quinta-feira, 3 de junho de 2010
14ª Parada do Orgulho GLBT
A Parada Gay é uma “passeata” que traz alegria, diversidade e representa a luta pelos direitos dos homossexuais. O evento é realizado em diversos países como Portugal, Estados Unidos, França, Jerusalém, Alemanha entre outros, mas a maior Parada Gay é aqui no Brasil, na cidade de São Paulo. A Parada do Orgulho dos Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transexuais acontece na Av. Paulista desde 1997, e reune até hoje o público GLBT, simpatizantes e curiosos.
Em 2004 a 'Parada' entrou para o livro dos recordes como o maior movimento do orgulho GLBT, sendo assim, a polícia militar contabilizou cerca de 1,5 milhão de espectadores, reivindicando os direitos dos homossexuais. Nos anos seguintes começou a atrair um público maior, como em 2006 que abordou o tema “Homofobia é Crime! Direitos Sexuais são Direitos Humanos” com 3 milhões de pessoas estimadas pelos organizadores do evento, e que bateu o próprio recorde obtido antes. No ano de 2007 com o tema “Por um mundo sem Racismo, Machismo e Homofobia” o evento atraiu nada mais nada menos do que 3,5 milhões de pessoas, tanto brasileiros como estrangeiros, causando um aumento na economia hoteleira e no setor comercial da cidade.
Em 2009, a parada trouxe o tema "Sem Homofobia, Mais Cidadania – Pela Isonomia dos Direitos!", apoiando o projeto de criminalização da homofobia no Brasil (Projeto de Lei Complementar PLC 122/06). No ano de 2009 o evento lotou os bares e restaurantes da cidade, contando com a presença de DJs, artistas e a ex-prefeita Marta Suplicy, prefeito Gilberto Kassab, governador José Serra e sindicatos (CTB, CUT, Força Sindical e UGT).
Neste ano a 14º Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, será realizada na Av. Paulista no dia 6 de junho com o tema “Vote Contra a Homofobia: Defenda a Cidadania!”, já que 2010 é um ano eleitoral.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário