domingo, 7 de junho de 2009

CIFOSE



Nomes alternativos:
Corcunda, doença de Scheuermann.

Definição:
Curvatura da coluna vertebral, promovendo o arqueamento das costas, normalmente na região superior.

Causas, incidência e fatores de risco:
A cifose é o resultado de uma doença ou problema congênito. Pode ocorrer em crianças, adolescentes ou adultos. É rara a ocorrência de cifose em recém-nascidos. A cifose do adolescente, também conhecida como doença de Scheuermann, pode ocorrer em virtude do crescimento retardado ou de um distúrbio vertebral durante períodos de crescimento rápido. Outras causas da cifose são: infecção, inflamação, degeneração de disco, osteoporose das vértebras, doenças endócrinas, artrite, doença de Paget, poliomielite, fraturas por compressão das vértebras, câncer, tuberculose ou postura incorreta. Os fatores de risco estão associados às causas.

Sintomas:
• dor nas costas leve;
• fadiga;
• sensibilidade e rigidez da coluna vertebral;
• costas arqueadas.

Sinais e exames:
O exame físico confirma a curvatura da coluna.
Podem ser tirados raios X da coluna vertebral.

Tratamento:
O tratamento depende da causa do distúrbio. No caso da cifose resultante de postura incorreta, o tratamento é realizado com fisioterapia por meio de exercícios e pelo uso de colchões firmes e de coletes ortopédicos para as costas, com a finalidade de endireitar a curvatura até que o crescimento se complete. Recomenda-se repouso em casos de dores muito fortes. A remoção gradual do colete ortopédico é feita após a correção máxima da curvatura das costas.

Expectativas (prognóstico):
O prognóstico da cifose é melhor em pessoas mais jovens. Se as alterações ósseas ocorrerem em virtude de uma doença articular degenerativa, a probabilidade de haver correção do defeito é baixa.

Complicações:
• dor nas costas, podendo provocar invalidez;
• sintomatologia neurológica;
• redução da capacidade pulmonar.

Prevenção:
A postura correta previne a cifose provocada por uma postura inadequada. Exames físicos periódicos durante a infância, principalmente durante a fase de crescimento, auxiliam no diagnóstico precoce, no tratamento e na prevenção da progressão da doença e de complicações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário