quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Depois de perder os dedos, jovem recupera movimentos da mão com prótese biônica

Chloe Holmes, de 15 anos, foi a mais jovem da Europa a ganhar dedos biônicos, depois de perdê-los devido a uma septicemia. Seus pais, Sue e Pete, de 41 anos, tiveram que arcar com cerca de 38 mil libras em Wiltshire, na Inglaterra, para realizar o implante de dedos em sua mão esquerda.
A prótese construída pela Touch Bionics, na Escócia, foi feita especialmente para Chloe e é controlada por impulsos elétricos que partem das terminações nervosas de seu braço. Depois de 18 meses de aprendizado, agora a jovem consegue realizar tarefas simples sem ajuda. “Estamos muito felizes, fez muita diferença na vida dela”, conta Sue.

Quando tinha três anos e meio, Chloe, que acabara de pegar sarampo, acabou contraindo septicemia estreptocócica. Chloe passou três meses internada e teve quatro paradas cardíacas. Perdeu todos os dedos da mão esquerda. Ficou apenas com o polegar e parte de um dedo da mão direita.
Atualmente, Chloe está reaprendendo tarefas básicas como usar talheres e escovar os dentes. “Crescer tem sido muito difícil. Não posso praticar esportes e nem segurar nada”, conta a menina. “Agora, o melhor de tudo é poder pegar as coisas. É meio difícil, mas já estou me acostumando.

Chloe Holmes (Foto: SWNS.com)


Nenhum comentário:

Postar um comentário