terça-feira, 23 de agosto de 2011

Síndrome das unhas frágeis

Da Equipe Medicando
Síndrome das unhas frágeis
Esmaltes escuros não fortalecem as unhas e podem, inclusive, favorecer o ressecamento, pois formam uma película sobre as unhas que impede o acesso da água e cremes hidratantes.
Em tempos de esmaltes das mais variadas cores, texturas, preços e até estampas, uma preocupação não pode ficar de lado: a saúde das unhas, um cuidado importante tanto para mulheres quanto para homens, ambos suscetíveis à chamada Síndrome das Unhas Frágeis.
As unhas refletem a saúde do organismo e comunicam – por meio de alterações no pigmento ou enfraquecimento – a possibilidade de problemas maiores no corpo. Quando saudável, ela é transparente, lisa, suave, permanece colada ao seu leito e apresenta crescimento contínuo. Sintomas como descamação das pontas, crescimento menor do que o esperado ou quando costumam quebrar com facilidade pode ser o primeiro sinal de que algo não está bem.
 “A Síndrome das Unhas Frágeis pode estar associada a um leque extenso de fatores, desde o uso de produtos de limpeza e água em excesso, como também à falta de alguns nutrientes na alimentação”, explica Mayanna Maia, médica especialista em Dermatologia. Mais comum do que se imagina, a síndrome afeta a beleza das mãos de quase 20% da população geral, sendo mais comum em mulheres.
As unhas são formadas basicamente por uma camada de queratina de consistência endurecida que serve para proteger as extremidades dos dedos (das mãos e dos pés) na manipulação e apreensão de objetos. Quando essa camada está lesionada, torna-se uma porta de entrada para agentes como fungos e bactérias, podendo provocar alterações no local.
Outro problema que favorece o aparecimento da síndrome é o ressecamento. As unhas possuem na sua formação apenas 10% de água e são pobres em lipídios, ou seja, possuem pouca capacidade de reter água e, consequentemente, tendem a desidratar com facilidade. “Muitas mulheres têm a ideia errônea de que esmaltes escuros fortalecem as unhas. Eles não fortalecem, e podem favorecer, inclusive, o ressecamento, já que formam uma película sobre as unhas que impede o acesso da água e cremes hidratantes”, informa dra. Mayanna.  
Os tratamentos, assim como as causas da síndrome, são variados. Ingestão de vitaminas (especialmente a H) e dar um tempo para a unha “respirar” sem contato com esmaltes ou outros produtos químicos estão entre as recomendações, que devem ser feitas, sempre, por um especialista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário