzes fracas, iluminando mal os ambientes, ou luzes mal posicionadas, causando reflexos diretos nos olhos dos idosos.

- Camas de altura inadequada, baixa demais ou alta demais. Cadeiras baixas e sem braços para apoio.

- Escadas sem corrimão e com degraus altos e inapropriados, mal sinalizados, sem pisos antiderrapantes e com iluminação deficiente.

- Calçados inapropriados, não emborrachados nos solados, como chinelinhos de flanela.

Abaixo o link de uma cartilha de prevenção de quedas em idosos:

http://www.observatorionacionaldoidoso.fiocruz.br/biblioteca/_manual/20.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário