É um som respiratório característico, gerado por um bloqueio parcial das vias respiratórias durante o sono. Ocorre normalmente na inspiração (entrada do ar), mas também pode ocorrer na expiração (saída do ar).
O que é apnéia?
É a interrupção momentânea e involuntária da respiração durante o sono. Na maioria das vezes, essas interrupções não são suficientes para despertar a pessoa, entretanto, provocam uma sensação de ´noite mal dormida´ gerando fadiga, sonolência e cansaço durante todo o dia.
O que é Apnéia do Sono?
Também conhecida como Síndrome da Apnéia Obstrutiva do Sono (SAOS), é a ausência do fluxo de ar causada pela obstrução parcial ou total das vias respiratórias duarante o sono. Essas interrupções podem se reptir várias vezes dentro de um mesmo período. A apneia do sono compromete não só a qualidade do sono como também altera o equilíbrio do organismo sadio.
Quais são as principais causas da apneia do sono?
Amídalas e/ou adenóides grandes;
Excesso de peso;
Constituição anatômica crânio-maxilo-facial;
Músculos da garganta e lingua relaxam mais que o normal.
Quais são os sintomas da Apneia do Sono?
Baixo rendimento escolar ou no trabalho;
Cansaço e/ou fadiga muscular;
Déficit de atenção;
Dificuldade de concentração;
Durante o dia: depressão, dor de cabeça matinal, irritabilidade, problemas de memória, redução da libido (impotência sexual) e sonolência excessiva;
Durante a noite: aumento da ttranspiração, insônia, necessidade de urinar várias vezes ao longo da noite, paradas respiratórias, ronco e sono agitado ou com muitas interrupções.
Como tratar a Apneia do Sono?
O tratamento depende exclusivamente de cada caso, podendo consistir em medidas clínicas simples de higiene do sono, uso de aparelhos até intervenções cirúrgicas. O paciente que apresente apneia do sono precisa ser avaliado do ponto de vista respiratório e geral, por meio de exames específicos. Exercícios respiratórios e suporte respiratório (CPAP- uma máscara de silicone com uma ventoinha blindada. O aparelho acomodado no nariz gera uma pressão positiva transmitida à faringe que se abre para a passagem do ar) são usados com bons resultados.
Dicas para melhorar a qualidade do sono:
Evitar a ingestão de álcool, cafeína e tabaco no mínimo 4 horas antes de dormir;
Evitar a utilização de computador ou de televisão antes de dormir;
Evitar dormir de costas;
Fazer refeições noturnas leves;
Manter horários constantes para dormir e acordar;
Perder peso;
Exercitar-se.
Estudos comprovam que homens com apneia do sono correm mais riscos de sofrerem AVC (derrame), pois são acometidos da doença mais cedo e não são diagnosticados, colocando a saúde em risco. Outras doenças que podem atingir os portadores de apneia do sono são: arritmia, hipertensão, ataque cardíaco, obesidade e diabetes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário