sábado, 17 de abril de 2010

Campanha da Voz - Vc sabia?

Existem vários tipos de doenças ligadas à voz, mas normalmente as pessoas só percebem a rouquidão. Em grande parte dos casos, uma doença surge pelo uso errado da voz.

Cerca de 20 a 30% da população normalmente apresentam algum tipo de lesão nas cordas vocais. Apesar de benignas, essas lesões podem evoluir para um problema mais grave, como o câncer de laringe, que muitas vezes aparece em seu estágio inicial como uma simples rouquidão.

Só no estado de São Paulo, 60% dos professores apresentam ou já apresentaram problemas de voz. Atualmente, graças as campanhas de voz no Brasil, a quantidade de informação tanto para os professores quanto para a população em geral fez com que dados passados de conhecimento sobre as doenças das cordas vocais fossem minimizados.

Profissionais que dependem da voz para trabalhar deveriam ficar em silêncio de 5 a 10 minutos por hora para garantir sua saúde vocal.

Estima-se que 2% dos professores brasileiros, cerca de 25 mil profissionais, serão afastados de suas funções por problemas na laringe e cordas vocais, caso providencias profiláticas e terapêuticas não sejam tomadas.

Problemas vocais não causam dor aguda ou provocam sintomas que despertam a atenção imediatamente. Cansaço ao falar, perda da voz no meio de frases, falta de ar enquanto fala, dificuldade ao engolir, pigarro constante, rouquidão, dor ou ardência na garganta podem ser indicadores de que a saúde vocal está comprometida.

Estima-se que mais da metade dos pacientes acometidos por câncer de laringe no Brasil sejam por esta razão levados ao êxito letal.

Mais de 70% da população ativa têm na voz o instrumento de trabalho mais exigido, mesmo que ela não seja o foco de suas atividades.

O estresse da vida moderna também prejudica a saúde vocal.

Rouquidão, sensação de corpo estranho, ou dor de garganta podem ser causados por refluxo ácido do estômago.

Alimentos ricos em ácidos e gorduras podem prejudicar sua voz. Comer tarde da noite também.

A voz também envelhece. Isso pode ser sentido por homens e mulheres depois dos 40 anos.

Participar de corais e cantar sob uma orientação correta é uma ótima opção para manter a musculatura das cordas vocais em ordem.

Todos podem ter sua voz melhorada, desde que se respeitem os limites anatômicos.


Você sabe como a voz é produzida?

Tudo começa com o ar saindo dos pulmões. Ele passa pela laringe, onde estão localizadas as pregas vocais. Essas, no momento da expiração, aproximam-se e vibram, produzindo o som. De início, o som é baixo e fraco, sendo ampliado pelas cavidades de ressonância (que são a faringe, a boca e o nariz). Após a amplificação, o som será articulado na cavidade oral, por meio dos lábios, bochechas, língua, palato e mandíbula.

Fonte: Academia Brasileira de Laringologia e Voz
www.ablv.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário