sábado, 8 de agosto de 2009

COLESTEROL


O que é?

O colesterol é uma substância importante para a saúde, por que é utilizado para a formação da membrana das células e de alguns hormônios, além de servir como uma capa protetor a para os nervos. Ele é produzido pelo nosso organismo e obtido a partir dos alimentos.
O Colesterol é o resultado do metabolismo de duas substâncias em nosso organismo: HDL (high density lipoprotein), o bom colesterol, e *LDL (low density lipoprotein), o mau colesterol. O LDL é adquirido pela ingestão de alimentos gordurosos de origem animal.

Tipos de colesterol


HDL (colesterol bom): remove o excesso do colesterol no sangue reduzindo o risco de formação das placas de gordura. Quanto mais alto seus níveis, melhor. Níveis baixos de HDL aumentam o risco de desenvolvimento de doenças cardíacas como infarto do miocárdio.

LDL (colesterol ruim): é responsável pela for mação de placas de gordura nas artérias, o que prejudica a passagem de sangue e aumenta o risco de infarto, derrame cerebral e entupimento das artérias nas pernas.


Causas


Os níveis de LDL-colesterol podem se elevar por 2 fatores principais: o genético e a dieta. O fator genético é o mais importante, porém dietas inadequadas também elevam o LDL-colesterol. Pessoas que têm parentes diretos com colesterol alto e história familiar de *aterosclerose devem ter seu colesterol dosado. Já a dieta rica em gorduras saturadas e colesterol aumenta os níveis de LDL-colesterol no sangue. O colesterol só existe nos alimentos de origem animal.


Riscos à saúde
Embora necessário ao nosso organismo o colesterol passará a ser prejudicial a nossa saúde se seus níveis no sangue estiverem elevados acima dos níveis normais.


Níveis desejáveis de colesterol:


Colesterol total (HDL + LDL) - Menor que 200 mg/dL.
LDL - Menor que 100 mg/dL.
HDL - Maior que 40 mg/dL (homens) e maior que 50 mg/dL (mulheres).


O excesso de colesterol que não é eliminado pelo fígado é depositado na parede das artérias, for mando placas de gordura, que podem entupir as artérias e dificultar a passagem do sangue. De maneira geral, o colesterol ruim (LDL) elevado e não controlado tende a diminuir a expectativa de vida em razão da aterosclerose.
Entretanto, os níveis do colesterol bom (HDL) elevados podem diminuir o risco de doença cardiovascular.


Quem pode ter níveis altos de colesterol?


Níveis elevados de colesterol podem ocorrer em qualquer pessoa e geralmente estão associados ao sedentarismo (falta de atividade física) e a dieta inadequada.

Sintomas


O colesterol elevado não apresenta sintomas. A única maneira de saber se seu colesterol está alterado é por meio de um exame de sangue. Para não aumentar a quantidade de LDL reduza o consumo de carnes gordurosas, embutidos, frituras, manteiga e produtos com gordura vegetal hidrogenada. Aumente a quantidade de fibras (aveia, leguminosas etc.) na sua alimentação. Consulte seu médico, ele poderá ajudá-lo.

Tratamento


Recomendações para quem tem colesterol elevado: Muita atenção com alimentos originários do reino animal. São eles que contém colesterol. Os alimentos do reino vegetal não contém colesterol.
Evite leite integral e seus derivados (queijos, principalmente amarelos, manteiga, creme de leite), biscoitos amanteigados, croissants, folhados, sorvetes cremosos, embutidos em geral (linguiça salsicha e frios), carnes vermelhas gordurosas, carne de porco (bacon, torresmos), vísceras (fígado, miolo, miúdos); pele de animais terrestres, animais marinhos (camarão, lagosta, sardinha e outros frutos do mar).; gema de ovo (225mg/unidade), não se esquecendo que ela participa também do preparo de diversos alimentos (bolos, tortas, panquecas, macarrão, etc).



Nenhum comentário:

Postar um comentário