terça-feira, 13 de abril de 2010

Curiosidades sobre o beijo


- Um beijo pode passar 250 virus e bacterias diferentes de uma boca para outra.

- Quando se beija uma pessoa, resíduos da saliva permanecem na boca por até três dias.

- Durante o beijo, os batimentos cardíacos sobem de 70 para cerca de 150 por minuto. Isso força o coração a bombear um litro de sangue a mais, pois as células pedem mais oxigênio para trabalhar.

- O aumento da taxa de oxigenação do corpo traz uma série de vantagens: os beijoqueiros sofrem menos de doenças do sistema circulatório, do estômago e da vesícula. Diminuem também os casos de insônia e dor de cabeça.

- Durante o beijo de língua o corpo queima 12 calorias e a produção de hormônios aumenta.

- A ciência que se dedica a estudar os beijos é a filematologia, e o medo de beijar é a filemafobia.

- Em diversas tribos africanas, os nativos reverenciavam o chefe beijando o chão que ele pisa.

- Quando um dos namorados beija o pescoço do outro com mais força, provoca um aumento de pressão no local que pode romper os capilares (vasos bem frágeis). Forma-se uma mancha proveniente do sangue que escapou e ficou preso embaixo da pele.

- Em cada beijo, os apaixonados trocam 9 mg de água, 0,7 g de albumina, 0,18 g de substâncias orgânicas, 0,711 mg de gorduras e 0,45 mg de sais.

- O americano Alfred A. E. Wol estabeleceu o recorde mundial de beijos. Ele beijou 8.001 pessoas em oito horas.

- O escultor francês Auguste Rodin, de tantos delírios amorosos que viveu com Camille Claudel, imortalizou o beijo em uma de suas mais famosas obras, “O Beijo”.

- Médicos e psicólogos alemães concluíram que aqueles que beijam, faltam menos ao trabalho por motivo de doença do que aqueles que não beijam. Aqueles que beijam, também sofrem menos acidentes no trabalho, e vivem aproximadamente cinco anos a mais.

- É um fato científico que beijar estimula nosso cérebro a produzir ocitocina, um hormônio que nos dá aquela ótima sensação que sentimos ao beijar.

- Um estudo em 1997 na universidade de Princeton concluiu que nossos cérebros estão equipados com neurônios que nos ajudam a encontrar os lábios de nossos amantes no escuro. Não é nenhuma novidade que muitos casais apreciam se beijar em um cinema escuro.

- Beijar ajuda a prevenir as cáries, pois aumenta a produção de saliva que colabora na limpeza da boca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário