terça-feira, 2 de agosto de 2011

Coluna: Mitos x Verdades

A coluna vertebral (ráquis) é composta por ossos sobrepostos que são chamados vértebras. Ela é responsável pela sustenção da cabeça, fixação das costelas e músculos do dorso, além de responspavel pelo equilíbrio corporal devido suas curvaturas fisiológicas. Superiormente, a coluna se articula com o osso occipital (crânio); inferiormente se articula com o ilíaco (quadril). A coluna vertebral é dividida em quatro regiões: cervical, torácica, lombar e sacro-coccígea. São 7 vértebras cervicais, 12 vértebras torácicas, 5 vértebras lombares, 5 sacrais e 4 coccígeas; estas duas últimas regiões sem movimentos.
Dores na coluna são frequentes em grande parte da poulação, e com isso muitos mitos são criados. Esse post tem o objetivo de explicar alguns dos mitos e verdades existentes sobre esse assunto.

1. Cruzar as pernas pode prejudicar a coluna?
VERDADE. Quando cruzamos a perna, a coluna se desvia para a esquerda ou para direita devido o desequilíbrio na região pélvica e também pode alterar a circulação sanguínea.

2. Dormir no chão ou em colchão duro (ortopédico) é bom para as costas?
MITO. A rigidez do colchão pode agravar a contratura muscular e a dor. O correto para escolher o colchão é obedecer a regra da densidade (peso x altura) e dormir na postura correta.

3. Fumantes têm mais dores nas costas que indivíduos não fumantes?
VERDADE. É sabido que o cigarro faz mal para vários órgãos do corpo e essa regra também se aplica à coluna. Os fumantes inalam mais substâncias tóxicas que prejudicam a circulação no disco intervertebral e consequentemente provocam mais dor na região.

4. Travesseiro muito alto prejudica a coluna?
VERDADE. O travesseiro deve obedecer a altura entre a orelha e o ombro para que a cabeça fique apoiada confortavelmente e evite aumentar a curvatura fisiológica e gerar sobrecarga musculoarticular.

5. Fazer alongamento é bom pra coluna?
VERDADE. Os exercícios de alongamentos são bons para todos os músculos do corpo, pois fazem com que recebam mais oxigênio e sangue. Músculos alongados e fortes evitam desequilíbrios posturais e dores por contraturas.

6. Todos que têm dor nas costas devem fazer Ressonância Magnética?
MITO. Quem verifica a necessidade da realização de algum exame específico é o médico. Muitas vezes o diagnóstico clinico é suficiente para solucionar o problema, em outros casos a RM se faz necessária, mas vale lembrar que o médico trata o paciente (sintomas) e não apenas o exame.

7. Cirurgia é a única opção para hérnia de disco?
MITO. Hérnias de disco são causas comuns de dores nas costas, porém em sua maioria não são tratadas inicialmente com cirurgia. O médico (ortopedista, neurocirurgião) deve fazer uma avaliação completa do quadro, sinais e sintomas de cada paciente, para então indicar a cirurgia como tratamento inicial. Geralmente isso ocorre em casos graves. No entanto, estudos têm mostrado que apenas 5% dos indivíiduos com dor na coluna são subetidos à cirurgia. O tratamento conservador deve ser, na maioria das vezes, a primeira escolha. Analgésicos, antiinflamatórios, antidepressivos, acupuntura, fisioterapia, cinesioterapia - técnicas de alongamento, fortalecimento muscular e reeducação postural tais como pilates, rpg, isostretching deve ser tentados primeiramente e mostram resultados muito positivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário