segunda-feira, 16 de julho de 2012

Compatibilidade sanguínea - doação de sangue

Há alguns dias estava conversando com algumas pacientes, explicando justamente sobre compatibilidade sanguínea, pois estava angariando voluntários para doar sangue e eis que hoje essa figura foi postada no facebook. Super didática e de fácil entendimento.
A primeira coluna é o seu tipo sanguíneo (A, B, AB, O, positivo ou negativo). A segunda coluna é para quem você (o seu tipo sanguíneo) pode doar. E a terceira coluna é de quais tipos sanguíneos você pode receber. 
Exemplo: O meu tipo sanguíneo é AB +. Posso doar apenas para quem tem sangue AB +. Posso receber de todos os tipos sanguíneos (A, B, AB, O tanto positivo quanto negativo). Por isso que quem tem sangue tipo AB é considerado receptor universal.
Exemplo 2: O indivíduo que tiver sangue tipo O, pode doar para todos os tipos sanguíneos e recebe apenas de quem tem sangue tipo O. Quem tem esse tipo sanguíneo é considerado doador universal e  por isso que esse tipo é tão usado em emergências e hospitais e sempre é o mais necessário nos bancos de sangue.
Agora que você já sabe o seu tipo de sangue, pra quais pode doar e de quais pode receber, fica mais fácil entender quantas pessoas podem ser beneficiadas com uma doação! 
Faça sua parte e doe sangue! 



2 comentários:

  1. Olá, Obrigada pelo comentário.
    Fico feliz que o post tenha sido útil pra vc!
    Atenciosamente.

    ResponderExcluir