quarta-feira, 11 de abril de 2012

11 de Abril - Dia Mundial da Doença de Parkinson


Hoje, dia 11 de abril é celebrado o Dia Mundial da doença de Parkinson. A data foi escolhida em referência ao nascimento do médico inglês James Parkinson, responsável pela primeira descrição da doença em 1817.

A doença de Parkinson é uma afecção do sistema nervoso central que acomete principalmente o sistema motor. É uma das condições neurológicas mais freqüentes e sua causa permanece desconhecida. As estatísticas disponíveis revelam que a prevalência da doença de Parkinson na população é de 150 a 200 casos por 100.000 habitantes e a cada ano surgem 20 novos casos por 100.000 habitantes. Os sintomas motores mais comuns são: tremor, rigidez muscular, acinesia e alterações posturais. Entretanto, manifestações não motoras também podem ocorrer, tais como: comprometimento da memória, depressão, alterações do sono e distúrbios do sistema nervoso autônomo.

Estima-se que hoje existam cerca de 200.000 pessoas com Parkinson no Brasil.

Participe da Campanha Viva bem com Parkinson entre os dias 10 e 14 de abril






Venha nos visitar no Shopping Eldorado e conheça como é possível conviver com a doença, levando uma vida participativa na sociedade. Sua presença será a maior contribuição para nós.
A Campanha Viva bem com Parkinson tem o propósito de conscientizar a população e mostrar que é possível conviver de uma maneira saudável com a doença. A semana escolhida para isso é a que marca o Dia Mundial da doença Parkinson. De 10 a 14 de abril você é nosso convidado para conhecer algumas histórias de parkinsonianos, que irão demonstrar como é o seu dia a dia, por meio de uma casa de vidro, instalada no Shopping Eldorado.
No Brasil, há aproximadamente 200 mil pessoas que são portadoras de Parkinson, de acordo com estimativas do Ministério da Saúde. Apesar da doença não ter cura, um paciente pode ter um ciclo de vida normal. Um parkinsoniano pode realizar tarefas rotineiras e recomenda-se que ele participe de atividades recreativas, seja estimulado a praticar esportes, participar de terapias ocupacionais e fisioterápicas. Participe e contribua para que mais pessoas tenham acesso à Campanha Viva bem com Parkinson.

Quando: De 10 a 14 de abril de 2012.
Onde: Shopping Eldorado – A. Rebouças, 3.970, Pinheiros – SP.
Horários: 12h00 às 13h00 e 18h00 às 19h00


Nenhum comentário:

Postar um comentário