sábado, 8 de agosto de 2009

Dia 08 de agosto - Dia Nacional de Controle do Colesterol


O colesterol alto é o principal fator de risco para doenças cardiovasculares, e de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), representam a primeira causa de morte em todo o mundo e respondem por cerca de 30% do total de óbitos.

O colesterol proveniente dos alimentos é absorvido pelo trato digestivo, processado pelo fígado e circula pela corrente sanguínea. Porém, além da alimentação, outra fonte de colesterol pouco conhecida é o próprio organismo. A genética determina ainda se uma pessoa absorve muito ou pouco o colesterol proveniente da alimentação.

O controle das duas fontes de colesterol é a forma mais eficaz de reduzir o LDL-colesterol (o “mau” colesterol) e, consequentemente, diminuir o risco de desenvolver doenças cardiovasculares e suas complicações, tais como infarto do miocárdio e derrame cerebral.

O combate ao colesterol elevado pode não ser uma tarefa fácil. Os pacientes que já têm colesterol alto devem mudar os hábitos de vida, isto é, adotar e manter uma alimentação saudável e uma rotina de exercícios físicos, além de precisarem, em muitos casos, utilizar medicação diariamente. É preciso ainda ficar atento a outros fatores de risco, como: níveis baixos de HDL (o “bom” colesterol), tabagismo, hipertensão arterial, histórico familiar de doença cardíaca, idade, obesidade e diabetes.

Fonte: Merck Sharp & Dhome
Nunca utilize medicamentos sem prescrição médica e consulte sempre um médico especialista. Ele é o profissional mais preparado para indicar formas de prevenção e tratamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário