segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Dia 08 de agosto - Dia Nacional de Controle do Colesterol


Desde 2002, o  governo federal institui em seu calendário da saúde a data de 08 de agosto como dia nacional de combate ao colesterol. A importância da data se deve a íntima relação do colesterol com doenças cardiovasculares como infartos e acidentes vasculares encefálicos, além ser agravante para hipertensão, obesidade e diabetes. Estas doenças são freqüentes causas de morte natural no Brasil.
Um estudo recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre a dieta alimentar do brasileiro mostra que os adolescentes de 14 a 18 anos de idade são os que mais ingerem alimentos com colesterol, aqueles de origem animal, como carnes, leite, queijos, manteiga ou iogurte. Entre os meninos, a média de consumo foi de 282,1 miligramas por dia e, entre as meninas, de 237,9 miligramas – as maiores médias em comparação às faixas etárias analisadas dos dois sexos. O recomendado é ingerir de 200 a 300 miligramas de colesterol por dia.

O consumo exagerado pode elevar o nível de gordura no sangue. O colesterol alto não traz problemas imediatos para as crianças e adolescentes. Mas quando fica sem tratamento, aumenta o risco de doenças cardíacas na fase adulta.

Para evitar o distúrbio, os médicos recomendam a prática de exercícios físicos e uma dieta saudável, com verduras, legumes, frutas e carnes magras. Outra indicação é observar o nível de colesterol a partir dos 10 anos de idade.

O colesterol é uma substância que ajuda na formação de uma capa protetora nos nervos e na produção da vitamina D, da bile e de hormônios. A maior parte (cerca de 70%) é produzido pelo fígado e o restante vem da ingestão de alimentos. Em excesso, o colesterol contribui para o entupimento das artérias, impedindo a passagem do sangue, e torna-se fator de risco para doenças cardiovasculares.

Existem dois tipos de colesterol. O HDL, chamado colesterol bom, reduz o risco de acúmulo de gordura nas artérias. O LDL, colesterol ruim, deposi
ta gordura nas artérias e dificulta o fluxo sanguíneo.


A Sociedade Brasileira de Cardiologia preparou um gibi para a campanha de 2011. Acesse abaixo:




Nenhum comentário:

Postar um comentário