quinta-feira, 19 de abril de 2012

Dores de cabeça podem estar ligadas à articulação que movimenta a boca



Como diferenciar dor de cabeça ou enxaqueca de outros problemas que apresentam sintomas parecidos? É o caso dos distúrbios ligados à ATM, articulação temporomandibular, responsável pela movimentação da boca. A maioria das pessoas não associa a dor de cabeça com algum problema na boca. Com isso, o tratamento não é realizado e a doença piora.

Segundo o coordenador da Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Gilberto Pucca, uma das causas é o bruxismo, o ranger dos dentes enquanto a pessoa dorme e com o tempo gera o desgaste na superfície dos dentes. Pucca explica que essa articulação funciona como um amortecedor, por isso, é importante ficar atento a alguns sinais: ”Reparar se a articulação, quando você abre e fecha a boca, causa um estalo. Isso é um sinal de que pode estar iniciando algum tipo de problema nessa articulação. Quer dizer, se for só o estalo não há problema na medida em que não esteja acompanhando de dor, mas se a dor é persistente, se o diagnóstico é difícil, nós recomendamos também que a busca dessa causa pode ser um problema nessa articulação.”

O coordenador conta que o tratamento vai depender do diagnóstico de cada paciente: “Às vezes é preciso colocar o que nós chamamos de placa de mordida, que é uma placa que a pessoa dorme com ela para evitar que ela ranja os dentes durante à noite. Em quadros mais graves, às vezes, até pode ser indicado uma cirurgia, mas evidente isso em quadros mais avançados.”

Pucca afirma ainda que um problema na ATM pode levar a uma dor de cabeça crônica. Por esse motivo, reforça a importância da pessoa buscar orientação médica e odontológica para que o problema seja resolvido.

http://www.blog.saude.gov.br/dores-de-cabeca-podem-estar-ligadas-a-articulacao-que-movimenta-a-boca/

Nenhum comentário:

Postar um comentário