terça-feira, 30 de agosto de 2011

São Paulo realiza exposição sobre propagandas da indústria de cigarros

 Exposição organizada originalmente por médicos da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos

Mostra reúne propagandas veiculadas nos EUA entre as décadas de 20 e 50. 

Exposição organizada originalmente por médicos da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos " Propagandas de cigarro - como a indústria do fumo enganou as pessoas" . Este será o tema de uma exposição que o Icesp recebe a partir da próxima segunda-feira, 29 de agosto, Dia Nacional de Combate ao Fumo.
A mostra, que reúne propagandas veiculadas nos Estados Unidos entre as décadas de 1920 e 1950, quando não havia controle sobre a publicidade do produto, apresenta campanhas em que médicos, crianças e até o Papai Noel " vendiam" cigarros. O objetivo é explicitar como a indústria do tabaco manipulou informações, utilizando falsas verdades para camuflar o fato de que seus produtos provocam graves problemas de saúde, como enfisema pulmonar e câncer.
Organizada originalmente por médicos da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, a exposição foi aberta em 2007 e exibida em São Francisco, Boston, Nova York, Filadélfia e Nova Orleans. A coleção original faz parte da Smithsonian Institution de Washington.
Para facilitar a visitação das 90 peças expostas no Icesp, a exposição está dividida conforme a temática das propagandas. " Crianças e temas familiares na propaganda de cigarro" , "Ídolos do cinema e do esporte fizeram do cigarro um símbolo de status e saúde" e " Pesquisas pseudocientíficas e profissionais da saúde aprovam o cigarro" são algumas das vertentes abordadas.
A mostra é gratuita, aberta ao público e ficará exposta no hall de entrada do Icesp até o dia 14 de outubro.
O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo fica na Av. Dr. Arnaldo, 251 – Cerqueira César – próximo ao metrô Clínicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário