segunda-feira, 31 de agosto de 2009

H1N1 - PERGUNTAS E RESPOSTAS



1. O que é gripe suína?
R: A gripe suína é também conhecida como Influenza A ou H1N1. É um novo vírus influenza que causa doença nas pessoas. Ele foi inicialmente detectado em pessoas nos EUA em abril de 2009.

2. Por que esta gripe recebeu o nome de "gripe suína"?
R: O vírus causador da gripe contém genes dos vírus influenza A humano, suíno e de aves. Muitos dos genes eram parecidos com os genes das viroses por influenza que ocorrem em porcos nos Estados Unidos e, por isso, a infecção foi inicialmente chamada de "gripe suína".

3. Quais são as formas de contágio?
R: É transmitida como uma gripe comum por gotículas de saliva ou de secreção nasal de pessoa para pessoa, principalmente por meio de tosse ou espirro. Além disso, quando uma pessoa tem contato com objeto que está contaminado com vírus e em seguida toca os seus olhos, nariz ou boca antes de lavar as mãos. Há também um potencial de transmissão pelas fezes pela via fecal-oral (contato da boca com mãos sujas com fezes contaminadas com o vírus).

4. Qual o período de incubação do vírus e transmissão?
R: O período de incubação pode variar entre 2 e 7 dias. Os pacientes podem transmitir o vírus 1 dia antes do início do sintoma até 5 a 7 dias após, ou até a melhora completa dos sintomas.

5. Quais são os sinais e sintomas da gripe suína?
R: Os sintomas da gripe suína são semelhantes aos sintomas da gripe comum incluem febre, tosse, dor de garganta, dores no corpo, dor de cabeça, calafrios, dores articulares, dores musculares e cansaço. Algumas pessoas podem apresentar diarréia e vômitos associados à gripe suína. Os sintomas podem iniciar-se no período de 3 a 7 dias após o contato com o Influenza A (H1N1). Sinais de agravamento da doença somente podem ser identificados e orientados por médico.

6. A transmissão do H1N1 pode ocorrer pela ingestão ou preparo da carne de porco?
R: Não. O vírus H1N1 não é transmitido por alimentos. O manuseio e a ingestão de carne de porco e seus derivados não transmitem a doença.

7. Como agir se apresentar sintomas de gripe suína?
R: Segundo o Ministério da Saúde, os pacientes devem procurar seu médico ou uma unidade de saúde mais próxima.

8. A vacina da gripe comum protege contra a gripe H1N1?
R: Não há vacina contra a gripe A (H1N1), e a vacina contra a gripe comum não tem efeito contra essa. Entretanto é recomendado a vacinação contra as outras formas de vírus que são mais frequentes no inverno.

9. Quais são as medidas para o isolamento domiciliar de pacientes com suspeita ou diagnóstico de gripe suína?
R: Pacientes com suspeita ou diagnóstico de gripe suína realizado pelo médico com orientação de isolamento domiciliar (ficar em casa) devem seguir as seguintes recomendações:
* Evitar o contato social até a recuperação ou até que seja esclarecido que se trata de gripe suína.
* Não compartilhar alimentos, copos, pratos, toalhas talheres e objetos de uso pessoal.
* Evitar tocar os olhos, boca ou nariz; e lavar as mãos frequentemente com água e sabão, principalmente após tossir ou espirrar.
* O ambiente deve ser mantido ventilado e, se possível, separar um banheiro, que deve ser higienizado diariamente com desinfetantes.
* Os móveis devem ser limpos com desinfetantes, e os utensílios (objetos) utilizados pelos doentes lavados com água morna e sabão, devido ao risco de transmissão por contato.

10. Qual o tratamento da gripe suína?
R: Somente o médico deverá prescrever medicações e orientar o tratamento adequado.
Existem medicamentos que são usados com bons resultados.

11. Quais são as recomendações para viajantes?
R: Segundo a ANVISA, em caso de febre acima de 38 graus, tosse e dificuldade respiratória, o paciente deve procurar o seu médico ou a unidade de saúde mais próxima. Informar história de contato com doentes e roteiro de viagens.
Para os viajantes que se destinam a outros países, seguir rigorosamente as recomendações das autoridades sanitárias locais durante a permanência nessas localidades.

12. Onde obter mais informações?
R: Para dúvidas e informações adicionais, há vários sites que podem ser consultados:

Organização Mundial da Saúde (em inglês)

Organização Pan-Americana de Saúde (em espanhol)

Centers for Disease Control and Prevention (CDC em inglês)


Fonte: Abbott

Nenhum comentário:

Postar um comentário