domingo, 27 de dezembro de 2009

Esperança de vida chega aos 72,8 anos, diz IBGE


A esperança de vida ao nascer dos brasileiros de ambos os sexos subiu para 72,8 anos em 2008, segundo a pesquisa Tábua Completa de Mortalidade da População do Brasil, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta terça-feira (1º). Em 2007, a esperança de vida era de 72,5 anos.

A diferença da expectativa de vida entre homens e mulheres era de mais de sete anos, no ano passado. O IBGE informa que, entre os homens, o índice é de 69,1 anos. Entre as mulheres, 76,7 anos.

Segundo o instituto, em 1998, a expectativa de vida era de 69,6 anos. Ou seja, em dez anos, a esperança de vida subiu três anos.

Os números atuais, entretanto, são menores do que em muitos países. O IBGE diz que no Japão, em Hong Kong, na Suíça, na Islândia, na Austrália, na França e na Itália, a média já ultrapassou os 81 anos. A previsão é de que a esperança de vida da população brasileira alcance os 80 anos por volta de 2040.

A pesquisa também revela que, entre 1970 e 2008, a mortalidade infantil caiu de cem para 23,3 óbitos por mil nascidos vivos. No período de 1998 para 2008, 68 homens jovens de 15 a 24 anos morreram, diariamente, por causas externas, totalizando cerca de 272,5 mil óbitos.

O IBGE divulga, todo ano, desde 1999, a tábua da mortalidade. O instituto afirma que os dados são usados pelo Ministério da Previdência Social como um dos parâmetros do fator previdenciário das aposentadorias sob o Regime Geral de Previdência Social.

Fonte: G1/Foto: Danone

Figura Raio X Agulhas


Raio X de menino de 2 anos de idade mostra algumas das 31 agulhas espalhadas pelo corpo; uma das agulhas chegou a perfurar um dos pulmões. O garoto já passou por duas cirurgias para retirada de agulhas do pulmão, coração, fígado, bexiga e deverá realizar mais uma para retirar agulhas da coluna. Seu estado de saúde é estável.

As agulhas foram introduzidas no garoto pelo ex padrasto que dava vinho para o menino e praticava rituais de magia negra.

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

PRO TESTE REPROVA OITO ENTRE DEZ PROTETORES SOLARES FPS 30


Apenas dois entre dez protetores solares FPS 30 em loção avaliados pela Pro Teste Associação de Consumidores comprovaram eficiência na proteção solar. E apenas três não apresentaram na composição o benzophenone-3, um ingrediente que já é proibido em outros países, por ser potencialmente cancerígeno.

Quatro dos protetores têm baixa proteção UVA (cujos raios atingem as camadas mais profundas da pele, causando envelhecimento precoce), mas a legislação brasileira não exige um mínimo. E cinco deles não são resistentes à luz e ao calor, perdendo a eficiência.

É o que mostra a análise publicada na revista Pro Teste de dezembro e disponibilizada no site da entidade: www.proteste.org.br. O teste envolveu análise de rotulagem, composição, irritabilidade, hidratação, proteção, resistência a exposição solar, e teste em uso.

A associação reivindica que seja proibido o uso da substância benzophenone-3 na composição dos produtos, ingrediente proibido em outros países, por apresentar esterogenicidade, entrar na circulação sanguínea e ser potencialmente cancerígeno.

Também está pedindo à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) passe a exigir o fator UVA de no mínimo um terço do FPS do produto, assim como ocorre na Europa, e que esta informação conste no rótulo. Assim como sejam obrigatórios testes de fotoestabilidade para verificar se eles são estáveis nas condições reais de uso, durante a exposição solar.

O FPS é responsável por bloquear os raios UVB, que são mais fortes entre 10 horas e 16 horas, período não recomendado para exposição prolongada ao sol. São os principais responsáveis por câncer de pele, queimaduras e vermelhidão.

Resultados

Os protetores L'Oréal Solar Expertise e o Cenoura & Bronze foram os que se saíram melhor na avaliação de eficiência do filtro solar.

No teste de fotoinstabilidade, o FPS dos produtos foi medido antes e depois da exposição a uma temperatura de 40ºC. As marcas Avon, La Roche-Posay, Nivea, Banana Boat e Sundown foram reprovadas.

Alguns produtos, como o da Nívea, perderam 50% do seu FPS. Todos os protetores analisados são de fator 30. Após uma hora de uso, eles caíam para FPS 15. O segundo pior foi o La Roche Posay, que manteve só 62% de sua proteção indicada no rótulo. Isso não quer dizer que os produtos não oferecem proteção aos raios UVB, e sim que têm pouca resistência à luz e ao calor, segundo a associação. Além de instável à exposição solar, o Coppertone declarou um fator de proteção (30), maior do que o medido (25).

Todos as embalagens mencionavam resistência à água, mas após imersão de meia hora, a proteção do produto da Natura caiu para 30% do FPS inicial, por exemplo. O Sundown caiu para 55%.

A presença de substâncias bloqueadoras dos raios UVA - que têm incidência constante durante o dia todo - é indicada nos rótulos dos 10 produtos. Mas só três embalagens mostram o grau de proteção: Cenoura & Bronze, L"Oréal Solar Expertise e Natura Fotoequilibrio. Não há regulamentação no Brasil que obrigue a presença de substâncias bloqueadoras dos raios UVA, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Os produtos que não apresentaram na composição o benzophenone-3, ingrediente que segundo a associação já é proibido em outros países, foram o L'Oréal Solar Expertise, o Cenoura & Bronze e o Hélioblock da La Roche-Posay.


Fonte: Uol Ciência e Saúde

Começou o Verão!!!


domingo, 13 de dezembro de 2009

Exercícios de Alongamento - parte 1

Esse é o primeiro post com exercícios de alongamento. Aguardem que ainda haverá outros.
1. Movimente a cabeça para frente até seu limite e volte lentamente. Faça o movimento levando a cabeça para trás também. Repita cinco vezes.



2. Incline a cabeça para o lado direito e retorne lentamente. Faça o mesmo para o lado esquerdo. Repita cinco vezes.



3. Movimente a cabeça para o lado direito e depois para o lado esquerdo lentamente até o seu limite, sem movimentar o corpo. Repita cinco vezes.








4. Faça movimentos circulares com a cabeça para o lado direito e depois para o lado esquerdo. Repita cinco vezes.

5. Com a cabeça inclinada para o lado direito, tente levar a orelha na direção do ombro, tensionando com a mão direita. Sustente por 20 segundos e retorne lentamente. Faça o mesmo para o lado esquerdo.












6. Com a cabeça para baixo, puxe com as duas mãos até sentir alongar/tensionar a nuca. Mantenha por 20 segundos.







sábado, 5 de dezembro de 2009

Você sabe o que é câimbra??


Câimbras são contrações fortes, agudas, geralmente dolorosas e involuntárias de um ou mais músculos, podendo ser causadas por excesso de ácido lático, por fadiga das fibras musculares ou por falta de líquidos e minerais necessários - como sódio e potássio.


Apesar de serem mais frequentes em esportistas, podem ocorrer pessoas que não praticam esporte, jovens e saudáveis. Caso se tornem constantes, merecem investigação médica pois podem estar relacionadas com problemas vasculares (isquemia local), neuromuscular (miopatia alcoólica) ou de origem metabólica (intoxicação por medicamentos). O uso de diuréticos para tratamento de hipertensão arterial também pode causar câimbras, por diminuir a concentração de potássio no sangue.


As câimbras são mais frequentes nos músculos posteriores da perna e podem se iniciar durante a atividade física, no repouso e até durante o sono.
O que fazer, quando sentir câimbra?
Alongar o músculo acometido é a melhor maneira de fazer a câimbra passar. Massagem, compressas ou um banho quente aliviam o espasmo muscular e a dor. Para prevenir é necessário ingerir bastante líquido durante o dia, principalmente para as atividades físicas, alongar a musculatura antes e depois das atividades físicas, antes de dormir a ao acordar. Alguns alimentos tais como banana, batata e outros ricos em potássio também devem fazer parte da dieta.
Os alongamentos melhoram a flexibilidade do músculo, a circulação, a consciência corporal, a postura e a amplitude de movimentos. Além disso previnem lesões musculares e articulares nas atividades físicas.
No próximo post alguns exercícios de alongamento para você praticar diariamente e evitar câimbras e melhorar a elasticidade e funcionalidade dos músculos.

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Dia Mundial de Luta Contra Aids - Imagens






















Dia 01 de dezembro - Dia Mundial de Luta Contra Aids

Dia Mundial 2009 - Viver com aids é possível. Com o preconceito não.

O tema da campanha do Dia Mundial de Luta Contra a Aids deste ano é o preconceito contra soropositivos.

Pesquisas sobre o comportamento da população brasileira alertam para o fato de que, apesar de as pessoas possuírem informações sobre as formas corretas de prevenção do HIV/aids, o preconceito e a discriminação às pessoas vivendo com o HIV/aids ainda é muito forte na nossa sociedade. Por esse motivo, a campanha do Ministério da Saúde para o Dia Mundial de Luta contra a Aids deste ano tratará o preconceito como tema.

As peças da campanha usarão imagens de beijos, um forte símbolo de amor e amizade que, no campo da aids, assume outras conotações: o beijo mostra que não se transmite o HIV dessa forma, que as pessoas que vivem com o HIV/aids podem e devem se relacionar com as demais, que a solidariedade precisa ser praticada.

O slogan “Viver com aids é possível. Com o preconceito não” é uma resposta às pesquisas. Quem vive com o HIV/aids pode trabalhar, estudar, praticar esportes, namorar e fazer sexo com camisinha, como todo mundo. É verdade que quem vive com o HIV/aids precisa se adaptar às rotinas de consultas e medicamentos. Mas o mais difícil de viver com o HIV/aids é ter que conviver com o preconceito.

Para a campanha, serão utilizadas mídias como TV, rádio, mobiliários urbanos e internet, além de cartazes e fôlderes. A arte dos materiais gráficos, como cartaz, folder etc, foram enviadas aos estados e municípios para reprodução local, o que, conforme pactuação, vem sendo realizado desde 2007. Ao Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais cabe a produção do quantitativo mínimo para abastecer aqueles locais onde não houve possibilidade de garantir tal reprodução.

Fonte: www.aids.gov.br

Orientações Gerais - Grupos de fisioterapia para pacientes crônicos com disfunções/patologias na coluna, MMSS e MMII.


1. Tome os remédios como orientado pelo seu médico.
2. Se estiver com dor, faça compressas mornas ou bolsa de gelo por vinte (20) minutos três (3) vezes ao dia.
3. Todos os exercícios devem ser realizados diariamente. Em caso de dúvida procure seu fisioterapeuta.
4. A respiração é fundamental para o exercício ter efeito. Inspire o ar pelo nariz e solte pela boca lentamente.
5. Procure alimentar-se corretamente e controle seu peso, assim você evita sobrecarga nas articulações.
6. Evite posturas que prejudiquem a sua coluna.
7. Observe o colchão e o travesseiro adequados (densidade/altura). Durma de preferência de lado com um travesseiro entre as pernas.
8. Para levantar da cama vire-se colocando as duas pernas para fora e erga o corpo com o apoio dos braços.
9. Quando for se vestir ou calçar sapatos, sente-se para não machucar a sua coluna.
10. Sempre que abaixar para pegar algum objeto no chão, dobre os joelhos, mantenha a coluna reta, traga o objeto na direção do peito e levante em seguida. Para alcançar objetos acima da cabeça, utilize escadas.
11. Separe um horário do seu dia para realizar os exercícios (ao amanhecer, antes do trabalho, durante as pausas no trabalho ou à noite).
12. Sempre que estiver realizando os exercícios concentre-se para não errar e causar possíveis dores.
13. Para sentar corretamente, veja se o encosto e a altura de sua cadeira ou poltrona permita que a sua coluna fique apoiada e os pés também.
14. Não utilize sapatos com salto alto ou fino, prefira sapatos ou tênis confortáveis.
15. Nas mulheres após a menopausa é maior o risco de osteopenia e osteoporose (enfraquecimento dos ossos). Proteja-se comendo alimentos com cálcio e vitamina D e tome Sol durante a manhã.
16. Mantenha-se ativo. Pratique atividades físicas 3 vezes na semana, por exemplo hidroginástica que trabalha o corpo todo sem risco de lesões e alívio da dor.


Exercícios de Alongamento
Os exercícios de alongamento têm como objetivo melhorar a elasticidade e aumentar a amplitude dos movimentos, ou seja, promover sua saúde evitando câimbras, lesões e dor. Mantenha cada alongamento por 20 segundos, respeitando seus limites.

Exercícios de Fortalecimento
Têm o objetivo de deixar os músculos mais fortes e com isso evitar lesões. Devem ser realizados depois dos alongamentos, respeitando seus limites.