terça-feira, 20 de setembro de 2011

Dia Mundial da Doença de Alzheimer - 21 de setembro


No dia 21 de setembro é comemorado o Dia Mundial da Doença de Alzheimer. Com o crescimento da população idosa no Brasil, o número de casos dessa doença deve aumentar exponencialmente nos próximos anos, daí a importância de ações para uma maior difusão da informação acerca da Doença de Alzheimer e outras demências para a comunidade em geral. A informação pode possibilitar um diagnóstico precoce, e consequentemente, um tratamento mais eficaz e adequado para a pessoa bem como suporte social para a família.

Com objetivo de promover a conscientização da população sobre a Doença de Alzheimer, a Equipe Interdisciplinar da Clínica Geronto-Geriátrica do Hospital do Servidor Municipal, em São Paulo, realizará um evento com apoio da ABRAZ-SP, em que ocorrerão as seguintes atividades no saguão de entrada do Hospital.

9h 30 – Avaliação Breve da Memória para pessoas acima de 60 anos e distribuição de folhetos informativos sobre a Doença de Alzheimer.

10h 30 – Oficina de Artes com portadores de demência e seus cuidadores.

12h 00 – Apresentação Musical

14h 00 - Ginástica Laboral


A Subprefeitura Mooca também vai promover entre os dias 19 e 23 de setembro, a Semana de Conscientização da Doença de Alzheimer. A ação é uma iniciativa inclusa no Projeto Bairro Amigo do Idoso, que tem como um de seus objetivos formar uma rede protetora à população acima dos 60 anos. Neste caso, o órgão regional trabalha como articulador para tornar os distritos mais amistosos aos idosos, seja com outros órgãos públicos, sociedade civil, entidades beneficentes, a própria população, entre outros.

Os assuntos selecionados como temas e que terão palestrantes para discorrer, são: A Doença de Alzheimer; O estresse do cuidador; A família, seu envolvimento afetivo com o doente e as angústias; Abordagens e tratamentos; e Onde buscar apoio. A semana contará com o apoio da Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAZ), Programa Acompanhante de Idosos da região (PAI) e Unidade de Referência em Saúde do Idoso (URSI). O evento será realizado no auditório da Imprensa Oficial, localizado na Rua Mooca, 1.921. Mais informações pelo telefone 2292-2122, ramal 2076.



Outros posts sobre Alzheimer:

http://biafisio.blogspot.com/2011/07/estudo-aponta-sete-medidas-para-se.html

http://biafisio.blogspot.com/2009/05/oito-dicas-para-evitar-o-mal-de.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário