sábado, 17 de abril de 2010

16 de abril - dia da voz

Ontem foi o dia da voz e não poderia deixar de postar algo relacionado.

O Brasil é um dos países com maior índice de câncer de laringe, sendo o segundo colocado. De acordo com uma estimativa do Instituto Nacional de Câncer (INCA), mais de 9 mil novos casos de câncer de laringe foram descobertos em 2009. Especialistas apontam o consumo de cigarro e bebidas alcoólicas como principal causa do problema.

Nos EUA: 28 milhões de trabalhadores tem problemas vocais. Custo anual com tratamento e ausência no trabalho = 2,5 bilhões de dólares.

No Brasil: apenas entre os professores, estima-se que 2% estejam afastados por rouquidão. Perda anual = R$100 milhões.

Se vc apresentar: rouquidão persistente por mais de 2 semanas, rouquidão associada a outros sintomas (dificuldade para respirar ou engolir), perda súbita da voz, sem um quadro gripal associado, consulte um otorrinolaringologista (profissional médico que cuida do nariz, ouvido e garganta - voz).

A Campanha Nacional da Voz foi criada em 1999 pela ABLV (Academia Brasileira de Laringologia e Voz).

O objetivo da campanha é alertar a população quanto às doenças relacionadas ao aparelho vocal, sua prevenção e tratamento.

De acordo com especialistas da ACADEMIA BRASILEIRA DE LARINGOLOGIA E VOZ alguns hábitos e mitos podem ser extremamente prejudiciais para a voz. Gritar, sussurrar, falar rápido e sem pausas respiratórias, ficar grandes períodos sem beber água e ter costumes alimentares que favoreçam o refluxo gastresofágico são práticas que devem ser evitadas. Outros vilões para a saúde da voz são cigarro e bebidas alcoólicas, automedicação, e mitos para o tratamento de problemas de laringe, como balas, salmoura e conhaque.

Alguns hábitos positivos como beber em média dois litros de água por dia, hidratar-se durante atividades vocais, evitar cigarro, bebidas alcoólicas e alimentos que favoreçam o refluxo gastresofágico, bem como não fazer grandes esforços vocais em ambientes ruidosos ou com ar condicionado, são medidas preventivas que podem ajudar a manutenção de uma voz saudável.
Para saber mais sobre a Campanha da Voz, acesse: www.ablv.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário