sexta-feira, 12 de junho de 2009

MIOPIA



Definição:

Imperfeição do foco visual que causa dificuldade em ver objetos distantes.

Causas, incidência e fatores de risco:
Com este distúrbio, objetos próximos são vistos claramente, enquanto objetos distantes são vistos de forma embaçada. Isto ocorre porque a imagem visual é focalizada na frente da retina em vez de ser focalizada diretamente nela. É causada pelo fato de o globo ocular ser muito comprido ou porque a potência do cristalino é alta demais. A miopia se desenvolve em crianças em idade escolar até os 20 anos e após este período geralmente se estabiliza. Até este período, o problema pode se desenvolver rapidamente e exigir trocas frequentes de óculos ou lentes de contato. Afeta homens e mulheres na mesma proporção e antecedentes de miopia na família são um fator de risco.

Sintomas:• visão embaçada de objetos distantes
• Semicerrar os olhos para ver melhor
• Vista cansada
• Dores de cabeça

Sinais e exames:
Um exame geral do olho ou exame oftalmológico padrão pode incluir:
• acuidade visual
• exame de refração
• daltonismo
• exames de integridade do músculo
• exame com lâmpada de fenda
• exame da retina

Tratamento:
A miopia é facilmente compensada pelo uso de óculos ou lentes de contato. A ceratotomia radial é um procedimento cirúrgico que pode melhorar ou corrigir a miopia em algumas pessoas.

Fotorefrativos
São tratamentos de córnea feitos com a aplicação de luz laser ultravioleta (Excimer Laser), que tem a propriedade de evaporar pequenas quantidades de tecido da córnea, corrigindo miopia, hipermetropia, astigmatismo, sozinhos ou associados. Têm sido utilizados desde 1987 com este propósito.
Sob anestesia local (colírio anestésico), o laser é aplicado confortavelmente direto sobre a córnea (PRK) ou no interior deste tecido, após uma microincisão (LASIK), para graus muito altos. O tempo médio de aplicação é de 20 segundos. Neste tempo, o laser remove, dependendo do grau a ser corrigido, de 20 a 100 micra (um centésimo de um milímetro) de tecido corneano.
Apresenta mais precisão de resultados quando comparado com o processo tradicional de realizar cortes na córnea (ceratomia radial). Os resultados obtidos são mais estáveis em longo prazo.
PÓS OPERATÓRIO
No dia seguinte retira-se o curativo e inicia-se o uso de alguns colírios. Haverá necessidade de alguma restrição a esforços físicos por algum tempo. Em poucos dias a visão já se torna útil e se retorna às atividades normais. Muito provavelmente haverá necessidade do uso de óculos para leitura de perto.
Dependendo do tipo de aplicação (LASIK ou PRK) e da atividade do paciente, entre dois e cinco dias ele já está liberado para voltar às atividades diárias, sem curativo.
Paciente deverá utilizar um ou dois tipos de colírios por alguns dias (LASIK) ou semanas (PRK);
Evitar banhos de mar e esportes por alguns dias (LASIK) ou algumas semanas (PRK);
Deverá evitar esfregar os olhos e o excesso de luz solar;
Caso tenha dor, usará os analgésicos prescritos.
RESULTADOS
Com essa aplicação de laser 98% das pessoas que fazem o tratamento ficam livres do uso de óculos. Os 2% restantes ficam parcialmente dependentes, porém com graus menores. Não há precisão matemática como em qualquer procedimento biológico.
Reintervenção
Para que se chegue aos resultados mencionados acima, cerca de 2% dos pacientes necessitam de reintervenções (aplicação de laser ou ceratomia). Estas são realizadas alguns meses após a primeira e normalmente a custos reduzidos para o paciente.
Complicações:
Podem ocorrer 3 principais complicações:
Hiper e Hipo Correções: Responsáveis pelos 2% de pacientes que não conseguimos livrar dos óculos totalmente.
Cicatrização anômala: Neste caso, uma fina camada de tecido cicatrizanticial (gaze) deposita-se na córnea impedindo parcialmente uma boa cicatrização. Normalmente desaparece espontaneamente. Em raros casos, precisa ser removido (com laser).
Infecção: Raríssima , pois a própria luz ultravioleta é esterilizante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário