quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Raio X fratura 4º metacarpo

A foto abaixo é do raio x de um paciente, de incidência oblíqua que mostra uma fratura de 4º metacarpo. A fratura foi tratada conservadoramente, com uso de gesso por aproximadamente 4 semanas e após a retirada do gesso iniciou-se o tratamento fisioterapêutico, 2 vezes por semana, com uso de US, TENS analgésico e cinesioterapia - com exercícios para redução de edema, ganho de adm e força. Observada ótima evolução após tratamento por 10 semanas (2 meses e meio).

Foto: Arquivo pessoal. Reprodução apenas com autorização do blog e citação da fonte.

172 comentários:

  1. Olá, estou com uma fratura identica ao raio X acima, passei 30 dias no gesso e vou iniciar a fisioterapia...
    Gostaria de saber se é preciso uma especialista em mão e em quanto tempo o osso vai consólidar.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde,
    Normalmente o ortopedista é suficiente para o diagnóstico e a fisioterapia deve ser feita com um profissional credenciado pelo CREFITO e de preferência com especialização na área de ortopedia. Um osso demora em média 3 meses para consolidar, mas a recuperação pode ser mais demorada pois envolve outros tecidos e estruturas que também foram lesadas. É de extrema importância que você realize exercícios orientados pelo fisioterapeuta para melhorar os movimentos e força da sua mão. Boa recuperação. Espero ter auxiliado.
    Qualquer dúvida estou à disposição.
    Atenciosamente.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Dra. Me chamo Isaac e há 22 dias publiquei esta pergunta acima.
    Estou fazendo fisioterapia e quando tento fechar a mão sobe um caroço
    no local da fratura, estou assustado mais o doutor falou que é normal.
    Mesmo com o osso levantando ele consolida?

    ResponderExcluir
  4. Olá Isaac, fica difícil esclarecer sua dúvida sem vê-lo, apenas pelo seu relato, pois para saber se há algo fora do normal é necessária uma avaliação mais específica; você não informa se tem dor e/ou dificuldade de movimentação, nem o que está fazendo na fisioterapia. O caroço ao qual você se refere pode ser em decorrência de um processo inflamatório e cicatricial, bem como da própria consolidação óssea de maneira irregular. Acredito que você deva confiar no seu médico, já que o mesmo te avaliou e considerou o quadro normal, mas caso ainda esteja em dúvida procure uma segunda opinião. Continue com a fisioterapia, gelo para diminuir dor e edema e qualquer novidade entre em contato. Espero ter ajudado. Atenciosamente.

    ResponderExcluir
  5. boa tarde Dra. tive uma fratura igual a essa da fota...fiz cirurgia e faz 30 dias o medico me passou fisioterapia mais ainda nao comecei.....é normal que eu ainda nao consigo fechar a mao principalmente o quarto dedo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite,
      É comum que no início ainda haja dificuldade para fechar os dedos e dor à movimentação e por isso a fisioterapia se faz necessária para auxiliar esse processo de consolidação óssea e cicatrização dos tecidos além de recuperação dos movimentos. Boa sorte na sua reabilitação.
      Espero ter ajudado. Qualquer dúvida estou à disposição.
      Atenciosamente

      Excluir
    2. Boa tarde Dra. Meu namorado quebrou o dedo polegar, colocou o fio e já o removeu esse processo todo levou uns 45 dias e agora ele terá que fazer a fisioterapia! Geralmente qual o tempo médio fisioterapia para essa situação???
      Obg Monica

      Excluir
    3. a monica ficou no vacuo

      Excluir
  6. Boa Tarde Dra, sofri uma fratura no 3 e 4 metacarpo, fiquei engessada por 30 dias. E agora estou fazendo fisioterapia, porém ainda sinto dor e a minha mão não fecha,os dedos estão muito duros, alem de ainda estar inchado e o local muito quente.Isso e normal?

    ResponderExcluir
  7. Boa noite Bruna,
    Obrigada pelo comentário.
    Infelizmente a reabilitação de lesões da mão/dedos pode ser um pouco mais lenta devido às funções finas da mão, e é comum que no início você ainda apresente dor, edema (inchaço) e dificuldade de movimentação (sensação de dedo duro), por isso é de extrema importância manter a fisioterapia e realizar exercícios em casa também para ajudar na sua recuperação. Acredito que sua fisioterapeuta deva ter indicado alguns exercícios para fazer em casa. O gelo pode ser usado para diminuir a dor e o inchaço por ser um anti-inflamatório natural, mas caso sua dor seja muito intensa, você deve retornar ao médico para que ele prescreva alguma medicação.
    Espero ter ajudado. Qualquer dúvida estou à disposição.
    Atenciosamente.

    ResponderExcluir
  8. Dra. boa tarde

    Tive fratura no 4ª metarcapo, fiquei 30 dias com o gesso na mao, consigo fechar e abrir a mao normalmente. com um pouquinho de dor e com pouca força
    vou entrar na fisioterapia... passei no teste dos fuzileiros navais
    agora tenho +- um mes e meio para me preparar para os testes fisicos sera que tem como? barra,flexa,abdominal?

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde,
    Obrigada pelo comentário no blog.
    Infelizmente não tenho como precisar se esse tempo será suficiente para você se preparar. Normalmente uma fratura demora em média 3 meses para consolidar e a reabilitação de lesões nas mãos pode até ser um pouquinho mais demorada em virtude da movimentação fina. Além disso cada pessoa tem uma recuperação distinta.
    Você informa que consegue abrir/fechar a mão normalmente apenas com um pouquinho de dor e ainda vai iniciar a fisioterapia. Sugiro que você siga corretamente as orientações do seu fisioterapeuta tais como exercícios e gelo para aliviar a dor e inchaço e converse com ele a respeito da sua preparação para os testes físicos. Boa sorte na sua recuperação. Mande notícias.
    Espero ter ajudado. Qualquer dúvida estou à disposição.
    Atenciosamente.

    ResponderExcluir
  10. Olá. Boa noite.
    Fraturei o 4 metacarpo há 1 semana treinando futebol. Tenho um seletiva proximo dia 14. O ortopedista disse que apesar de estar fraturado, o osso está muito bem alinhado.
    Sendo que não sinto dor com a tala e consigo correr e me movimentar sem problemas, poderia fazer o teste?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Lucas,
      Obrigada pelo comentário.
      Infelizmente não posso te responder isso. Acho que você deve perguntar ao seu médico pois é quem está te acompanhando e sabe a sua condição clínica e radiológica.
      De qualquer maneira desejo uma boa recuperação e boa sorte.
      Qualquer dúvida estou à disposição.
      Atenciosamente.

      Excluir
  11. Olá...
    MEU NOME É ERIC, E QUEBREI O QUARTO METACARPO DA MÃO ESQUERDA, E APÓS COLOCAR O GESSO TIVE DIFERENTES ORIENTAÇÕES POR PARTE DOS MÉDICOS (MÉDICOS NO PLURAL PORQUE TIVE QUE RETORNAR POIS O GESSO ESTAVA APERTADO DEMAIS), NA QUAL UM DIZIA QUE EU PODERIA MEXER OS DEDOS NORMALMENTE, INCLUSIVE O QUARTO DEDO, QUE ESTÁ LIGADO AO OSSO QUEBRADO. O PROBLEMA É QUE O DEDO EM QUESTÃO ESTÁ MUITO DIFÍCIL DE MEXER, SENDO NECESSÁRIO FAZER UM POUCO DE FORÇA PARA REALIZAR ESSES MOVIMENTOS, E AO REALIZÁ-LO, SINTO UM POUCO DE DOR E INCOMODO, ALÉM DE ESTALOS NAS JUNTAS... ISSO PODE SER NORMAL ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eric,
      Obrigada pelo comentário.
      Infelizmente não tenho como lhe ajudar muito sem ter visto seu raio x e nem ter feito um exame clínico. É normal sentir dor e ter dificuldade para movimentar o dedo no começo, mas quando tirar o gesso e iniciar fisioterapia isso tende a melhorar. O gesso não pode estar muito apertado; você tem que ser capaz de mexer um pouco os dedos e estes não podem ficar roxos. É importante que em caso de dúvida você retorne ao seu médico, que é o profissional que está te acompanhando e conhece o seu caso.
      Boa recuperação. Qualquer dúvida estou à disposição.

      Excluir
  12. boa tarde eu tive uma fractura 4 metacarpo tive 15 dias com uma tala agora que tirai não consigo fechar bem a mão e esta inchada e normal obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, boa tarde e obrigada pelo comentário.
      É normal que após a imobilização você sinta dor e dificuldade para movimentar os dedos, por isso, é extremamente importante que você faça fisioterapia.
      Com as sessões de fisioterapia você vai melhorar a dor, o inchaço vai diminuir e você conseguirá movimentar melhor os dedos e recuperar a força.
      Boa sorte e boa recuperação. Espero ter ajudado.
      Qualquer dúvida estou à disposição.
      Atenciosamente

      Excluir
    2. olá td bem..
      com sua experiência qual o tempo de recuperação de uma fratura no 4 metacarpo a qual teve intervenção cirúrgica onde foi colocada uma pequena placa para junção do osso. segundo o dr era necessário para evitar deformação já que a fratura ficou afastada. desde já agradeço.

      Excluir
    3. Olá,
      Obrigada pelo comentário.
      Normalmente o tempo para consolidação total de um osso fica em torno de 3 meses. Em algumas fraturas usa-se o tratamento conservador com imobilização com gesso, porém em outros, quando a fratura está desviada, ou seja, as extremidades estão separadas e fora do eixo, a cirurgia se faz necessária. A partir de agora você deverá fazer sessões de fisioterapia para voltar a movimentar os dedos sem dor e recuperar a força da mão.
      Boa recuperação. Espero ter ajudado.
      Qualquer dúvida estou à disposição.
      Atenciosamente.

      Excluir
  13. quebrei o dedinho da mso esquerda hoje faz 5 semanas tirei a tala o dedo não direito tirei o rx e ainda vemos o local aonde foi a fratura isso e normal obrigada edna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Edna,
      Apenas com sua descrição fica difícil te dar alguma informação. Normalmente se faz um Raio X de controle para saber se a fratura está consolidando e também a realização de sessões de fisioterapia para recuperação dos movimentos dos dedos e força da mão.
      Espero ter ajudado. Qualquer dúvida estou à disposição.
      Boa reabilitação.
      Atenciosamente

      Excluir
  14. boa dia!! fraturei o 4º metacarpo de forma idêntica ao raio X supracitado, fui operado e colocaram.me dois parafusos e uma tala de geso na parte inferior da mão. tenho que ter isto durante 3 semanas e depois mais três sem fazer esforços com a mão. Acha que foi o melhor procedimento?

    ResponderExcluir
  15. Boa noite,
    Obrigada pelo comentário.
    Infelizmente não posso responder se foi o melhor procedimento pois não sou médica e sim, fisioterapeuta, além de não ter visto seu raio x nem ter te examinado. Em alguns casos o tratamento conservador, com gesso é suficiente; em outros se faz necessário o tratamento cirúrgico, com colocação de pinos/parafusos. O médico é o profissional capaz de decidir o melhor procedimento. O ideal é que depois que o médico libere você inicie as sessões de fisioterapia para melhorar a dor e a função da mão.
    Espero ter ajudado. Qualquer dúvida estou à disposição.
    Atenciosamente.

    ResponderExcluir
  16. Bom dia
    Quebrei o 3º metacarpo ha 15 dias. Fiz cirurgia fazem 10 e coloquei 2 pinos.
    Médico pediu para comecar a mexer os dedos, porem este dedo parace bem limitado ainda. É normal? Com fisioterapia voltam os movimentos normais??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite,
      É normal que por conta da imobilização e da cirurgia você tenha dificuldade para movimentar os dedos no começo, porém é de extrema importância que você realize sessões de fisioterapia para recuperar os movimentos e a força dos dedos e da mão.
      É o fisioterapeuta que vai te avaliar, indicar os melhores procedimentos terapêuticos e verificar o teu progresso na reabilitação.
      Boa reabilitação! Espero ter ajudado.
      Qualquer dúvida estou à disposição.
      Atenciosamente

      Excluir
  17. oiee Tive uma fratura no 4º metacarpo, fiz uma cirurgia e coloquei pino...
    Tirei o gesso e os pontos hj e o medico só me disse pra forçar a mão abrindo e fechando e nai indicou um fisioterapelta será q ainda é cedo? ou essa atitude tem q partir de mim?
    Pode me passar alguns exercicios para q eu possa voltar o quanto antes?
    Desde ja mto obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Obrigada pelo comentário.
      Infelizmente não tenho como passar exercícios para você fazer sem ter te avaliado. A avaliação por um fisioterapeuta é extremamente importante para traçar seu plano de tratamento e acompanhar sua evolução. O que você pode fazer se estiver com dor é utilizar uma bolsa de gelo na região por 15 minutos 3x ao dia, sempre protegendo a pele com um pano ou toalha para o gelo não queimar a pele e iniciar movimentos dos dedos conforme conseguir, mas sem forçar.
      Indico a todos meus pacientes que iniciem as sessões de fisioterapia o quanto antes para uma melhor recuperação.
      Acho que você poderia voltar ao seu médico e pedir para ele um encaminhamento para fazer fisioterapia no caso de utilizar o serviço de convênio médico. Caso você vá fazer fisioterapia particular não há necessidade do encaminhamento médico. É só levar seus exames de raio x. Espero ter ajudado. Boa recuperação.
      Qualquer dúvida estou à disposição.
      Atenciosamente.

      Excluir
    2. Mto obrigado pela atenção, vou começar o mais rapido possivel.
      Fica com Deus e tenha uma ótima noite!

      Excluir
  18. Doutora Beatriz, tenho 35 anos, fraturei o 5o metacarpo, e ficou 2mm desviado, por ser pouco desvio estou com gesso, sem cirurgia. Essa foi opniao unanime de 5 medicos. Vai inicialmente ficar um calo osseo. Sera que este calo vai provocar alguma consequencia visual externa? A noite geralmente sinto o gesso apertar muito os dois dedos, mesmo que utilize tipoia durante o dia, alguma dica para ajudar a dormir? nas duas primeiras semanas tirei dezenas raio-x quando fui informado pelo 5o medico que devo cuidar pois muito raio-x pode fazer mal. Pediram para eu voltar a tirar mais um raiox nesta 3a semana para controle do desvio, ja este medico falou que tiraria apenas na 4a semana. Estou com esta duvida se tiro na 3a ou soh na 4a. E existe alguma dica na alimentacao para acelerar esta calcificacao? Eu li que pouco de sol (vitamina D) pode ajudar. Consigo naturalmente mexer pouco a primeira falange dos dois dedos engessados e faz sentir melhor a circulacao, mas isto poderia comprometer a calcificacao? E finalizando, seguindo orientacoes medicas vou ficar de 4 a 8 semanas com antebraco (e dois dedos) imobilizados, isso nao é muito tempo pra depois mesmo com fisioterapia voltar totalmente ao normal? Quando tirar o gesso (que seja o quanto antes) vou tentar mexer os dedos, devo evitar este esforco? desde ja obrigado. Johnny

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Johnny,
      Obrigada pelo comentário no blog.
      Toda fratura em sua consolidação forma um calo ósseo. Normalmente esse calo não fica aparente, em algumas vezes, dependendo do local pode ser sentido.
      Tente dormir com o braço apoiado e elevado para auxiliar o retorno da circulação sanguínea e movimente o braço mesmo com o gesso para não ficar inchado.
      É importante fazer raio x para controle do desvio da fratura e consolidação. A quantidade de radiação de um raio x é pequena, então não há problema em realizar alguns, principalmente quando há indicação. Você deve seguir as orientações do seu médico para que seu acompanhamento seja feito de maneira correta.
      O período de consolidação de uma fratura fica em torno de 3 meses, podendo variar de acordo com o tipo de fratura, o local da fratura, a condição de saúde do indivíduo, a idade, entre outros. É um processo biológico com várias etapas e portanto um tanto demorado.
      Quanto mais tempo de imobilização(gesso) mais fraca fica a musculatura (pela inatividade) e por isso ao tirar o gesso há necessidade da realização de sessões de fisioterapia para melhorar a dor, o edema, a movimentação dos dedos, a coordenação motora e aumentar a força dos músculos.
      Boa sorte, boa recuperação. Espero ter ajudado.
      Qualquer dúvida estou à disposição.
      Atenciosamente

      Excluir
  19. Dr. Beatriz, primeiramente parabens pelo seu blog. É raridade ter na internet contato tao proximo com profissionais da area mesmo que de maneira informal e voluntaria. Nem sempre conseguimos tirar todas as duvidas durante a consulta com os medicos. Hoje completaria 3 meses com o gesso e ja me encontrava no meu limite de suporte psicologico. Gostaria comunicar que hoje o medico tirou o gesso, fez raio x, fez o teste do movimento e dor, e liberou para comecar a fisioterapia amanha. Obrigado e bom trabalho. Johnny - Brusque/SC

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. me enganei ao escrever: 3 semeanas inves de 3 meses. meu deus, se fosse 3 meses eu ja era.. rs

      Excluir
    2. Boa noite Johnny,
      Mais uma vez obrigada pelos comentários no blog.
      Fico feliz que tenha te ajudado um pouco. E mais feliz ainda em saber que você começará a fazer fisioterapia.
      Boa reabilitação. Mande notícias de sua evolução/progresso no tratamento.
      Atenciosamente.

      Excluir
  20. Boa noite, tive uma fratura no quarto metacarpo da mão direita, já fiz a cirurgia e no próximo dia 23 vou retirar os fios de kirschner. Gostaria de saber com quanto tempo mais ou menos, de fisioterapia eu vou voltar a ter força na mão, e com quanto tempo vou poder voltar a malhar, trabalhar e etc ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Lougan,
      Obrigada pelo comentário no blog.
      A fisioterapia é muito importante para sua reabilitação e retorno às suas atividades, porém não é possível determinar com exatidão em quanto tempo você voltará a ter força na mão, pois isso vai depender de vários fatores como sua resposta individual, sua idade, seu nível de atividade anterior à fratura, sua dedicação aos exercícios e a quantidade de fisioterapia que você vai realizar. Normalmente em torno de 3 meses pode-se ter uma resposta satisfatória e retorno às atividades, porém quem vai determinar isso é seu fisioterapeuta e seu médico que vão te acompanhar ao longo de sua reabilitação.
      Boa sorte. Espero ter ajudado. Qualquer dúvida estou à disposição.
      Atenciosamente

      Excluir
  21. Olá! Parabéns pelo blog! Tenho 30 anos. Sofri uma lesão na segunda falange do terceiro dedo da mão de direita. O médico pôs uma tala e fiquei três semanas com ela. Quando voltei ao médico, ele precisou fazer uma redução, pois havia um deslocamento. Recolocou a tala e mandou q ficasse por mais três semanas novamente. Passou-se esse novo intervalo e agora estou iniciando a fisioterapia, mas meu dedo está muito enrijecido. É normal? Quanto tempo,em média, é necessário pra recuperar a movimentação? Posso ficar com sequelas? Me aconselha algum outro procedimento? Estou bastante preocupado. Fico muito grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, boa noite Juliano,
      Obrigada pelo comentário e elogio ao blog.
      É normal que depois da imobilização o dedo esteja duro, difícil de mexer e dolorido. Isso tende a melhorar ao longo dos dias/semanas com as sessões de fisioterapia, movimentações e exercícios. Você pode pedir algumas orientações de exercícios simples para seu fisioterapeuta e fazer em casa também para ajudar a sua reabilitação.
      Boa sorte, espero ter ajudado. Boa reabilitação. Qualquer dúvida estou à disposição.
      Atenciosamente.

      Excluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Olá Dra,
    Desde já queria agradecer-lhe pela atenção que está a ter ao ler o meu "pedido de ajuda". Tenho 15 anos e à três dias foi-me descoberto uma possivel fratura no 1º metacarpo. Tenho muito medo pois nunca tive uma lesão tão grave. Neste momento tenho apenas ligadura pois na quinta-feira dia 7 vou fazer o raio-x decisivo. Já me estive a informar e pelo que li na internet existem duas maneiras de se curar, a cirugia e o gesso.
    Como muito medrosa e um pouco bebé, queria perguntar-lhe as seguintes coisas:
    -É normal que eu sinta o meu dedo polegar como se estivesse a arder por dentro?
    -Qual dos 2 modos é menos doloroso e mais indicado para mim?
    -Como vai ser o pós-cirurgia?
    -Vou ficar com sequelas permanentes?

    Obrigado e agradecia resposta o mais rapidamente.

    Atenciosamente, Bárbara Oliveira

    ResponderExcluir
  24. Bom dia Babita,
    Obrigada pelo comentário no blog e sinto pela demora em responder.
    Espero que você esteja bem.
    Infelizmente não tenho como dizer qual o melhor procedimento para você. Quem fará isso é o médico após te examinar e ver seu raio x. Não tenha medo pois tanto no tratamento conservador (com gesso) quanto na cirurgia a recuperação tende a ser satisfatória, porém é muito importante que você faça fisioterapia para não ficar com sequelas. É normal sentir, dor, desconforto, inchaço e dificuldade para mexer os dedos no início da reabilitação mas isso vai desaparecendo aos poucos. O importante é fazer o tratamento corretamente.
    Espero ter ajudado. Qualquer dúvida estou à disposição.
    Atenciosamente

    ResponderExcluir
  25. Olá Dr. Beatryz Loscher Tive uma fratura do 4 metacarpo do dedo da mão direita,fiquei 30 dias com a tala,ja tem 5 dias que tirei,porém estou com dificudade de fexar a mão,sinto dor ao tentar fexar as mãos as juntas dos dedos ainda doe mutio sinto que ainda os dedos um pouco inchado por conta da imobilização,isso tudo é normal? Começo a fisioterapia em 2 dias. OBGD!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite,
      Obrigada pelo comentário no blog. Tudo o que você descreveu é normal e por isso é tão importante a fisioterapia. Durante as sessões você vai perceber a melhora na movimentação dos dedos, diminuição da dor e do inchaço e aumento da força. Espero ter ajudado. Qualquer dúvida estou à disposição. Boa reabilitação.
      Atenciosamente

      Excluir
  26. Bom dia. Tive uma fratura no 5 metacarpo do dedo da mão direita,o médico colocou uma tala.Preciso trabalhar no computador dentro de 12 dias.Posso retirar e trabalhar normalmente? Estou muito nervoso e preocupado, me ajude por favor. Obrigado, desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia.Tive uma fratura no 5 metacarpo do dedo da mão direita, o médico colocou uma tala.Preciso trabalhar no computador dentro de 12 dias.Posso retirar e trabalhar normalmente? Estou muito nervoso e preocupado, me ajude por favor.Obrigado, desde já.

      Excluir
    2. Boa tarde,
      Obrigada pelo comentário no blog e desculpe a demora em responder.
      Infelizmente não tenho como responder sua dúvida por não ter te examinado nem ter visto seu raio x. Quem pode autorizar a retirada da tala é o seu médico. Converse com ele sobre isso. A retirada precoce pode prejudicar a consolidação da fratura e sua recuperação, por isso é importante seguir as orientações médicas. E após a liberação médica realizar fisioterapia para recuperar a movimentação e a força da mão. Espero ter ajudado. Boa reabilitação.
      Qualquer dúvida estou à disposição.
      Atenciosamente

      Excluir
  27. oi, meu nome é Elizane, fraturei o 4 metacarpo da mão direita e que, segundo o médico, não necessitaria de uma cirurgia, após 20 dias de gesso o retirei e fiz um novo raio X no qual mostra está da mesma forma, fiquei preocupada pois achei que a consolidação seria mais rápida. Porém estou usando uma tala de gesso a qual posso retirá-la, estou fazendo isso uma vez por dia para movimentar meus dedos, sem fechar a mão por completo, somente as falanges por ter medo de perder os movimentos por completo. Minha dúvida é: Estou fazendo certo ou atrapalhando a consolidação do meu metacarpo, lembrando que não sinto dor ao flexionar somente as falanges. desde já agradeço a atenção e parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elizane,
      Obrigada pelo comentário no blog.
      Infelizmente sem te avaliar e ver seus exames de imagem fica difícil dar um parecer. O profissional mais indicado para você tirar essas dúvidas é o seu médico ortopedista pois é quem está te acompanhando. A consolidação óssea pode demorar um pouco mais mas é importante o acompanhamento médico para verificar a evolução da consolidação. Você pode movimentar os outros dedos para diminuir a sensação de rigidez e o desconforto por ficar com tala. E ainda deverá realizar fisioterapia para melhorar a mobilidade e força muscular. Boa reabilitação. Qualquer dúvida estou à disposição.
      Atenciosamente

      Excluir
    2. Obrigada, vc ajudou bastante... feliz ano de 2014!!

      Excluir
  28. olá Dr. Boa noite no 1 dia de janeiro fraturei o 4e5 metacarpos de imediato passei por um ortopedista que diagnosticou a fratura imobilizou meus dedos eantebraço e me encaminhou a um especialista em cirurgia de mão este porém me indicou a cirurgia e paraalinhamento dos ossos. mas a cirurgia só vai ocorrer após a liberação do meu convenio que deve ocorrer dentro de vinte dias só que sinto forte dor gostaria de saber se o tempo para a cirurgia ea dor são normal. desde de já meu muito obrigado..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, boa noite.
      Obrigada pelo comentário no blog.
      Infelizmente essa questão burocrática de convênio é muito complicada... Quanto a isso você deveria conversar com seu médico. Além disso, sem ver seu raio x e sem te avaliar não posso dar um parecer quanto a sua fratura. É comum sentir alguma dor mas isso não é algo agradável então seria bom que você conversasse com seu médico para prescrever alguma medicação analgésica (para aliviar a dor). Espero ter ajudado um pouco.
      Qualquer dúvida estou à disposição.
      Atenciosamente.

      Excluir
    2. muito obrigado Dr. pela atençã,vou falar com meu médico

      Excluir
  29. bom dia dra beatriz,
    fraturei o 4 e 5 metacarpos na ocasiao o medico receitou antinflamatorios por uma semana,e a imobilizaçao ,sendo que no dia da fratura o raio x revelou que os ossos porem quebrados permaneciam bem alinhados, 22 dias apos retirei o gesso e refiz o raio x e agora os ossos aparecem mais desalinhados q antes, estou preocupado pois ja conversei com alguns acidentados em comum e ouvi relatos de melhora sempre apos tres semanas, acho q o osso desalinhou devido a inflamaçao de tecidos porem me preocupa nao ter visto no raio x indicios de calo pra calcificaçao, apos o 2 raio x o medico recomendou mais 20 dias de gesso ,gostaria de saber o q fazer no casso de 6 semanas nao serem o bastante pra calcificaçao ja q soube q isso seria normal em 4 semanas se deveria rever meu tratamento, tambem me estranha a falta de dor nao sinto quase nenhuma apos duas semanas de gesso isso e bom ou ruim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Marcio,
      Obrigada pelo comentário no blog.
      Infelizmente não tenho como dar um parecer específico do seu caso por não ter visto seus exames de raio x nem ter te examinado. Em alguns casos pode ocorrer a necessidade de maior tempo de imobilização com gesso para consolidação da fratura e em outros casos pode haver a não consolidação óssea, condição chamada de pseudoartrose. O médico pode recomendar o tratamento cirúrgico, porém o importante é conversar com ele. Quanto a dor, nem todos os pacientes sentem, isso é subjetivo. O que é dor forte para um, pode ser fraco para outro, portanto não meça sua condição apenas pela falta de dor. Tive pacientes que referiam muita dor e outros mesmo durante a fisioterapia quase não se queixavam. E lembre-se que depois haverá necessidade de fisioterapia. Boa sorte. Boa reabilitação.
      Espero ter ajudado, mande notícias. Qualquer dúvida estou à disposição.
      Atenciosamente.

      Excluir
    2. obrigado pela resposta! agora apos 43 dias de gesso o retirei e realizei novo raio x q revelou pouca diferença do ultimo realizado, da pra perceber q o osso quebrado esta agora mais no lugar, porem quando mexo o dedo respectivo percebo tambem q o osso levanta onde eu achava q deveria estar o calo, minha medica disse q pelo tempo q estou com gesso ja deve ter calcificado mas sinto as partes se moverem , gostaria de saber se o calo e mole no inicio pois nao vi indicios de calcificaçao no raio x ?mas a doutora disse q isso se apresenta por uma leve escurecida na imagem da area no exame! ela me receitou antinflamatorios e 30 seçoes de fisioterapia! estou um pouco receoso pois passei em um concurso e nao sei como vai ser quando me chamarem pois as seçoes devem ir ate abril ! desde ja agradecido marcio

      Excluir
    3. Olá Marcio, a fisioterapia através dos recursos de eletrotermofototerapia pode ajudar a melhorar a sua condição quanto a consolidação óssea e a força muscular e movimentação dos dedos e mão. É importante que você siga as orientações de exercícios que forem propostos. O calo ósseo é uma neoformação óssea que faz parte do processo de consolidação da fratura e aparece no raio x como uma imagem sombreada ao redor da fratura, mas é muito difícil te explicar sem ter sua imagem como referência para avaliar. Espero ter ajudado. Boa reabilitação.
      Qualquer dúvida estou à disposição.
      Atenciosamente

      Excluir
  30. Olá boa tarde!!
    Fraturei a mão em um acidente de moto foi no dia 23 de setembro de 2013 na qual fraturei o 2,3 e 4.Não precisei de fazer cirugia hoje está fazendo 4 meses mais não consigo fechar a mão completamente e perdi a flexibilidade da mão gostaria de saber a respeito da Dra Beatriz se normal essa situação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde,
      Obrigada pelo comentário no blog.
      Vc não informou quanto tempo permaneceu com gesso, já que não fez cirurgia, e também não escreveu se fez ou está fazendo fisioterapia, porém essa é a parte mais importante da reabilitação e é extremamente importante que você faça fisioterapia para conseguir recuperar os movimentos e a força da mão, já que já faz 4 meses desde a fratura. É importante que você faça exercícios de mobilidade, alongamento e fortalecimento. Espero ter ajudado. Boa reabilitação.
      Qualquer dúvida estou à disposição.
      Atenciosamente

      Excluir
  31. fraturei o 4 metacarpo so que nao foi em uma posição diagonal como do raio x, foi de uma forma horizontal, passei 30 dias no gesso, nao fiz cirurgia, o medico falou que normalmente sao 3 meses para consolidação, ele nao me recomendou fisioterapia. Gostaria de saber em quanto tempo em media poderei retomar atividades normal, ja que ele falou que não posso fazer atividades que exijam esforço da minha mao ate que seja feita total consolidação. Aconteceu dia 21 de dezembro de 2013, fiz uma raio x dia 24 e ele me mostrou que esta se formando uma "coisa" ao redor ao local fraturado cujo nao lembro o nome, ele falou que ja esta se fazendo a reconstituição do osso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Renan,
      A linha de fratura pode acontecer em qualquer direção e o seu tratamento foi conservador, apenas com o uso de gesso, porém após tirar o gesso é extremamente importante a realização de sessões de fisioterapia para analgesia (redução da dor), redução de edema caso exista (inchaço), melhora da mobilidade (movimentação) dos dedos e força muscular. O tempo médio para consolidação óssea é em torno de 3 meses mas quem poderá te dizer quando você poderá retornar às suas atividades normais é o seu médico ou fisioterapeuta que te avaliaram e acompanham sua evolução. A "coisa" que você menciona é um calo ósseo que se forma no processo de consolidação do osso. Espero ter ajudado. Qualquer dúvida estou à disposição.
      Atenciosamente

      Excluir
  32. Boa noite, Dra Beatriz. Meu nome é Fábio e fraturei o 5o mtc num momento de stress, ao socar uma porta. Pesquisando na internet, li relatos de pacientes que tiveram o dedo mínimo puxado pelo ortopedista antes de engessarem a mão e o antebraço. Eu só fui engessado, sem puxão. Seria necessário ou depende do caso? Foi indicado a marcação de uma consulta após 15 dias de gesso.
    Atenciosamente,
    Fabio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Fabio,
      Obrigada pelo comentário no blog.
      O que você refere é quando o osso sai do lugar e o médico tem que tracionar para colocar no lugar e com isso engessar na posição certa para que a consolidação aconteça corretamente. Esse procedimento tem o nome de redução. Provavelmente no seu caso o osso não estava desviado e por isso não teve necessidade de reduzir. Não são todos os casos que precisam de redução, fique tranquilo. Você deverá retornar ao seu médico para acompanhar a sua evolução quanto a consolidação e depois que tirar o gesso deverá realizar sessões de fisioterapia.
      Espero ter ajudado. Qualquer duvida estou à disposição.
      Atenciosamente.

      Excluir
  33. Bom dia, Beatriz. Obrigado pela resposta. Ontem (3o dia de gesso e 5o após a fratura) um segundo ortopedista com quem me consultei pediu que o gesso fosse retirado e fez novas radiografias. Depois olhou minha mão e pediu que eu fizesse o movimento de abrir e fechar os dedos. E me disse quase a mesma coisa que você. Que como o dedo mín não se cruzava com o anelar e a mão não aparentava ter nenhum desvio ósseo grotesco poderia deixar do jeito como está. Disse tb que, de qq forma, não seria aconselhável a redução, pois a fratura já estar no 5o dia, já havia começado o processo de fibrose. A única diferença é que agora estou com uma luva de gesso que deixou só os dedos anelar e mín imobilizados, o que me deu uma maior autonomia. Minha dúvida é se o fato dos dedos médio e indicador estarem livres pode atrapalhar de alguma maneira a recuperação. A previsão do tempo de imobilização foi de 4 a 6 semanas, com um raio-x após um mês.
    Atenciosamente,
    Fabio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Fabio,
      Obrigada pelo comentário no blog. Fico contente que minha resposta tenha sido satisfatória e tenha sido parecida com a do seu ortopedista. Não tem nenhum problema você usar a luva. O fato de os outros dedos estarem livres não vai atrapalhar a consolidação óssea, só não vale abusar... O tempo médio de imobilização é esse mesmo e o raio x é feito para controle da consolidação. Depois da imobilização você deverá fazer fisioterapia.
      Espero ter ajudado. Boa sorte.
      Qualquer dúvida estou à disposição.
      Atenciosamente

      Excluir
    2. Muito obrigado pela atenção, Dra!

      Excluir
  34. Olá Dra, parabéns pelo blog!!! a minha dúvida é: fraturei a mão no serviço, e a fratura é igual a esse rx. dia 30/12/2013 troquei a tala pelo gesso, Passarei no ortopedista agora dia 12/02/2014. Quanto tempo mais eu terei que ficar sem trabalhar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Nelson,
      Obrigada pelo comentário no blog.
      Quem vai definir o tempo de afastamento é o seu médico. Converse com ele.
      Espero ter ajudado. Qualquer dúvida estou à disposição.
      Atenciosamente.

      Excluir
  35. Boa tarde Dra. Em 16/10/13 me acidentei no metro, e tive Fratura Interfalangeana + articulação no 5° dedo. Fui pra cirurgia em 31/10 , o Cirurgião quebrou novamente , amarrou com fio de Kirshner e colocou 47 parafusos externos e 1 fixador. A retirada dos parafusos foi feita 34 dias após a cirurgia e a frio....achei q morreria de dor, eles estavam aderidos demais. Fui liberada pra realizar TO (Terapia Ocupacional) para que o fio exteriorizasse sozinho, porém não aconteceu. Onde fraturou não mexo nem com a Minha TO forçando e muito, deu até hematoma na unha de tanto q ela forçou é claro com o meu consentimento. Pode ser que o fio esteja muito próximo a articulação impedindo o movimento? Dia 20/02/14 serei operada pra retirada do fio e espero muito mexer o dedo pois farei mais 10 sessões de TO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Lilian,
      Obrigada pelo comentário no blog.
      Em alguns casos pode acontecer de o fio atrapalhar o movimento articular e com isso ser necessária sua remoção. É importante que você continue fazendo TO para conseguir voltar a movimentar o dedo após a retirada do fio. Boa sorte na sua reabilitação.
      Qualquer dúvida estou à disposição.
      Atenciosamente

      Excluir
  36. Boa noite, Beatriz. Estou com a fratura do boxer (5o mtc), usando luva de gesso há 17 dias, apenas com os dedos anelar e mín imobilizados, até um pouco abaixo do cotovelo. Na última semana praticamente não usei a tipoia, mantendo livre o movim da artic do cotovelo. Não tenho sentido dor ou inchaço. Há algum risco em ignorar esse apoio de braço?
    Atenciosamente,
    Fabio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Fabio,
      Obrigada pelo comentário no blog.
      Infelizmente não posso dar uma resposta precisa sem ter te avaliado, mas como você refere que não está sentindo dor ou inchaço acredito não ter problema permanecer algum tempo sem a tipóia, até para que você possa movimentar a articulação do cotovelo e do ombro. Tente não deixar o braço muito tempo para baixo para evitar que inche.
      Espero ter ajudado. E não esqueça de após retirar a imobilização gessada iniciar as sessões de fisioterapia para recuperar a movimentação dos dedos e a força muscular.
      Boa reabilitação.
      Qualquer dúvida estou à disposição.
      Atenciosamente.

      Excluir
    2. Obrigado pela resposta. Após o carnaval voltarei ao ortopedista e marcarei a fisioterapia. Estou com a mão livre há 2 dias, mas nao estou forçando ainda. Sinto um pouco de dor em outras att da mão que a princípio nao têm nada a ver com a fratura. Isso é normal? Consequencia da imobilização?

      Atenciosamente,
      Fabio

      Excluir
  37. boa tarde,fiz uma cirurgia de 4º metacarpo da mao esquerda,ja tem 25 dias,posso tirar o a tala e substitui-la pela munhequera de mao,e da inicio a fisioterapia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite,
      Obrigada pelo comentário no blog.
      Infelizmente não tenho como te dar essa resposta sem tem te avaliado e visto seu raio X. Você deve perguntar isso ao seu médico pois é o profissional que te avaliou, operou e acompanha a evolução do seu quadro. Após a liberação médica para retirar a tala você poderá iniciar a fisioterapia. Boa reabilitação.
      Qualquer dúvida estou à disposição.
      Atenciosamente.

      Excluir
  38. Olá, fraturei o 4 e 5 metacarpos há cerca de 3 meses, quando estava no exterior sem acesso aos meus médicos de costume. Na ocasião a região foi imobilizada com uma ortese e talas nos dedos, e tratada com antinflamatorio arcoxia, aplicações diárias de gelo e suplemento de cálcio. Usei a imobilização por cerca de 1 mês. Já de volta ao Brasil, no raio-x mais recente a fratura aparece alinhada e consolidada, porém fiquei com uma pequena alteração nas juntas (com o punho fechado em soco, aqueles "montinhos" das juntas do 4 e 5 dedos ficaram para dentro, não ficam mais aparentes como nos outros dedos). A opinião do especialista é de que quanto a isso não há o que fazer, mas que os padrões de recuperação e mobilidade encontram-se normais. Fui encaminhada às 10 sessões de fisioterapia cobertas pelo plano.Após essas 10 sessões, é possível continuar o tratamento por conta própria obtendo resultados satisfatórios, caso eu nao possa arcar com fisioterapia particular? Seguindo o tratamento corretamente, eu terei restrições futuramente para prática de exercícios (artes marciais, boxe etc.)?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Priscilla,
      Obrigada pelo comentário no blog.
      Você pode continuar fazendo fisioterapia pelo convênio caso seu médico ache necessário (pois é necessário guia/encaminhamento) ou seguir as orientações de exercícios de seu fisioterapeuta em casa.
      Quem pode dar um parecer quanto à possíveis restrições para prática de artes marciais e até mesmo tempo de retorno é seu médico e seu fisioterapeuta que estão te acompanhando no momento. Infelizmente eu não tenho como te dar essa informação sem ter te avaliado.
      Espero ter ajudado. Qualquer dúvida estou à disposição. Boa reabilitação.
      Atenciosamente

      Excluir
  39. Olá! Boa Noite.
    Tive uma fratura no 2º metacarpo (dedo indicador) a uns quarenta dias. Porém a fratura não se consolidou, olhando o raio x tirado no dia da fratura e o de agora parece que nada mudou, estão muito semelhantes. O medico mandou fazer fisioterapia, mesmo com o osso não consolidado. Gostaria de saber se posso mesmo fazer fisioterapia, ou se é meio arriscado, visto a fratura não ter se consolidado.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Michael,
      Infelizmente não tenho como te dar essa resposta sem ter te avaliado e visto seu raio x.
      A fisioterapia é de extrema importância na reabilitação pós fratura e deve ser realizada para diminuir a dor e o inchaço e melhorar a movimentação e força dos dedos.
      Espero ter ajudado. Boa reabilitação.
      Qualquer dúvida estou à disposição.

      Excluir
  40. Dra. Beatriz estou com problemas de meta carpo, sinto minhas mãos dormentes,o médico disse que tenho que operar, mas existe algum tratamento ou fisioterapia para esse problema doutora, por favor me ajude, pois ando muito nervosa com esse problema, sinto dores e minha mão direita principalmente estou perdendo o tato, nunca tive fratura alguma. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite,
      Infelizmente não tenho como te dar uma resposta precisa apenas com base no seu relato, pois é muito vago. Por acaso seu médico deu um diagnóstico para seu problema? Apenas com sua queixa, pode ser Síndrome do Túnel do Carpo, uma condição inflamatória que causa dor, formigamento/dormência e perda de força na mão. Pode ser indicado tratamento cirúrgico e/ou conservador (fisioterapia).
      A fisioterapia pode ajudar em muitos casos, aliviando dores e melhorando a condição de uma articulação através de exercícios de alongamento e de reforço muscular, além de orientações para proteção articular.
      O ideal é que você converse com seu médico para esclarecer melhor seu problema.
      Boa sorte. Espero ter ajudado. Qualquer dúvida estou à disposição.
      Atennciosamente

      Excluir
  41. Bom dia Dr Beatriz,
    ha 1 semana tive uma fratura no 4 metacarpo como na imagem acima. Na ultima sexta fui operado e colocaram 2 pinos. Como sou atleta o medico disse que poderia voltar a treinar depois de 3 semanas. Apos quantas semanas da cirurgia eh recomendavel a comecar c a fisioterapia?

    obrigado Leonardo

    ResponderExcluir
  42. Boa noite. Fraturei o metacarpo 4 e 5, fiz cirurgia e daqui a um mês retiro o gesso. Sempre tomei muito leite (+ ou - 1 litro por dia) e também estou descansando muito. Em quanto tempo posso voltar a fazer musculação tomando todos os cuidados???? Desde já, grato....

    ResponderExcluir
  43. Bom Dia Dra
    Sofri a msm fratura(fratur do quinto metacarpo,mão direita) a algum tempo.Fiquei 15 dias c tala e mais 1 mês de gesso e anteontem,o ortopedista responsável disse q o osso já havia se consolidado mas,ainda sinto a msm dor intensa no local,como se nada tivesse mudado
    1-Mas,o ort responsável disse q isto é "normal" e q passará em algumas semanas,recomendando apenas q eu ficasse com o local em água morna/quente por 15 min 4x ao dia,nem fisioterapia,recomendou...
    Isto me causou certa insegurança,é NORMAL Q EU SINTA TANTAS DORES NO LOCAL,msm com o osso "consolidado e q esteja ok",segundo o médico?
    Estou um tanto inseguro e gostaria de seu parecer,desde já,agradeço
    Erik

    ResponderExcluir
  44. Dra. Boa Tarde.
    fraturei o 4º e 5º metacarpo lutando, tive que fazer cirurgia e colocar placas e pinos e estou com a tala imobilizadora, o medico já falou que terei que fazer 15 sessões de fisioterapia, como luto gostaria de saber se minha mão ficara mais fraca ou propicia a novas fraturas por causa das placas e pinos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite,
      Obrigada pelo comentário no blog.
      Em primeiro lugar o número de sessões pode variar bastante. Não há um número fixo, pode ser menos ou mais. A quantidade de sessões vai depender da sua condição atual e da sua resposta durante a reabilitação. Em segundo lugar é muito recente predizer se e quando você poderá voltar para as lutas (até por não ter te avaliado nem visto seu raio x), porém por ser uma atividade de contato deve-se tomar mais cuidado no retorno. É importante que você siga e obedeça as orientações de seu fisioterapeuta e converse com ele sobre seu retorno à atividade esportiva.
      Espero ter ajudado. Boa reabilitação.
      Qualquer dúvida estou à disposição.
      Atenciosamente

      Excluir
  45. oi boa noite,tive uma fratura leve no dedo polega e machuquei o punho fiquei tres mes com gesso depois retirada do gesso meus dedos ficou duro já fis dez sessões de fisioterapia mais continua duros eu ja não sei mais oq eu faço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite,
      Infelizmente sem te avaliar não tenho como dar um parecer preciso, porém em muitos casos há necessidade de fazer mais sessões de fisioterapia. Não há um número fixo de sessões, isso pode varia de caso a caso. É importante que você continue com a fisioterapia para melhorar a movimentação dos dedos e a força.

      Excluir
  46. Olá boa noite, tive uma fratura idêntica à essa, mais engessaram em baixo e em cima botaram tala e meus dedos ficar pra fora e consigo mecher ele. Tem algum problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite,
      Obrigada pelo comentário no blog.
      Infelizmente sem te avaliar não tenho como dar um parecer. O ideal é que você converse com seu médico e esclareça suas dúvidas e após retirar a tala realize sessões de fisioterapia para melhorar os movimentos e recuperar a força.
      Espero ter ajudado. Boa reabilitação.
      Qualquer dúvida estou à disposição.
      Atenciosamente

      Excluir
  47. boa tarde eu tive uma fratura na 2 falange proximal próximo a articulação fiz cirurgia mas o medico disse q poderia haver sequelas e eu não flexionaria meu dedo novamente ai fiquei com medo mas eu consigo mover um pouco do meu dedo mas n tento mover muito por que faz uma semana da cirurgia então eu não forço pra não prejudicar na calcificação, sei q vc não pode dzr muito pois precisaria de um exame mas com quanto tempo pos cirurgia eu devo fazer fisioterapia e quanto custa em media uma seção de fisioterapia? e se o medico do sus pode emcaminhar para um fisioterapeuta do sus?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite,
      Vc deve conversar com seu médico quanto a iniciar as sessões de fisioterapia e/ou terapia ocupacional. É ele quem deve fazer o encaminhamento para a fisioterapia (pode ser pelo SUS sim, mas nesse caso pode demorar...Uma sessão de fisioterapia particular pode custar entre 70 e 150 reais na média). Em alguns casos a fisioterapia é inciada nos primeiros dias após a cirurgia para ajudar a diminuir a dor, o edema e melhorar a cicatrização e a movimentação. Não há um número fixo de sessões para fazer, vai depender da sua recuperação/evolução, porém é de extrema importância que você faça fisio ou terapia ocupacional.
      Espero ter ajudado. Boa reabilitação. Qualquer dúvida estou à disposição.
      Atenciosamente

      Excluir
  48. Boa tarde eu tive uma fratura no quinto metatarso da mão direita, osso quebrou e lascou ficando um pouco elevado, o médico falou para o osso votar ao normal teria que colocar para segura ele na posição original, mas se não fizesse a cirurgia não iria atrapalhar o movimentos das mão. Então ele colocou o gesso, ele falou que o osso iria se regenerar assim. Eu fiquei com o gesso durante um mês, retirai e o médico falou que tinha colado. Mas a região da fratura esta um pouco inchado e doendo e os dedos estão duros especialmente o dedo mindinho e não consigo fechar a mão. Minha pergunta e será que realmente colou! pois o osso não só quebrou como também lascou e levantou e ficou um pequeno espaço entre a parte lascada e a principal do osso, o médico falou que o osso preenche entre as duas extremidades, será q isso aconteceu pois a região está muito dolorida!

    ResponderExcluir
  49. Boa tarde.
    Tive uma fratura parecida com essa no quarto metacarpo e que apresentava desvio. Passei por três médicos e ficaram em dúvida sobre a necessidade de cirurgia. Hoje, quinze dias após a fratura, decidiram que a cirurgia não é necessária e me recomendaram, mais 3 semanas de gesso.
    Entretanto, ainda existe uma leve elevação na mão (onde houve o desvio) e meu dedo não está alinhado com os outros.
    Gostaria de saber se com o gesso e/ou a fisioterapia o osso corrige o desvio e, principalmente, se meu dedo voltará ao normal e terei todos os movimentos recuperados.
    Desde já, muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite,
      Obrigada pelo comentário no blog.
      Infelizmente não tenho como te dar uma informação precisa sem te avaliar. Em alguns casos o tratamento cirúrgico é indicado, em outros, o tratamento conservador (com imobilização gessada).O gesso é utilizado para que o osso consolide e a fisioterapia deve ser realizada após a retirada do gesso para que você consiga melhorar a dor e a função da mão.
      Espero ter ajudado. Boa reabilitação.
      Qualquer dúvida estou à disposição.
      Atenciosamente.

      Excluir
  50. boa noite eu tive uma fratura parecida na mao esquerda no 1 dedo indicador e a fratura acabou quebrando uma lasquinha do osso da pra ver no raio x o medico colocou uma tala de gesso so em cima e no dedo en volta doutora ele me deu 15 dias de atestado mais sinto minha mao muito inchada os outros dedos e ate o punho esta doendo oq posso fazer por favor me ajude.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Wellington,
      Obrigada pelo comentário no blog.
      Infelizmente não tenho muito como te ajudar apenas com seu relato, sem ter te avaliado e visto seu raio x.
      Você pode retornar no seu médico e conversar com ele a respeito dos sintomas (dor, inchaço, necessidade de remédio) e até mesmo em relação ao afastamento. Talvez seja necessário mais tempo para que você se recupere e após a retirada da imobilização é necessário realizar fisioterapia para melhorar a dor, diminuir o inchaço e recuperar os movimentos e a força da mão.
      Espero ter te ajudado. Boa reabilitação.
      Qualquer dúvida estou à disposição.
      Atenciosamente.

      Excluir
  51. Ola Beatriz! Em primeiro lugar gostaria d lhe da os parabéns por ser tão atenciosa cm todos...Meu nome é Fernanda,fiz uma cirurgia dia 13/06/14 de estetica,encurtamento do segundo dedo do pé,q era bem maior q o dedão,retirei tbm alguns calinhos d cima dos dedo..foi posto parafuso pino em cima do pé no segundo e terceiro,para o encurtamento dos mesmos e tbm o dr diminuiu na junta no proprio dedo e pos uns fio p dexa retos,q eram meio em garras curvados. A duvida é q ainda estão inchados,dói tbm,estão duros e do pé direito ficou erguido apenas o segndo dedo e meio virado p lado. O dr falou q vai baixar..será?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Fernanda,
      Obrigada pelo elogio e comentário no blog.
      Infelizmente não tenho como dar uma resposta precisa sem ter te avaliado antes e após a intervenção cirúrgica. É normal que após uma intervenção cirúrgica ou imobilização a região fique inchada, dolorida, dura, com dificuldade de movimentação. Por isso, acredito que seja necessário realizar sessões de fisioterapia para diminuir a dor, o inchaço e melhorar os movimentos dos dedos.
      Espero ter ajudado. Qualquer dúvida estou à disposição. Boa reabilitação.
      Atenciosamente.

      Excluir
  52. Ola Beatriz!!! Minha namorada fraturou o quarto metacarpo apos ter sido atropelada por uma moto no dia 05/09/14.
    Inicialmente ela recebeu o diagnostico incorreto de luxação da mão esquerda, tendo sido imobilizada somente com uma tala de gesso. Nessa imobilização a deixarão com os dedos para fora do gesso e solicitarão que os movimenta se para desinchar a mão.
    Passado dois dias, a mesma procurou uma clinica ortopédica, pois estranhou que a dor na mão esquerda permaneceu intensa e com muita dificuldade em flexionar os dedos.
    Nesta clinica foram realizadas novas radiografias aonde foi constatado uma fratura do quarto metacarpo da mão esquerda. Posteriormente, ela teve sua mão imobilizada com uma tala de gesso, e após sete dias o medico solicitou a retirada do gesso e a realização de novas radiografias. Apos o médico ter detectado a não evolução do tratamento solicitou a imobilização do antebraço com gesso.
    Devido a este gesso estar apertando demasiadamente os dedos de sua mão, no dia seguinte retornou a clinica. Desta vez foi colocada uma tala de gesso da mão ao antebraço, mantendo a mão esquerda curvada.
    Gostaria de saber se é correto manter a mão neste posicionamento (Curvada)?Pois a mesma tem sentido os dedos adormecerem, ficarem gelados, bem como a mão e o antebraço.
    Esta correto ficar retirando o gesso para realizar radiografias a cada sete dias?

    ResponderExcluir
  53. Boa noite,
    Obrigada pelo comentário no blog.
    Infelizmente não tenho como dar uma informação precisa sem ter avaliado os exames de imagem e examinado a paciente. A imobilização com gesso deve ficar firme e não apertada a ponto de deixar os dedos adormecidos ou gelados. Nesse caso, é bom conversar com o médico e talvez seja necessário trocar o gesso; porém para a realização do exame de Raio X não há necessidade de retirar/ trocar o gesso semanalmente. Após a retirada do gesso deve-se realizar fisioterapia para diminuir a dor e melhorar a movimentação e força dos dedos.
    Espero ter ajudado. Qualquer dúvida estou à disposição.
    Atenciosamente.

    ResponderExcluir
  54. Bom dia doutora eu fraturei o 4 e 5 metacarpo da mao direita e passei por cirurgia,foi colocado uma tala de gesso na minha mao ate o braço e posto ataduras para imibilização,mais quando me mexo as vezes sinto os ossoss estalarem,tenho medo de ter quebrado a placa o ter se soltado os pinos q foram colocados,há perigo? Quanto tempo levarei para o osso colar? E como acontece essa colagem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Maurício,
      Obrigada pelo comentário no blog.
      Normalmente uma fratura demora em média 3 meses para consolidar e a reabilitação de lesões nas mãos pode até ser um pouquinho mais demorada em virtude da movimentação fina dos dedos. Além disso cada pessoa tem uma recuperação distinta.
      A consolidação óssea é um processo biológico complexo que envolve as células com várias etapas e portanto um tanto demorado. O calo ósseo é uma neoformação óssea que faz parte do processo de consolidação da fratura e aparece no raio x como uma imagem sombreada ao redor da fratura.
      Espero ter ajudado. Qualquer dúvida entre em contato.
      Atenciosamente.

      Excluir
    2. Obrig doutora ajudou me muito,queria tirar so mais duas duvidas
      1: e normal eu sentir estralarem os ossos da minha mao ao qual foi abalada com a quebra do 4 e 5 metacarpos(obs:ainda estou com a tala de gesso)

      2: se eu tenho 3 meses p meus ossos colarem,porque dia 29 de outubro agora menos de 2 meses o medico mandou eu voltar pra retirada de 15 d +RT+CUR+TL? O que significa isso?

      Excluir
  55. Boa noite Beatriz. Fraturei o quarto metacarpo há 21 dias e, desde então, estou com a mão e o antebraço imobilizados com uma tala de gesso. Passei com o ortopedista responsável pelo meu tratamento na última terça-feira 23.09 e, ele me pediu para retornar a clínica em 15 dias. Qual o prazo limite para uma pessoa permanecer com a mão imobilizada em caso de fratura(s) de metacarpo(s)? Quantas sessões de fisioterapia normalmente são recomendadas após a retirada da tala de gesso? Qual o tempo médio de tratamento para recuperação dos movimentos e da força muscular? Uma pessoa pode ter alta médica assim que retirar o gesso e voltar a trabalhar normalmente? Ou deve fazer algumas sessões de fisioterapia antes de retornar ao trabalho? No aguardo. Grata, Daniela G.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Daniela,
      Obrigada pelo comentário no blog.
      Infelizmente não tenho como precisar o tempo que você ficará com gesso. Quem vai avaliar isso é o médico que está te acompanhando através das radiografias. Normalmente pode-se permanecer com a imobilização por 1 a 3 meses dependendo do tipo de fratura, do local da fratura, da evolução do processo de consolidação, entre outros... Não há número mágico de sessões de fisioterapia... Um bom profissional vai te avaliar e traçar um plano de tratamento especifico que pode variar de algumas semanas a meses dependendo de muitos fatores envolvidos e até mesmo do seu empenho em relação às orientações e exercícios que serão propostos pelo profissional, porém na média em torno de 2 a 3 meses de reabilitação são suficientes. Sempre indico fisioterapia pois após retirar a imobilização pode-se sentir dor, dificuldade nos movimentos e fraqueza que melhoram com a realização da fisioterapia. Quanto a retorno ao trabalho você deve conversar com seu médico pois isso envolve outras questões como o tipo de trabalho que você exerce.
      Espero ter ajudado. Boa reabilitação.
      Qualquer dúvida estou à disposição.

      Excluir
  56. Quebrei o quarto metacarpo há dois anos, já está consolidado, ficou um calo ósseo que me incomoda, acredito que a cirurgia seja a solução. ,O que você me indica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite,
      Obrigada pelo comentário no blog.
      Acredito que você deve procurar um ortopedista para avaliação do quadro. Ele é o profissional que pode indicar alguma possível intervenção caso haja necessidade.
      Boa sorte.
      Atenciosamente

      Excluir
  57. Bom dia doutora, no final de abril fraturei o quarto metacarpo da mão esquerda e infelizmente demorei 2 semanas para ir ao médico.
    Foi constado uma fratura com aumento das partes moles mas sem prejudicar a estrutura óssea.
    Fiquei com a tala por 15 dias e quando retirei fui instruído à terapia ocupacional, que fiz até ter força novamente e não sentir mais dores.
    O problema é que a cabeça do meu metacarpo ficou menor do que era antes e o calo ósseo bem definido, em cima dele a veia também ficou mais definida. O médico me aconselhou a fazer fisioterapia para reduzir o calo, mesmo que tenha se passado 3 meses desde que retirei a tala.
    Estou com muito medo de precisar fazer uma cirurgia para que eu possa voltar a lutar, você poderia por favor dar uma olhada no raio x e me dizer o que acha?
    https://imagizer.imageshack.us/v2/399x709q90/908/lTCIJk.jpg
    https://imagizer.imageshack.us/v2/399x709q90/537/ikyV0u.jpg

    ResponderExcluir
  58. Obrig doutora ajudou me muito,queria tirar so mais duas duvidas
    1: e normal eu sentir estralarem os ossos da minha mao ao qual foi abalada com a quebra do 4 e 5 metacarpos(obs:ainda estou com a tala de gesso)

    2: se eu tenho 3 meses p meus ossos colarem,porque dia 29 de outubro agora menos de 2 meses o medico mandou eu voltar pra retirada de 15 d +RT+CUR+TL? O que significa isso?

    ResponderExcluir
  59. Boa tarde, eu tive a mesma fratura( na verdade trincou ), quando fui ao médico ele não viu pelo raio-x que tinha trincado, após uns vinte e poucos dias, fui a outro médico que notificou mas disse que não era mais necessário engessar pois já tinha cauterizado e que era para esperar mais dois meses sem fazer força com a mão.
    Já se passaram 3 meses e ainda quando uso força, minha mão dói muito, o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  60. Nossa doutora toda pessoa que fratura o metacarpo tem que realizar cirurgia? Nao vejo ninguem dizer que ficou bem sem cirurgia tanto em redes socias entre outros...fraturei o quinto metacarpo faz uma semana meeu osso ficou parecendo um V de 2mm de espaço entre uma extremidade e outra...ja estou ate perdendo a esperança de que o osso se junte por si só.
    Nao ouve desvio algum so o osso se abriu...

    ResponderExcluir
  61. Boa tarde doutora.
    Fratureu o 4 metacarpo da mão esquerda a 3 meses e faz duas semanas q tirei a tala, Tirei o raio x e notei q o osso fraturado calcificou pela metade mas também acabou se unindo ao outro osso, Posso faser uma cirurgia para separalos. Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  62. Bom dia Drª. Beatriz.

    Minha esposa fraturou a falange proximal do dedo médio da mão direita tendo então que ser colocados dois pequenos pinos ou parafusos, pois a fratura foi na diagonal.
    A minha dúvida é. Pelo fato de ter unido as partes da falange isso ajuda na calcificação ou acelera o processo, ou não o período de calcificação é o mesmo que sem a fixação dos pinos?

    Blog muito interessante.
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  63. Boa tarde Dr Beatriz Loscher.
    fraturei o 4 ° metacarpo da mão direita no dia 6 de fevereiro, no dia de hoje devido o calor insuportável resolvi tirar por conta a luva de gesso. Minha pergunta é devo retornar ao medico devido a ter que ficar 30 dias com o gesso sera que isso pode me gerar algum problema, mão não esta mais com edema nem sinto dor nos primeiros momentos sem o gesso parecia que os dedos estavam bem duros porem ajudando com a outra mão ja voltaram ao normal porem tenho medo de tentar fechar bem a mão com força e não estar bem cicatrizada bem ainda, sera que pode ter ocorrido uma cura tão rapida

    ResponderExcluir
  64. Dra Beatriz, boa tarde!

    Na virada do ano novo, fui vítima de uma "bala perdida".
    A mesma acertou minha mão, fraturando o 2° metacarpo, o projétil ficou alojado mais ou menos no dedo do meio, mas no meio da mão.
    Fiz a cirurgia para a retirada de projétil apenas e fiquei 35 dias engessada.
    Agora que tirei o gesso, estou aguardando para começar a fisioterapia, porém o dedo fraturado está bem duro, não consigo fechar a mão, consigo esticar os dedos, mas o dedo fraturado parece que está menor pq não consigo esticar, já faz 13 dias que tirei o gesso e estou fazendo exercícios em casa... Mas o médico disse que se o dedo não "esticar" seria feito uma nova cirurgia...
    Sinto dores e muita queimação na mão.... É normal?

    ResponderExcluir
  65. Dra Beatriz, bom dia.

    Estou com uma fratura parecida com essa do raio X, fiquei 42 dias de tala e o médico me pediu pra mim começa a fecha a mão em casa e passou 10 sessão de fisioterapia estou fazendo todos os dias, já fiz 4 sessão de fisioterapia mas a fisioterapeuta não esta fazendo exercício apenas Gelo e Laser. queria saber se é normal fazer só essa sessão e só falta mais 6 sessão e ainda não consigo fecha a mão. :/ Preciso muito começa a fecha a mão

    ResponderExcluir
  66. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  67. Boa noite Dr...tenho uma fratura identica a foto, tratei 1 semana de tala e 3 semanas de gesso, tirei raio x e a imagem mostra a fratura praticamente do mesmo jeito. Pergunto se é normal e a calcificação inicial pouco aparece no raio x, ou seria uma fraca calcificação e a indicação de iniciar outro procedimento? Obs: ainda não levei ao medico ver, será feito na segunda fiera 2 de março 2015.

    ResponderExcluir
  68. Bom dia doutora fiz cirurgia de antebraço a 18 dias e ontem tirei os pontos e o meu medico pediu para que usase um imolizador de farmácia pois tava bem só ter cuidados para não atrapalha a consolidação do osso minha duvida é só que sinto meu braço pesado quando tiro ele do imobilisador e meus moventos bem restritos ainda não dobro meu polega porém ele funciona o médico falou que foi o machucado da fratura..

    ResponderExcluir
  69. Bom dia doutora fiz cirurgia de antebraço a 18 dias e ontem tirei os pontos e o meu medico pediu para que usase um imolizador de farmácia pois tava bem só ter cuidados para não atrapalha a consolidação do osso minha duvida é só que sinto meu braço pesado quando tiro ele do imobilisador e meus moventos bem restritos ainda não dobro meu polega porém ele funciona o médico falou que foi o machucado da fratura..

    ResponderExcluir
  70. RODRIGO. Fraturei o quarto metacarpo. Instalaram três arames dentro do metacarpo onde ambos ficaram com as pontas expostas para facilitar a retirada após 30 dias. Metade desse prazo já decorreu mas o inchaço continua isso é normal ?

    ResponderExcluir
  71. Boa tarde doutora!
    Dei uma queda e fraturei o meu braço,no dia 24 de fev.2014 colocaram gesso no hospital, estive 4 dias para ser operada, tinha que colocar uma prótese, mas não podia ser por não havia vaga, acabei por sair de lá revoltada, ainda estou com gesso, não fiz operação... Quanto tempo levo com gesso?, Eu nem trabalho, nem tenho seguro. Como faço agora, mas também não quero ser operada nem voltar ao hospital

    ResponderExcluir
  72. Ola Doutora
    Fiz uma cirurgia no 3 dedo da mão devido a uma fratura exposta causada por disparo de arma de fogo e foi feito enxerto osseo e reconstituicao dos ligamentos ja fazem quase 3 meses da cirurgia e o osso ainda n teve muita mudanca fiquei 46 dias usando os fios logo em seguida fui liberado para fisioterapia ( fis 18 sessoes ate o momento) o medico disse que posso continuar fazendo a fisioterapia e disse que pode ser que esteja evoluindo para uma pseudoartrose e talvez terei q fazer uma nova cirurgia para colocar uma placa mais é pra eu continuar fazendo a fisioterapia pra ganhar o maximo de movimento e de repente mais pra frente fazer uma cirurgia para colocar uma protese.Ainda sinto o dedo bem duro e sinto pouca dor a cicatriz ja esta boa.Gostaria de saber se o processo é assim mesmo bem demorado e se eu tenho chances de recuperar os movimentos e se tem algum procedimento mais sofisticado que eu posso estar buscando faco a fisioterapia na clinica de mao do hospital da policia em belo horizonte.Como faco pra envia foto do raio x pra senhora
    um abraco!!

    ResponderExcluir
  73. doutora acho que fraturei o quinto metacarpo a 4 anos,mas não fui ao médico e recentemente bati de novo essa região e tá doendo,pode haver alguma complicação grave?

    ResponderExcluir
  74. Boa noite doutora fiz um cirurgia do quarto metacarpo dia 20/03/15 foi colocado um fil kirshner o osso está quebrado em dois lugares e não estão alinhados , como o osso vai se regenerar sem esta alinhado ou é normal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite,
      Obrigada pelo comentário no blog.
      Infelizmente sem ver o raio x fica inviável dar um parecer quanto a consolidação óssea. O fio é usado para alinhar o osso e assim ser possível o processo de consolidação óssea (união entre as partes).
      Espero ter ajudado.
      Atenciosamente.

      Excluir
  75. Fiz cirurgia fratura no 4 metacarpo, onde foi colocada placa e 6 parafusos. Ha 15 dias iniciei fisioterapia, porém, ando sentindo incômodo na palma da mão em dois locais, pode ser o contato do parafuso, pois dói o tempo todo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite,
      Obrigada pelo comentário no blog.
      É normal sentir dor e dificuldade na movimentação no início da fisioterapia, por isso é importante o acompanhamento de um profissional habilitado a avaliar seu quadro e orientar corretamente os exercícios a serem feitos para uma melhor reabilitação. Algumas técnicas ajudam a diminuir a dor, porém se a dor for muito intensa e persistente o ideal é retornar ao médico para uma nova avaliação.
      Espero ter ajudado.
      Atenciosamente.

      Excluir
  76. Boa noite Dra. Em novembro do ano passado meu esposo sofreu um acidente de trabalho na máquina de moer carne, afetando seu dedo indicador esquerdo. Realizado raio x onde constatou fratura na falange medial e distal. Então o médico orientou ele ficar 3 meses com tala, pois gesso não seria possível devido ao grau dos ferimentos. Em fevereiro realizou outro raio x onde apresentou consolidação das fraturas. Após isso, desde 20 de fevereiro ele está fazendo fisioterapia 3x na semana. Essa semana fez outro raio x para apresentar na perícia médica onde o mesmo constatou Fratura na falange distal do II quiradactilo esquerdo associado a edema de partes moles. Bom, diante dos fatos gostaria de uma segunda opinião quanto ao que devemos proceder a partir de agora.....seguir as fiaiotetapias ou colocar gesso? Desde já, obrigada pela ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite,
      Obrigada pelo comentário no blog.
      Infelizmente sem uma avaliação fisioterapêutica e sem ver o Raio X não é possível dar um parecer. O que o perito viu foi a fratura do segundo dedo, porém há de se saber se a fratura está consolidada e como está a função (mobilidade e força) do dedos e mão. O ideal é retornar ao médico para tirar as dúvidas e saber como proceder da melhor forma.
      Espero ter ajudado.
      Atenciosamente.

      Excluir
  77. Bom dia doutora,
    Quebrei o segundo metacarpo geralmente esse osso demora quanto tempo para colar?
    Obs: não sinto dor na mão e consigo fazer um leve movento pra cima e sinto que ele ta recuperando a força(sei que não posso fazer esforco pois tem um mês que quebrei ele), parabéns pelo blog e se puder me responder ficarei imensamente grato (tomara que não precise de placa com parafuso ou haste de metal dentro do osso rsrsrs).

    Me chamo Fabiano e tenho 28 anos, Espírito Santo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Fabiano,
      Obrigada pelo comentário no blog e desculpe a demora em responder.
      Normalmente, em média, um osso leva em torno de 3 meses para consolidar, mas esse tempo pode ser maior ou menor dependendo de vários fatores, como qual osso, o tamanho e o tipo de fratura entre outros... Mas não é apenas com a consolidação óssea que você deve se preocupar, mas sim com todas as outras estruturas envolvidas nesse trauma, como músculos, ligamentos e tendões, que sofrem e também precisam se recuperar (melhorar a dor, diminuir inchaço, melhorar a movimentação e a força). Por isso a importância de fazer um acompanhamento com um profissional habilitado (fisio ou TO nesse caso).
      Espero ter ajudado.
      Boa reabilitação. Qualquer dúvida estou à disposição.
      Atenciosamente.

      Excluir
  78. Meu nome é daniel 20 anos, sofri uma luxação exposta da segunda junta(ponta do dedo sentido ombro) do terceiro dedo da mao direita, o osso saiu intacto pra fora da pele, o ortopedista, reduziu no lugar denovo e costurou aonde o osso saiu, imobilizou, 20 dias apos tirei os pontos, e o ortopedista dobrou meu dedo e disse pra eu fazer isso em casa todos os dias ou ele nunca mais tera movimento, Mas tenho duvidas do procedimento pois DOi horrores e ta muito inchado, tenho medo de estar inflamado por dentro e de o procedimento nao ser correto, devo procurar outro ortopedista, ou uma fisioterapeuta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Daniel,
      Obrigada pelo comentário no blog e desculpe a demora em responder.
      Acredito que o melhor seja você procurar um fisioterapeuta ou terapeuta ocupacional pois este profissional poderá realizar uma avaliação da sua condição e indicar os melhores exercícios e supervisionar a execução para que você não se machuque. É normal ter dor e dificuldade no começo, mas isso tende a diminuir e melhorar.
      Espero ter ajudado.
      Boa reabilitação e qualquer dúvida estou à disposição.
      Atenciosamente.

      Excluir
  79. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  80. Fraturei o 2, 3 e 4 metacarpos da mão esquerda. Fiquei imobilizado com uma tala por 5 semanas. Feito novo raio X, as fratura estão em processo de consolidação. Após isso, o ortopedista, encaminhou para fazer fisioterapia (20 sessões) uma vez que os dedos estão muito duros devido a imobilização. Amanhã será a segunda sessão de fisio, ocorre que meus dedos estão muito duros, não consigo fechar minhão mão, e ainda está um pouco inchada. Por isso estou preocupado. Gostaria de saber se á normal ficar com os movimentos da mão assim, com os dedos duros sem conseguir fechar e inchados? Corre o risco de eu perder os movimentos nos dedos? Quanto tempo de recuperação? Muito grato!

    ResponderExcluir
  81. Dra Beatriz, fraturei o 5º, 4º e 3º metacarpo da mão esquerda no dia 01/08. Em 03/08 foi instalado 3 hastes que os médicos chamam de "fio ten" - mas não achei este termo na Internet. Qual seria seu nome correto?

    Quanto tempo ficarei com estes fios? (Detalhe que no acidente vi que meu dedo maior (3) ficou muito torto.) Estou há somente 10 dias e dói demais. É MUITO incômodo.... Parece que estou "crucificado", com as palmas das mãos PREGADAS.... Sinto meus tendões, nervos e ligamentos repuxados.... às vezes sinto umas ondas de choque, tensão e magnetismo.... Coisa de louco....

    Não suportarei essa tortura por muito tempo....

    Fisioterapia me aliviaria? Sessões de ultrassom...? Fisioterapia poderia me ajudar enquanto estou com esses fios instalados?

    Muito obrigado

    ResponderExcluir
  82. Bom dia
    Dr aconteceu 1 acidente de bike so sportista de mtb na modalidade de Downhill e no acidente tive 1 fratura na tibia e fibula abaixo do meio da tibia uns 6 cm a cirurgia foi uma placa de 7 so q hoje faz 3 mes e a marca do quebrado mosta muito nao ouve mudanças q calcificação e nem sinais de calo ósseo e as vez eu sinto mexer muito de leve tbm to tomando suprimento de vitamina D Prosso e calcitran d3 mais mesmo assim nao estamos vendo resultado sera oq pode estar acontecendo q nao estar avendo resultados? pq era pelo menos para mostra 1 pouco de melhoras e minha dieta em muita leite ',queijo iougute varios produtos ricos em calcio e vitamina D meu repouso praticamente total e nao vejo melhoras e to com medo Dr mim ajude em alguma orientação por favor obrigado bom dia .

    ResponderExcluir
  83. Bom dia
    Dr aconteceu 1 acidente de bike so sportista de mtb na modalidade de Downhill e no acidente tive 1 fratura na tibia e fibula abaixo do meio da tibia uns 6 cm a cirurgia foi uma placa de 7 so q hoje faz 3 mes e a marca do quebrado mosta muito nao ouve mudanças q calcificação e nem sinais de calo ósseo e as vez eu sinto mexer muito de leve tbm to tomando suprimento de vitamina D Prosso e calcitran d3 mais mesmo assim nao estamos vendo resultado sera oq pode estar acontecendo q nao estar avendo resultados? pq era pelo menos para mostra 1 pouco de melhoras e minha dieta em muita leite ',queijo iougute varios produtos ricos em calcio e vitamina D meu repouso praticamente total e nao vejo melhoras e to com medo Dr mim ajude em alguma orientação por favor obrigado bom dia .

    ResponderExcluir
  84. meu nome e Erika. quebrei o 4 matacarpo da mao direita ,. fiquei na tala 40 dias . sinto muita dor na mao y no pulso totalmente sem força. quanto tempo leva pra recuprar a lesao .sinto muita dor ao movimentar os dedos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Erika,
      Obrigada pelo comentário no blog.
      É normal que após a imobilização haja desconforto e dificuldade para movimentar os dedos e a mão, mas isso tende a melhorar com a realização de fisioterapia.
      Espero ter ajudado. Boa reabilitação.
      Atenciosamente.

      Excluir
  85. Sou Eduardo. Quebrei o 5º metacarpo da mão esquerda. Fiquei com tala 40 dias. Porém tirei hoje, e não consigo realizar movimentos com dedo que estava quebrado e nem com o outro que estava servindo de apoio. Gostaria de saber se isso é normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite,
      Obrigada pelo comentário no blog.
      É normal que após a imobilização haja dificuldade e desconforto para movimentar os dedos. Isso tende a melhoras com a realização de fisioterapia.
      Espero ter ajudado. Boa reabilitação.
      Atenciosamente

      Excluir
  86. Tive uma fratura na mão , passei por uma cirurgia depois de de 12 semamas retirei os pinos , minha mão inchou muito e está doendo bastante, queria saber se é normal obrigado gostei dos comentários por isso mandei minha dúvida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite,
      Obrigada pelo comentário no blog.
      É normal que após a imobilização ou cirurgia haja desconforto e dificuldade à movimentação, que deve melhorar com a realização de fisioterapia.
      Espero ter ajudado. Boa reabilitação.
      Qualquer dúvida estou à disposição.
      Atenciosamente.

      Excluir
  87. Boa dia...Sou LUIZ JORGE fraturei o terceiro metacarpo da mão direita e coloquei o gesso no dia 05/10/2015, mas quando movimento o braço fico sentindo uns estralos no lugar da fratura será o que é doutora? o medico disse com 3 semanas é para tirar o gesso mas estou preocupado com esse estralos...ficarei muito grato pelo retorno.

    ResponderExcluir
  88. boa tarde, meu nome e felipe galdino, eu fraturei o 4 e 5 metacarpo no meu caso tive que fazer cirurgia com colocação de 2 hastes...ainda nao vi nenhuma chapa de como estava e nem doque foi feito. teria como me explicar ou nao?

    ResponderExcluir
  89. Boa tarde Dra. meu nome é Dieison, sofri um acidente no dia 24 de setembro, um capô de um carro fechou e pegou de raspão na parte de cima da minha mão e acabou cortando, fiz 6 pontos, no dia consegui mecher normal e não sentia dor. Após duas semanas retirei as ataduras e os pontos, e percebi que um caroço tinha se formado na parte da junta do dedo indicador, não consigo fechar ele, dói muito ao tentar, o que pode ser ? Obrigado desde já

    ResponderExcluir
  90. bom dia dra meu nome e eduardo eu fraturei 2 ossos do pe esquerdo do lado do tornozelo jogando bola torceu e quebrou fiquei um mes de gesso e agora no raio x deu colado osso mas tainxado e n consigo firmar pe no chao direito queria saber qt tempo ainda demora pra recuperar o ortopedista era do sus n deu nem fisioterapia

    ResponderExcluir
  91. Olá fraturei 4 metacarpo da mão direita no dia 10, há alguma possibilidade de trocar o gesso por uma métese plástica ?

    ResponderExcluir
  92. Boa tarde, fraturei o quaroot metacarpo da minha mão direita jogando. Quando cheguei de viagem fui ao médico, o mesmo pôs uma tala e me encaminhou à outro após uns dias. Duas semanas após me consultei com esse outro médico, que afirmou precisar de cirurgia. Minha dúvida é se realmente se faz necessário a cirurgia, pois pelo que pesquisei quando a fratura não é múltipla e os ossos não desalinham ou afastam muito o gesso resolve. Como no momento estou sem plano e o médico é grosso fiquei intimidada em perguntar.

    ResponderExcluir
  93. boa noite. fraturei o terceiro metacarpo da mão direita estou usando somente a tala qual o tempo de recuperação? e qual o tempo de fisioterapia?

    ResponderExcluir
  94. Olá fraturei meu dedo e o doutor min deu 15 dias de tala , no 9 * dia eu mechi meu dedo dentro da tala aí meu dedo estralou e td vez q eu mecho o dedo dentro da tala estrala q que a com ele ? Ainda não consolidar o osso
    Obs:fraturei na parte do crescimento do dedo min ajude pfv

    ResponderExcluir
  95. Fraturei o 5o. metacarpo mão.Por quê foi engessado c/ o dedo p/baixo?

    ResponderExcluir
  96. fraturei o 3º e o 2º metacarpo e reparei que os meus punhos nao ficaram iguais estao ligeiramente para dentro...gostava de saber se existe alguma solucao para recuperar a normalidade dos punhos ?

    ResponderExcluir
  97. Boa noite, eu sofri uma fratura no quinto metacarpo da mão direita, minha mão foi imobilizada e agora, depois de quinze dias fui fazer o retorno, nesse momento me foi informado que eu ficaria com uma deformidade na área da fratura mesmo após a recuperação, isso é uma condição normal no meu caso?

    ResponderExcluir
  98. Boa tarde doutora,sofri uma fratura de escafoide,apos 2 meses o medico tirou o gesso e encaminhou para fisioterapia,soh que o dedao começou a inchar e sinto uma dor chata...

    ResponderExcluir
  99. BOA NOITE fraturei a mao fiquei com gesso 25 dias mas minha mao esta muito inchada e os dedos duro nao connsigo fechar a mao tenho muita dor e o medico nao deu fisioterapia pra fazer isso e´normal.

    ResponderExcluir
  100. Bom dia. Deixa eu ressucitar o post kkk

    Fraturei o 5 metacarpo da mão (o do dedinho, né?) mas a fratura não separou uma parte da outra, só rachou uma parte do dedo, não chegou até a outra extremidade... Quanto tempo demora pra consolidar uma fratura como essa? é necessário fisioterapia?

    http://imageshack.com/a/img905/1340/Q6r22d.jpg
    http://imageshack.com/a/img633/2640/WpDrFz.jpg

    ResponderExcluir
  101. fraturei o quinto metacarpo (boxer), passei por uns 4 medicos e cada um falou uma coisa, minha fratura tem 25 dias e foi tratada com tala conservadora, mas o ultimo medico falou que tenho que ficar mais 3 semanas, isso sem nem sequer fazer um novo rx... eu tirei a tala, vou ficar sem quando estiver em casa... no local da fratura nao sinto dor, a dor sao nos dedos e pulso devido a imobilização... estou fazendo exercicios em casa, menos no dedinho pois fico com receio, e ele é o que tem mais mobilidade... corro muito risco ao fazer isso ??

    ResponderExcluir
  102. BOM DIA Dra. BEATRIZ

    Meu nome é Renato e tenho 32 anos.

    Eu fraturei o 5° metacarpo, fiquei 8 dias com uma tala e 20 dias com gesso.
    Faz 5 dias que retirei o gesso.
    Minha mão não fecha e o local da fratura ainda dói um pouco.
    Estou preocupado que minha mão não fecha, eu prático musculação e tenho um teste físico de um concurso para fazer daqui um mês.
    O médico não me encaminhou para um profissional da área de fisioterapia.
    Ele me orientou a colocar a mão na água morna 2 vezes ao dia durante 15 minutos e fazer movimentos com os dedos.
    Gostaria de saber sua opinião sobre a orientação médica e saber o que você acha melhor para a minha recuperação ??

    AGRADEÇO DESDE JÁ.


    ADOREI O SEU BLOG DOUTORA BEATRIZ, ÓTIMO TRABALHO REALIZADO POR VOCÊ.

    ATENCIOSAMENTE

    RENATO SOUZA

    ResponderExcluir
  103. BOM DIA Dra. BEATRIZ

    Meu nome é Renato e tenho 32 anos.

    Eu fraturei o 5° metacarpo, fiquei 8 dias com uma tala e 20 dias com gesso.
    Faz 5 dias que retirei o gesso.
    Minha mão não fecha e o local da fratura ainda dói um pouco.
    Estou preocupado que minha mão não fecha, eu prático musculação e tenho um teste físico de um concurso para fazer daqui um mês.
    O médico não me encaminhou para um profissional da área de fisioterapia.
    Ele me orientou a colocar a mão na água morna 2 vezes ao dia durante 15 minutos e fazer movimentos com os dedos.
    Gostaria de saber sua opinião sobre a orientação médica e saber o que você acha melhor para a minha recuperação ??

    AGRADEÇO DESDE JÁ.


    ADOREI O SEU BLOG DOUTORA BEATRIZ, ÓTIMO TRABALHO REALIZADO POR VOCÊ.

    ATENCIOSAMENTE

    RENATO SOUZA

    ResponderExcluir
  104. ola boa noite meu nome e diego
    fraturei o 1234 metacarpo coloquei 3 fios de kirchner e 2 placas de titanio fazem 20 dias da cirurgia e ainda sintoo um pouco de dor e figadas na mao e ainda inchada e normal?
    queria saber se ja posso fazer fisio mesmo com os fios se isso n atrapalha a consolidação obg doutora...

    ResponderExcluir
  105. Boa, tarde. Gostaria de esclarecer uma dúvida... Na noite de ano novo, tive um pequeno acidente, e quebrei a falange proximal do polegar em aproximadamente 7 partes (fratura exposta). Coloquei os pinos externos, e fiquei imobilizada. Já foram retirados os pinos e já estou na fisioterapia (12º dia de fisio). Contudo, as "dobradiças das articulações", ainda se mantém rígidas (o dedo não "dobra). A questão é: é normal que ele ainda não "dobre"? O médico me disse que de inicial, seria necessário pelo menos 50 sessões. Isto é normal? Abraõs e espero respostas.

    ResponderExcluir
  106. Boa, tarde. Gostaria de esclarecer uma dúvida... Na noite de ano novo, tive um pequeno acidente, e quebrei a falange proximal do polegar em aproximadamente 7 partes (fratura exposta). Coloquei os pinos externos, e fiquei imobilizada. Já foram retirados os pinos e já estou na fisioterapia (12º dia de fisio). Contudo, as "dobradiças das articulações", ainda se mantém rígidas (o dedo não "dobra). A questão é: é normal que ele ainda não "dobre"? O médico me disse que de inicial, seria necessário pelo menos 50 sessões. Isto é normal? Abraõs e espero respostas.

    ResponderExcluir
  107. Olá Dra. Tive uma fratura igual a essa da imagem tbm no 4° metacarpo fiquei com tala 4 semanas e fiz uma nova radiografia e esta do msm jeito que a primeira e o médico disse que colou e não me passou fisio, somente disse para deixar em água quente para os movimentos voltarem, o dedo esta duro se forçar ele doi, o diagnostico será que esta correto?
    Desde já obrigada.
    Julianne

    ResponderExcluir
  108. Meu nome é wemerson olá dra.eu acabei tendo uma fratura no 5 metacarpo fiquei com o gesso apenas 20 dias eu achei pouco tempo e quando tirei tava um pouco inchado será que 20 dias já tá bom será que o gesso já cicatrizou

    ResponderExcluir