quarta-feira, 4 de julho de 2012

Pistorius vai competir em duas provas nos Jogos Olímpicos de Londres


Depois de se tornar o primeiro atleta amputado a disputar um Mundial de Atletismo no ano passado, Oscar Pistorius entrará para a história novamente. O sul-africano agora vai disputar os 400m e o revezamento 4x400m nos Jogos Olímpicos de Londres. Com isso, Pistorius, que é tricampeão paralímpico, disputará a sua primeira edição dos Jogos contra atletas olímpicos.

O corredor de 25 anos foi convocado pela equipe sul-africana para a disputa do revezamento e com isso também poderá disputar a prova individual, mesmo não tendo atingido o índice necessário duas vezes, como exigia a federação sul-africana. Na semana passada, o atleta chegou a dar entrevistas revelando a sua decepção, pois ficou a 0,22s da marca que ele já atingira uma vez. O caso, porém, teve uma reviravolta por causa da sua inclusão na equipe do revezamento e agora Pistorius poderá disputar as duas provas.


- Ele foi convocado para o time olímpico (no revezamento). Em seguida veio a questão se ele poderia correr nos 400m e ele pode porque faz parte do time. Ele correu a eliminatória (individual) e, se não fizesse parte do time, não poderia ir para as Olimpíadas - afrirmou o diretor-executivo da Confederação Sul-Afriana, Tubby Reddy.

Apelidado de Blade Runner, Pistorius, de 25 anos, disse estar orgulhoso por representar o seu país nos Jogos Olímpicos.

- Hoje é verdadeiramente um dos mais orgulhosos dias da minha vida. Ser escolhido para representar a África do Sul nos 400m e no revezamento 4x400m é uma hora. Estou orgulhoso pelos anos de trabalho duro, determinação e sacrifício - disse Pistorius.

Pistorius tem as duas pernas amputadas e corre com próteses de fibra de carbono. Ele começou a competir contra atletas sem deficiência em 2007, mas uma decisão da IAAF o baniu das competições porque a entidade considerou que suas próteses lhe faziam ganhar velocidade. Um ano depois, o atleta mudou o equipamento do qual era feito as próteses, foi submetido a testes científicos e conseguiu comprovar que não tinha nenhuma vantagem, ganhando a chance de buscar índices para competir nas principais competições do planeta.

Pistorius acabou não conseguindo índice para os Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, mas nas Paralimpíadas da China ele faturou o ouro nos 100m, 200m e 400m. Pistorius também vai disputar os Jogos Paralímpicos de Londres, quando vai defender seus três títulos.


Fonte:  http://oglobo.globo.com/olimpiadas2012/pistorius-vai-competir-em-duas-provas-em-londres-5386776

Nenhum comentário:

Postar um comentário