terça-feira, 23 de agosto de 2011

Meias podem ajudar a diminuir apneia obstrutiva do sono

Usar meias de compressão pode ser um método de baixa tecnologia de melhorar a apneia obstrutiva do sono em pacientes com insuficiência venosa crônica, de acordo com pesquisadores.
- Descobrimos que, em pacientes com insuficiência venosa crônica, meias de compressão reduziram a acumulação de líquidos durante o dia nas pernas, que por sua vez, reduziram a quantidade de líquido que flui para o pescoço à noite, diminuindo assim o número de apneias e hipopnéias em mais de um terço - disse Stefania Redolfi, da Universidade de Bréscia, na Itália, que liderou a pesquisa.
Insuficiência venosa crônica ocorre quando as veias de um paciente não conseguem bombear sangue pobre em oxigênio de volta para o coração. Na maioria dos caos,s ocorre nas veias das pernas. A descoberta está publicada na versão online no "American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine", da Sociedade Torácica Americana.
Máquinas para manter contínua a pressão positiva das vias aéreas, conhecidas como CPAP, são a única opção de tratamento recomendada para as pessoas com apneia obstrutiva do sono. No entanto, muitas pessoas consideram o uso de uma máscara durante toda a noite extremamente desconfortável, e a adesão é baixa, resultando em muitos pacientes ficando sem tratamento e tendo que lidar com suas sérias consequências para a saúde. Encontrar um novo método para tratar o problema é, então, considerado prioridade.
Redolfi e seus colegas tentaram determinar se uma simples intervenção, como vestir meias de compressão, pode ser eficiente em alguns pacientes com apneia obstrutiva do sono.
A concentração de líquido nas pernas é neutralizada pelas contrações dos músculos que comprimem as veias. No entanto, ficar muito tempo sentado pode evitar esse processo, e o líquido acumulado então muda de lugar à noite, o que resulta em acúmulo no tecido do pescoço e, acredita-se, aumenta os eventos relacionados à apneia, elevando o volume do tecido e levando ao repetido colapso da faringe durante a respiração noturna.
Em indivíduos que têm problemas cardíacos ou hipertensão, a quantidade dessa mudança do local do líquido está fortemente relacionada ao grau de aumento da circunferência do pescoço à noite e do número de apneias e hipopneias por hora de sono.

Fonte: http://www.extra.globo.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário