sábado, 2 de julho de 2011

Médicos de São Paulo vão suspender atendimento a dez planos de saúde

Médicos paulistas de 53 especialidades decidiram nesta quinta-feira (30/06) em assembleia suspender temporariamente o atendimento a usuários de dez operadoras de planos de saúde que se recusaram a negociar o reajuste dos valores pagos por consulta.
O cronograma da paralisação deve ser divulgado dentro de 20 ou 30 dias. Florisval Meinão, da Associação Médica Brasileira, explica a paralisação: “Cada especialidade vai parar por 72 horas de forma alternada. A ideia é manter a pressão sobre as empresas sem prejudicar os usuários.”
Serão atingidos usuários da Gama Saúde, Porto Seguro, Intermédica, Greenline, Notredame, Abet (funcionários das empresas de telecomunicações) e também os funcionários da Caixa Econômica Federal, do Banco do Brasil, da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) e Embratel.
Pesquisa divulgada ontem (30/06) pelo Cremesp (Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo) revela a insatisfação dos médicos paulistas. Dos 58 mil que atendem planos, 74% consideram ruim ou péssima a relação com as operadoras.
Em 2007, o índice era de 43%. Ao avaliar sua relação com o SUS (Sistema Único de Saúde), 59% se disseram insatisfeitos. Foram ouvidos 649 médicos pelo Instituto Datafolha.
Segundo o presidente do Cremesp, Renato Azevedo Júnior, o relacionamento com as operadoras piorou muito nos últimos dez anos, principalmente pela falta de reajuste nos honorários. A FenaSaúde, entidade que congrega as 15 maiores operadoras, diz que vem participando dos debates sobre honorários liderados pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar).

2 comentários:

  1. Apoio essa reivindicação médica, sou usuária de um desses planos e realmente pagam muito mal os médicos, e por isso aqui e em todos as cidades temos muita dificuldade em encontrar atendimento hoje, já reclamamos pro plano, mas não ligam, quem sabe assim resolve, e olha que dizem estar com superavit.

    ResponderExcluir
  2. OI Mara, tenho que admitir que também concordo com a reivindicação dos médicos pois sei os valores pagos a esses profissionais e como fisioterapeuta digo que também recebemos pouco, muito menos que os médicos. Os planos de saúde querem crescer e enriquecer porém às custas do trabalho dos profissionais de saúde. Isso é a banalização da saúde e nós, cidadãos temos que apoiar e incentivar melhorias. Obrigada pelo comentário. Sinta-se à vontade para escrever sempre que quiser.

    ResponderExcluir