terça-feira, 16 de agosto de 2011

Designer brasileiro cria tipóia que monitora e diminui o tempo de recuperação do braço quebrado

Uma tipoia bem diferente das que estamos habituados a ver por aí. Bones é um projeto do designer brasileiro Pedro Nakazato Andrade desenvolvido para monitorar e diminuir o tempo de recuperação após a fratura de ossos do antebraço.

Bones (Foto: Divulgação)
O visual discreto de Bones sequer dá pistas sobre as suas funcionalidades. Semelhante a uma luva preta, a tipoia é recheada de sensores eletromiográficos capazes de captar a atividade realizada pelos músculos próximos à área fraturada. Os resultados obtidos podem ser, então, enviados de forma wireless a um perfil online do paciente, no qual são registrados e um histórico diário é montado.
Levando em conta a usual perda de força e flexibilidade dos músculos durante um período de imbolização, Pedro Andrade foi além. Os dados online são analisados pelo sistema que sugere exercícios específicos para manter os músculos da área ativos por todo o período de tratamento. Além de acompanhar o que acontece com o seu próprio braço, Bones apresenta uma forma para que seus usuários diminuam os efeitos negativos que o uso de uma tipoia poderia trazer.
Bones ainda oferece a médicos e fisioterapeutas a oportunidade de monitorar o progresso de seus pacientes à distância. O projeto do designer prevê que os profissionais de saúde possam acessar os perfis e verificar o estágio de recuperação de forma imediata. Além disso, outros pacientes também poderiam ter acesso aos dados de pessoas que tenham tido fraturas semelhantes e, assim, trocar experiências. De acordo com Pedro Andrade, esta seria uma forma de incentivar a realização dos exercícios e encoragar usuários a se manterem focados no tratamento.
Inovador, Bones é um projeto que promete superar os tradicionais moldes de gesso e proporcionar inúmeras vantagens. No entanto, como Bones ainda parece longe de chegar ao mercado de forma massiva, resta aos pacientes buscar formas menos, digamos, hightech de curar osso quebrados.

Confira abaixo o vídeo do produto:

2 comentários:

  1. Ola!
    estou com o anti braço fraturado e numca usei gesso e é orrivel... rs
    Gostaria se já vende esta tipoia achei ela bem interessante.
    geison santos.

    ResponderExcluir
  2. Geison, Infelizmente esta tipóia ainda não está a venda. Sugiro que você se consulte com um médico para saber se há a necessidade de usar gesso ou outro tipo de contenção. Obrigada pelo comentário.

    ResponderExcluir