sábado, 23 de maio de 2009

Dicas para Manter a Juventude!!

Se você anda sem coragem para levantar-se do sofá, espantar a preguiça e começar a se mexer, aí vão alguns bons motivos:
Cada hora dedicada à atividade física rende duas horas a mais de vida.
O sedentarismo está relacionado a 37% das mortes por câncer, a 54% dos óbitos por doenças cardiovasculares e a 50% dos derrames fatais. Vale a pena praticar exercícios, não vale?!

30 ANOS: A absorção de cálcio diminui e a densidade óssea fica 0,5% menor a cada ano. Atividades de médio impacto, como caminhada, ginástica localizada e ciclismo, estimulam as células produtoras de ossos a trabalhar com mais vigor, prevenindo o enfraquecimento ósseo.

40 ANOS: As veias e artérias tendem a perder elasticidade. Com os vasos sanguíneos mais rígidos, a pressão arterial aumenta. Exercícios aeróbios como pedalar, andar, nadar e dançar ajudam a preservar o tônus do músculo cardíaco impedindo a perda da elasticidade.

45 ANOS: O ritmo respiratório fica lento. Atividades aeróbias como natação, caminhar e andar de bicicleta ajudam a preservar o ritmo respiratório.

50 ANOS: O músculo cardíaco fica menos elástico. Atividades corriqueiras passam a exigir um esforço muito maior do coração. As articulações ficam menos flexíveis e os movimentos começam a ficar mais restritos. A prática da musculação treina o coração para esforços intensos. Exercícios de alongamento ajudam a manter as articulações em bom estado.

60 ANOS: A massa magra é de 30% a 50% menos do que era na mocidade. O depósito de gordura, por sua vez, é 11% maior. Atividades aeróbias, como natação, caminhada e corrida, aumentam o nível de oxigênio nos músculos, o que lhes garante um bom funcionamento. Exercícios de força, entre eles a musculação e a ginástica localizada, recuperam o tônus muscular. Os esforços exigidos pelos esportes com bola, como tênis, mantém o vigor muscular.

Por: OMC - Organização Mundial da Saúde

Um comentário:

  1. Muito bom o seu post Dra!!
    Não sabia que mamão era tão bom para o nosso organismo.

    ResponderExcluir