sábado, 20 de junho de 2009

CATARATA



Nomes alternativos:

Opacidade do cristalino.

Definição:

Área turva no cristalino ocular.

Causas, incidência e fatores de risco:

O cristalino ocular é normalmente transparente. Quando se torna turvo ou opaco é chamado de catarata. As cataratas podem estar presentes no nascimento ou logo depois. Neste caso, são chamadas de cataratas congênitas. A catarata no adulto se desenvolve com a idade avançada, tende a ser familiar e o aparecimento pode ser acelerado por fatores ambientais. A catarata pode se desenvolver a qualquer momento da vida após uma lesão ocular na qual a cápsula do cristalino tenha sido danificada. A catarata também pode aparecer como resultado de distúrbios metabólicos, como o diabetes.
As cataratas congênitas são cataratas que estão presentes desde o nascimento (ou que aparecem logo após). Podem ser familiares (herança autossômica dominante) ou podem ser causadas por infecções congênitas, como a rubéola, ou associadas a distúrbios metabólicos, como a galactosemia. Os fatores de risco incluem distúrbios metabólicos hereditários, antecedentes familiares de catarata e infecção viral materna.
A catarata nos adultos está geralmente associada ao envelhecimento. Seu desenvolvimento é lento e indolor, com perda da visão gradual. Os problemas visuais podem ser precedidos por dificuldades para enxergar à noite, halos ao redor das luzes ou clarão ao olhar para luzes e, finalmente, por diminuição da acuidade visual mesmo à luz do dia.
As cataratas nos adultos são classificadas como imaturas, maduras e hipermaduras. O cristalino que ainda mantém áreas transparentes é chamado de catarata imatura. Uma catarata madura é completamente opaca; uma catarata hipermadura tem uma superfície líquida que vaza pela cápsula e pode causar inflamação.
A maioria das pessoas desenvolve certa turvação do cristalino após os 60 anos. Cerca de 50% dos americanos entre 65 e 74 anos têm catarata e cerca de 70% das pessoas acima de 75 anos são portadoras da doença. A maioria das pessoas possui catarata em ambos os olhos, embora um olho possa ser pior que o outro. Muitas pessoas com catarata nem mesmo sabem que são portadoras da condição.
Outros fatores que podem contribuir para o desenvolvimento de catarata são baixos níveis de cálcio sérico, o diabetes, o uso prolongado de corticosteróides e outros distúrbios inflamatórios e metabólicos. Outras causas incluem trauma, exposição à radiação e exposição excessiva à luz ultravioleta (luz solar). Em muitos casos, a causa das cataratas é desconhecida.

Sintomas:
• visão turva, vaga, nebulosa ou enevoada;
• alterações na maneira de enxergar as cores;
• alterações frequentes na receita dos óculos;
• visão deficiente à noite, especialmente enquanto dirigindo, causada pelos efeitos das luzes brilhantes;
• problemas com brilho de lâmpadas ou do sol;
• halos ao redor das luzes;
• visão dupla;
• mancha branca ou turva no cristalino ocular (as pupilas têm aparência leitosa ou branca, e não pretas).

Tratamento:
INFORMAÇÕES GERAIS:
O tratamento é realizado apenas para melhorar a visão. Para algumas pessoas, alterar os óculos, adquirir lentes mais fortes ou utilizar uma lente de aumento já é o suficiente. Outras pessoas optam por se submeter a uma cirurgia de catarata.
Se a catarata não estiver incomodando, o tratamento geralmente não é necessário. Algumas vezes, pode ocorrer um problema ocular adicional que necessite de acompanhamento ou tratamento, e a catarata prejudica a visão do médico. Nestes casos, a cirurgia de catarata pode ser necessária para permitir que o outro problema ocular tenha um tratamento adequado.
CIRURGIA:
A cirurgia de catarata consiste na remoção do cristalino ocular, substituindo-o por um artificial. O médico discutirá com o paciente as opções e juntos decidirão o tipo de remoção e prótese mais adequado.
REMOÇÃO DO CRISTALINO:
Há três tipos diferentes de cirurgia que podem ser utilizados para remover o cristalino com catarata.
A cirurgia extracapsular consiste na remoção cirúrgica do cristalino, mas deixando-se a parte posterior da cápsula (o revestimento externo do cristalino) intacta.
A facoemulsificação é realizada por meio do amolecimento do cristalino com ondas sonoras e posterior remoção com uma agulha. A metade posterior da cápsula do cristalino é preservada.
A cirurgia intracapsular envolve a remoção cirúrgica de todo o cristalino, inclusive a cápsula. Isto é feito muito raramente.
SUBSTITUIÇÃO DO CRISTALINO:
As pessoas que se submetem à cirurgia de catarata geralmente recebem um cristalino artificial. O cristalino artificial é um disco plástico chamado de cristalino intra-ocular, e é colocado na cápsula do cristalino dentro do olho.
Outras opções incluem lentes de contato e óculos para catarata. O paciente e o médico decidirão qual a melhor opção.
A cirurgia pode ser realizada em um ambulatório ou hospital, e o médico decidirá quando o paciente pode sair. A maioria das pessoas não passa a noite no hospital. Será necessária a presença de um acompanhante para levar o paciente para casa e alguém para passar um ou dois dias com ele em casa, para ajudá-lo a seguir as orientações médicas.
Pode levar alguns meses para que o olho se recupere totalmente, portanto o médico deve verificar o progresso periodicamente e certificar-se de que o paciente tenha todos os cuidados necessários até a completa recuperação do olho.
Expectativas (prognóstico):
Para a maioria das pessoas, a cirurgia de catarata está associada a um risco relativamente baixo. Devido ao implante da lente artificial, algumas pessoas não precisam continuar a utilizar lentes corretivas para enxergar à distância, mas elas geralmente são necessárias para leitura ou para enxergar de perto.
Complicações:
A visão pode não melhorar após a cirurgia de catarata se outras doenças oculares, como a degeneração macular, estiverem presentes. Infelizmente, nem sempre é possível avaliar tais doenças antes da cirurgia.
Nas crianças, ambliopia e desenvolvimento visual deficiente podem ocorrer como resultado da catarata. O diagnóstico e tratamento precoces são essenciais.

Prevenção:
A principal medida de prevenção consiste em controlar as doenças associadas e evitar a exposição aos fatores conhecidos por promover a formação de catarata.
O uso de óculos escuros quanto estiver ao ar livre durante o dia pode reduzir a exposição dos olhos aos raios UV. Alguns óculos escuros não filtram os raios UV prejudiciais. O oculista ou vendedor da ótica deve ser capaz de lhe informar quais óculos filtram os raios UV com maior eficiência. Não compre óculos em barracas, camelôs ou lojas sem profissionais especializados para prestar o atendimento necessário e com informações corretas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário