quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Americana atacada por macaco em 2009 mostra novo rosto após transplante

Uma foto divulgada hoje mostra o rosto da norte-americana Charla Nash após uma cirurgia de transplante de face, realizada em maio de 2011.

Charla Nash, de 57 anos, logo após a cirurgia que reconstruiu o seu rosto. (Foto: Hospital Brigham and Women's / AP Photo)
(Foto: Hospital Brigham and Women's/AP Photo)
A mulher de 57 anos foi atacada por um chimpanzé em 2009 e teve o rosto destruído. Após 20 horas na mesa de operação do hospital Brigham and Women's, centro ligado à Escola Médica de Harvard, foram transplantados novos lábios, nariz, pele, músculos e nervos faciais. A identidade do doador não foi revelada.

Durante o ataque do primata, animal de estimação de uma amiga e famoso por ter feito vários comercias, Charla perdeu os dois olhos, nariz, lábios e também as mãos. Os médicos tentaram transplantar duas mãos durante a mesma operação que reconstruiu a face de Charla, mas complicações forçaram a equipe a optar pela retirada dos novos órgãos.

Agora, Charla afirma querer apenas retomar a capacidade de poder cheirar, comer e falar corretamente, além de poder beijar os entes queridos. “Estou começando a sentir minha mandíbula e meu queixo. Já posso mover a boca e sorrir. Aos poucos, vou ficando mais forte”, disse ao programa Today da NBC.

Abaixo a imagem de Charla antes e após o ataque, quando ainda não havia feito o transplante.


Nenhum comentário:

Postar um comentário