quinta-feira, 28 de julho de 2011

Reeducação Postural Global - RPG

O QUE É RPG (REEDUCAÇÃO POSTURAL GLOBAL)?

A Reeducação Postural Global, R.P.G., é uma técnica da fisioterapia nascida da obra "O Campo Fechado”, publicado por Philippe Emmanuel Souchard em 1981, na França, após quinze anos de pesquisas no domínio da biomecânica.
Atualmente ela é ministrada aos fisioterapeutas por Souchard e sua equipe, na França, em Saint-Mont (departamento do Gers), e em oito países, entre os quais o Brasil.
Foi apresentada em conferências em mais de quinze países e, hoje, mais de oito mil fisioterapeutas a praticam no mundo. A R.P.G. se aplica a todas as patologias que requerem fisioterapia: problemas morfológicos, articulares, neurológicos, traumáticos, respiratórios e esportivos.
Os tratamentos são individuais e duram cerca de uma hora. Para a prevenção e a manutenção, pode-se praticá-la em autoposturas. Para preservar a originalidade, a integridade e a qualidade do ensino do método, a marca R.P.G. foi objeto de registro no INPI:
  • Na França em 31 de julho de 1984
  • A nível internacional em 13 de julho de 1995
  • No Brasil em 21 de dezembro de 1999
A RPG tem oito posturas que trabalham o corpo todo simultaneamente, dando ênfase, cada uma delas, a uma cadeia muscular. As posturas nada mais são que movimentos lentos, graduais e progressivos que duram, em média, 20 minutos cada. A sessão de RPG dura uma hora e os tratamentos variam de uma a dezenas de sessões, mas a média é de 12 sessões. O objetivo é alongar e descomprimir o corpo, permitindo que os músculos se automatizem a ficar nas posições fisiologicamente corretas.
A roupa deve ser leve, geralmente duas peças – biquíni ou top e shorts. Não é necessário o uso de tênis.
A atenção não é voltada apenas à correção da postura e ao fortalecimento dos músculos, mas também à respiração adequada. Deitado, sentado ou em pé, o paciente deve ter participação ativa durante o tratamento e o que foi trabalhado na sessão deverá ser levado para além das paredes do consultório. 
Não existe limite de idade para utilizar essa técnica. De crianças a idosos, todos podem ser tratados e beneficiados. A RPG não ajuda apenas a tratar as dores. Também pode ser uma ótima aliada na hora de prevenir. A idéia é a mesma: ensinar a posição adequada.

DOENÇAS QUE A RPG TRATA:
- Ortopédicas: pés planos e cavos, joelhos valgos (para fora) ou varos (para dentro), joanetes, escoliose,  hipercifose (corcunda) e hiperlordose (desvios da coluna vertebral), dor cervical, dorsal e lombar
- Neurológicas: hérnia de disco e labirintite
- Reumatológicas: artrites, artrose, bursite e tendinite
- Respiratórias: asma e bronquite
- Somáticas: estresse, distúrbios circulatórios e digestivos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário