quarta-feira, 27 de julho de 2011

Conheça algumas ginásticas corretivas

Vários pacientes me perguntam sobre diferentes técnicas de fisioterapia, então resolvi postar as principais características dos mais conhecidos métodos. Nos próximos posts, descrições mais detalhadas de cada uma das técnicas.

· REEDUCAÇÃO POSTURAL GLOBAL (RPG)
O que é: baseado na idéia de que os músculos estão interligados em cadeia, o fisioterapeuta francês Philippe Souchard desenvolveu, em 1981, a RPG. O método trata o paciente como um todo com alongamento específicos, mesmo que a dor esteja concentrada no pé ou na coluna. Uma má postura, por exemplo, pode sobrecarregar outras partes do corpo.
Indicações: pacientes com dor muscular aguda ou crônica, hérnia de disco, cifose, escoliose e pessoas com problema nas articulações.


· ISOSTRETCHIG
O que é: essa modalidade de ginástica postural foi criada com um enfoque preventivo. Diferentemente da RPG, a aula é dada em grupo e com a ajuda de bolas, bastões e caneleiras. A técnica procura corrigir a postura e tornar os músculos mais resistentes. Pode ser um complemento para a RPG.
Indicações: pacientes com dores crônicas na coluna vertebral, adolescentes com desvios posturais, idosos sedentários e todas as pessoas que queiram se prevenir de dores musculares.


· PILATES
O que é: realizado em diversos equipamentos, o Pilates é uma forma de condicionamento físico que trabalha o alongamento, a força e o relaxamento. A técnica deixa o corpo definido, mas não cria tanta massa muscular quanto os exercícios de musculação. A técnica ajuda as pessoas a manter a postura, sendo também um complemento para a RPG.
Indicações: pessoas que buscam desenvolver a força e o equilíbrio muscular.


2 comentários:

  1. Kagami Hiiragi,
    Obrigada pelo comentário no blog.
    Essas são as modalidades terapêuticas de ginástica corretiva mais conhecidas e difundidas. Atualmente podem até existir outros métodos que derivam desses descritos acima.
    Atenciosamente.

    ResponderExcluir