terça-feira, 5 de julho de 2011

Substância encontrada na canela pode ser eficaz para combater esclerose múltipla

Cientistas da Rush University Medical Center, nos Estados Unidos, estão avaliando a eficácia da canela no controle do processo destrutivo da esclerose múltipla (MS) em camundongos. Desde os tempos medievais, os médicos tem usado a canela para tratar uma variedade de distúrbios, incluindo tosse, artrite e dores de garganta.
Os pesquisadores acreditam que o benzoato de sódio, um metabólito da canela, pode inibir a expressão de várias moléculas pré-inflamatórias nas células cerebrais e bloquear o processo da doença. "Nossas descobertas iniciais em camundongos indicam que a canela pode também ajudar aqueles que sofrem de esclerose múltipla", diz o pesquisador Kalipada Pahan.
A ciência ainda não tem certeza sobre o que desencadeia a doença. As teorias mais comuns apontam para um vírus ou defeito genético, ou uma combinação de ambos. Estudos geográficos indicam que pode haver um fator ambiental envolvido.
A ativação de células gliais no cérebro tem sido implicada em várias doenças neurodegenerativas além da esclerose múltipla, como Alzheimer e Parkinson. Células gliais ativadas se acumulam e secretam fatores de neurotoxina diferentes que causam diversas respostas autoimunes causadoras de lesão cerebral.
"Essas reações autoimunes no cérebro finalmente matam os oligodendrócitos, um tipo de célula cerebral que protege as células nervosas e a bainha de mielina. No entanto, a canela tem uma propriedade antiinflamatória que combate e inibe a ativação glial que provoca a morte das células cerebrais", explica Pahan.
Diferentes doses de benzoato de sódio foram misturadas em água potável e administrado aos ratos. A substância suprimiu a pontuação de esclerose mútipla em mais de 70% e inibiu a incidência da doença em 100% no modelo animal. Os medicamentos atuais para tratar os sintomas da esclerose são o Interferon-B, Copaxone e Tysabri.
"Estes medicamentos são caros, tem muitos efeitos colaterais e tem eficácia de 30 a 40%. Se o nosso estudo for bem sucedido, pode haver um dia em que apenas uma colher de chá de canela em pó por dia, com chá, leite ou mel, pode ajudar pacientes com esclerose múltipla a gerenciarem o processo de doença", diz Pahan.
Segundo ele a canela é segura e tem várias vantagens sobre drogas atualmente aprovadas para tratar a doença. Ela não só é mais barata, como também não é tóxica e pode ser administrada por via oral, ao invés de uma injeção dolorosa.
"A natureza mais devastadora da doença é que ela afeta os jovens apenas começando suas carreiras e famílias. Não há nenhuma outra doença no mundo que tem tanto impacto sobre a qualidade de vida de jovens e adultos ativos. Isto é o que me motiva a estudar esta doença", diz Pahan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário