terça-feira, 2 de junho de 2009

Controle de peso na idade adulta pode prevenir câncer de mama

Evitar o aumento de peso na idade adulta parece contribuir para a prevenção do câncer de mama após a menopausa, especialmente em mulheres que não usam hormônios, segundo um artigo publicado pela Jornal da Associação Médica Americana (JAMA).

Uma equipe liderada pelo Dr. Zhiping Huang, da Escola de Saúde Pública de Harvard, acompanhou 95.256 participantes de um estudo sobre a saúde de enfermeiras por 16 anos, para identificar os fatores de risco modificáveis para o câncer de mama, a maior causa de morte entre mulheres nos Estados Unidos.

Os pesquisadores estimam que pelo menos um terço dos novos casos de câncer de mama ocorridos após a menopausa é causado pela hormonioterapia, pelo ganho de peso na idade adulta, ou por ambos os fatores. Pelo menos um em cada seis casos de câncer após a menopausa pode ser prevenível se a mulher mantiver seu peso dentro de uma faixa de dois ou três quilos do peso que tinha aos 18 anos de idade.

Segundo o estudo, as mulheres que ganharam entre 20 e 25 quilos após os 18 anos tinham um risco 40% maior de desenvolver câncer de mama que as mulheres cujo peso flutuou entre 2 ou 3 quilos na fase adulta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário