domingo, 21 de agosto de 2011

Cirurgia bariátrica sobe 275% em 7 anos

Nos últimos sete anos, além do aumento de obesos no Brasil, houve um crescimento de 275% no número de cirurgias bariátricas - popularmente conhecidas como redução do estômago - realizadas no país. O número de procedimentos pulou de 16 mil, em 2003, para 60 mil, em 2010, de acordo com a SBCM (Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica).

A cirurgia é indicada para pacientes com IMC (Índice de Massa Corpórea) acima de 35 ou 40 ou quando há presença de outras doenças associadas à obesidade. Os benefícios são a perda de peso, remissão da diabetes e hipertensão, diminuição do risco de mortalidade, aumento da longevidade, melhora da empregabilidade e chance de estar em um relacionamento afetivo.

Mas, nem tudo é perfeito, pois existe o risco de aparecimento de quadros psiquiátricos ou neurológicos secundários a um eventual estado de desnutrição. Eles podem ou não ser revertidos com a normalização nutricional, de acordo com o presidente da Coesas (Comissão de especialidades associadas da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica), da SBCM, e diretor de psiquiatria e transtornos alimentares da Abeso (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica), Adriano Segal.

É hora de parar e pensar: será esse o único tratamento existente? Será este aumento um indicativo de algo maior na sociedade? Estamos tão acomodados que não queremos ter trabalho para emagrecer e então optamos por sermos emagrecidos por médicos??? Não sou contra a cirurgia nem ao uso de medicamentos para emagrecer, mas acho que as pessoas estão se acomodando demais... 
A política de saúde pública deveria preconizar a prevenção e a educação, para quem sabe, mudar essa condição da população a longo prazo... Cabe a nós mudarmos isso...

Para saber qual o seu IMC é fácil: basta dividir o peso pela altura ao quadrado.
A fórmula é: peso / altura x altura
Na barra lateral do blog tem uma calculadora automática para calcular seu IMC.
Resultados:
Até 24,9 - IMC normal.
De 25 a 29 - Sobrepeso
De 30 a 39 - Obesidade
De 40 para cima - Obesidade Mórbida



Nenhum comentário:

Postar um comentário