terça-feira, 6 de setembro de 2011

CREFITO SP pede retificação à Rede Globo

Cena de novela ofende a conduta profissional ao promover o exercício ilegal

Uma cena da novela Morde e Assopra da Rede Globo causou polêmica ao promover o exercício ilegal da profissão de fisioterapeuta. Na cena, exibida em 31 de agosto, os personagens Dr. Tadeu (médico) e Renato (enfermeiro) informam à personagem Amanda (mãe de Rafael, paciente com leucemia) que o enfermeiro estaria plenamente habilitado a executar técnicas fisioterapêuticas, por ter exercido a “profissão” de auxiliar de fisioterapia, ter trabalhado em uma clínica de fisioterapia e cursado cursos técnicos, que, supostamente, o habilitariam para tanto.

O CrefitoSP alerta que a cena da novela traz prejuízos enormes ao sucesso da ação fiscalizadora, ao incentivar o exercício da fisioterapia por um enfermeiro-técnico e sem formação na área.

Assim, a cena da novela fomenta a prática de ilícito penal. Isso porque, a prática fisioterapêutica por pessoas leigas (nestas, poderíamos lançar os “auxiliares de fisioterapia” e também os enfermeiros, já que habilitados para outras práticas relativas ao atendimento à saúde) caracteriza a contravenção penal de exercício ilegal da profissão. Também fomenta o desrespeito à autonomia dos fisioterapeutas de exercerem livremente seus atos privativos, ao veicular a imagem de outro profissional (no caso o personagem de um médico) prescrever os “exercícios fisioterapêuticos”.

Desse modo, o Conselho enviou ofício ao autor e diretores da novela, solicitando a imediata retificação da informação veiculada, da forma mais adequada para o normal desenvolvimento da trama.

Veja o conteúdo do ofício.

http://www.crefito.com.br/imp/2011/of_gapre_3312011mordeassopra.pdf

Fonte: http://www.crefito.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário