quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Dia 21 de setembro - Dia Nacional de Luta das Pessoas Portadoras de Deficiências


O Dia Nacional de Luta das Pessoas Portadoras de Deficiências é comemorado desde 1982. Essa comemoração tem como um dos objetivos principais mostrar a importância da luta de todos os portadores de deficiência seja física, mental ou sensorial (cegos e surdos-mudos). Esta luta busca a garantia da acessibilidade, como o direito de ir e vir pelos diversos espaços de forma digna e com segurança; o acesso aos ambientes de arte e lazer sem necessitar sentar-se nas últimas fileiras, o respeito, o exercício da cidadania sem preconceito e discriminação. A luta deste dia é por uma sociedade da inclusão.



A Classificação Internacional de Funcionalidade Incapacidade e Saúde (CIF) traz o conceito de que as “as deficiências são problemas nas funções ou nas estruturas do corpo com um desvio importante ou perda”. “Trata-se de um problema de relações sociais e não simplesmente de condições médica...”, ou seja, resultante da interação entre as condições socioeconômicas, culturais e morais e os aspectos biomédicos que cercam a vida dos deficientes (OMS, 2001; Farias & Buchalla; 2005).


De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), atualmente no Brasil existem mais de 25 milhões de pessoas com deficiência. Segundo o Instituto, daqueles que declararam algum tipo de deficiência, aproximadamente 70% afirmaram não sair de casa por problemas socioeconômicos ou por falta de informações.


Ainda segundo a pesquisa, apenas 3% das pessoas com deficiências, na faixa de 14 a 60 anos, são atendidas pelos serviços formais de educação, de saúde e de reabilitação. A Educação a Distância (EAD), por sua flexibilidade e utilização de tecnologias assistivas, pode e é um dos pilares de acesso a uma formação adequada para estas pessoas.

Conforme os números da deficiência no Brasil, 14,5% da população brasileira possui algum tipo de deficiência. A maior proporção se encontra no Nordeste (16,8%) e a menor no Sudeste (13,1%). Dos quase 25 milhões de deficientes no Brasil, a maioria é do sexo feminino (53,79%). A deficiência que mais atinge a população no Brasil é a visual (48,13%, contemplando 11,8 milhões de pessoas). No Brasil, 7 milhões de portadores de necessidades especiais são analfabetos.
  


Nenhum comentário:

Postar um comentário