quinta-feira, 26 de abril de 2012

Peso das mochilas deve ser limitado


A Câmara dos Deputados aprovou um projeto para reduzir o peso das mochilas usadas por estudantes. O projeto ainda precisa ser votado pelo Senado para entrar em vigor.


Só que ao invés do limite previsto de 15%, este deveria ser de 10% para evitar sobrecarga das articulações e alterações posturais tão comuns nessa fase. Alguns estudantes apresentam dor e desvios da coluna que podem se agravar com o uso de mochilas muito pesadas e de maneira errada. O ideal é que a mochila tenha duas alças largas e acolchoadas e que fique bem posicionada na coluna. Mochilas com rodinhas não são a melhor opção por conta da torção feita na coluna para puxá-la.

Além disso é importante ressaltar que a escola tem papel fundamental no combate e educação quanto aos problemas posturais, devendo realizar avaliações posturais e também propor outras alternativas para os alunos não terem de carregar tantos livros e cadernos diariamente. Quem sabe armários para deixar os livros???  Melhorar a distribuição das aulas para que não seja necessário levar vários cadernos por dia??

Vale a pena pensarmos e levarmos isso como pauta de discussão nas reuniões de pais nas escolas. Pra mudar tem que ter atitude! Juntos podemos mais!

http://g1.globo.com/jornal-hoje/videos/t/edicoes/v/peso-das-mochilas-escolares-deve-ser-limitado/1919433/

Nenhum comentário:

Postar um comentário