sábado, 30 de janeiro de 2010

Protocolo de Reabilitação pós Meniscectomia

1ªsemana
- Alongamentos;
- EENM;
- Exercícios Isométricos com carga progressiva para joelho quadril;
- Exercícios Isotônicos tornozelo (dorsiflexão e flexão plantar);
- Bicicleta Ergométrica;
- Propriocepção em solo instável;
- Crioterapia;
- Piscina terapêutica.

2ªsemana
- Alongamentos;
- EENM;
- Exercícios Isotônicos quadril e joelho sem carga;
- Mecanoterapia (isotônico de quadril e isométrico de joelho, leg press e panturrilha);
- CCF;
- Propriocepção em solo instável;
- Crioterapia;
- Piscina terapêutica.

3ªsemana
- Alongamentos;
- Exercícios isotônicos quadril com carga;
- Mecanoterapia;
- CCF;
- Trote;
- Propriocepção Avançada;
- Crioterapia;
- Piscina terapêutica.

4ªsemana
- Reforço muscular global (isotônico mecano + garrote);
- Propriocepção específica para o esporte;
- Corrida.

5ª e 6ªsemana
- Reabilitação visando treinamento específico e condicionamento físico.

6 comentários:

  1. dr. eu fez uma meniscectomia hj faz 5 meses mas eu ainda sinto um desconforto no joelho ja fez 40 seçoes de fisioterapia tou fazendo musculaçao eu ainda sinto q vou cair e eu sinto meu joelho muito fraco oq eu faço dr vc pode m ajudar ?bom dia....

    ResponderExcluir
  2. Olá, Cada pessoa tem uma recuperação diferente, às vezes mais rápida ou mais demorada e sem te avaliar fica difícil saber como você está. Acredito que você deva continuar seu tratamento de fisioterapia e o fortalecimento muscular para conseguir melhores resultados. Você está no caminho certo, o mais importante é deixar a musculatura forte e protegida com exercícios, mas se tiver dúvidas converse com seu fisioterapeuta e com o médico que te operou para maiores esclarecimentos quanto a sua recuperação. espero ter ajudado. Obrigada pelo comentário.

    ResponderExcluir
  3. Olá Beatriz, sou Fisioterapeuta e estou com um paciente pós mesniscectomizado parcialmente (retirada de 80% de menisco lateral corno anterior-posterior). Estou realizando tratamento à aproximadamente 3 semanas onde já realizei exercicios isometricos, fortalecimentos, alongamentos, EENM, ultra-som, ou seja, o paciente evolui muito bem, até mesmo por que é um atleta (jogadr de voleibol). Gostaria de saber: quando posso realizar os trotes em solo macio (gramado) e posteriormente em solo firme (cimnetado), o que devo avaliar para saber este inicio, como saber sem exames complementares se a lesão está totalmente cicatrizada para liberá-lo para os treinos e posteriormente voltar à jogar normalmente.
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  4. Boa noite colega de profissão,
    Obrigada pelo comentário e visita ao blog.
    Pense no tratamento como uma progressão, da conduta mais simples e fácil à mais elaborada, porém sempre avaliando a resposta do paciente. O protocolo que apresento no post é apenas uma referência e não uma receita de bolo a ser seguida, podendo variar de acordo com a evolução individual.
    Em se tratando de meniscectomia, a qual normalmente tem uma recuperação mais rápida, inicio treinamento proprioceptivo progressivo desde a primeira semana de tratamento. Com boa evolução, ADM e sem quadro álgico, a partir da terceira semana tento iniciar trote. E a partir da sexta semana treinamento específico para retorno à atividade esportiva. Normalmente,só libero para retorno completo ao esporte após dois meses de tratamento com evolução satisfatória, retorno gradual, sem quadro álgico, ADM total e força grau V.
    Espero ter ajudado. Qualquer dúvida estou à disposição.

    ResponderExcluir
  5. dra. fiz uma cirugia no joelho esquerdo em julho do ano passado, operei o LCA e suturei o menisco, com 3 meses d recuperação meu menisco voltou a rasgar. A recuperão do LCA foi excelente e continuei sem jogar futebol pq em 10 de janeiro deste ano, com 6 meses de recuperação do LCA, operei o menisco novamente e retirei parte dele. N havia começado a fisio novamente, e no dia 18 acabei me acidentando d moto(estava na garupa), ainda estava com os pontos no joelho. E logo no joelho operado acabei machucando mt, ralei td a parte da frente e ficou no vivo, os pontos n romperam por sorte. No outro dia (19) fui retiar os pontos. Por causa desse imprevisto minha recuperação atrasou e apenas dia 18 de fevereiro começei a fisio. Mas o mais estranho é q ainda tenho dores na regiao do menisco, ja consigo dbra td o joelho, mas o menisco ainda me encomoda. Será q é por causa do acidente apesar d ter sido um impacto mt forte e frontal no joelho? Qnt tempo talvez terei q fazer fisio? Minha musculatura ja esta quase ao normal e as dores ainda aparecem, cm se eu tivesse feito a cirurgia a uma semana no max. E essas dores apareceram dps do acidente. Agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
  6. Ola boa tarde
    Fiz uma cirurgia de ligamento do joelho direito e a remoção total do menisco no mesmo. Gostaria de saber até onde posso voltar a fazer oque fazia antes. Antes de me machucar jogava bola, baseball, corrida. A remoção do menisco pode me trazer problemas futuros?
    Grato pela atenção
    Att: Caio Henrique de O. Fermiano

    ResponderExcluir