terça-feira, 7 de junho de 2011

Videogames ativos auxiliam crianças no combate à obesidade

Estudo demonstra, por exemplo, que jogar Wii Boxing por 20 minutos equivale a caminhar um quilômetro em um ritmo acelerado.

  
Estudo conduzido por cientistas da Brigham Young University, nos Estados Unidos, revelou que crianças em idade escolar que jogam videogames ativos, tais como Wii Boxing e Playstation’ s Dance Dance Revolution (DDR) realizam exercícios de moderado a vigorosos coerente com as atuais recomendações de atividade física.
Resultados de estudo demonstram, por exemplo, que jogar Wii Boxing por 20 minutos é equivalente a caminhar um quilômetro em um ritmo acelerado.
"Pesquisas anteriores olharam para o valor desses " exergames" como simplesmente substitutos do que seria uma atividade sedentária", disse o pesquisador Bruce Bailey. "Mas nós quisemos verificar se podíamos realmente aumentar a aptidão física com estes tipos de jogos - e descobrimos que podemos."
Mas antes que os pais liberem mais horas de jogos de videogame para os seus filhos em nome do exercício, Bailey alerta que nem todos os jogos, ou até mesmo os níveis dentro dos jogos, são iguais. Wii Boxing, por exemplo, requer muito mais movimentos do que Wii Golf.
"As crianças são inteligentes - se elas não gostam de se movimentar, elas descobrem os movimentos mínimos necessários para jogar", disse Bailey. "Eles podem ser bastante econômicos em seu gasto energético."
O estudo também mostrou que todos os jogos queimaram calorias de forma significativa. Não houve diferenças entre as crianças com sobrepeso e aqueles que não estavam acima do peso.
Os pesquisadores também descobriram que as crianças tinham um nível de satisfação elevado - nenhuma surpresa, mas importante ao tentar encontrar atividades físicas das quais as crianças vão realmente querer participar.
"Esses jogos não vão curar a epidemia de obesidade infantil", disse Bailey. "Mas eles podem ser uma ferramenta útil, entre muitas outras, para trabalhar em direção a esse objetivo."
Abaixo estão os jogos testados, junto com as calorias queimadas em média por minuto de jogo.



Atividade - calorias queimadas por minuto

- Descansando - 1,1 calorias
- Caminhada em esteira de 3 km / h - 4,4 calorias
- Wii (Boxe) - 4.0 calorias
- DDR (Treze) - 4.9 calorias
- Cyber TRAZER - 5.5 calorias
- Light Space (Bug Invasion) - 5.7 calorias
- Sportwall - 6.2 calorias
- XaviX (J-Mat) - 6.7 calorias


Fonte: isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário