terça-feira, 7 de junho de 2011

Videogame Wii Fit melhora respiração em pacientes com doença pulmonar obstrutiva

Pesquisadores da University of Connecticut, nos Estados Unidos, descobriram que pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) podem melhorar suas condições respiratórias utilizando o videogame Wii Fit.
"Nosso estudo mostrou que pacientes com DPOC se exerceram em um percentual relativamente mais alto durante três a cinco minutos de determinados exercícios Wii Fit , indicando que o videogame pode ser um regime de exercícios domiciliar razoável para pacientes com DPOC", disse Jeffrey Albores .
O exercício regular beneficia pacientes com DPOC através do aumento do tônus muscular global e da melhora da aptidão cardiorrespiratória.
Fazer os pacientes se exercitarem regularmente em casa, enquanto ideal, pode ser difícil, especialmente quando em pacientes com DPOC, onde a tolerância ao exercício pode ser limitada.
"Para que o exercício possa ser sustentado a longo prazo, o tipo de exercício deve ser agradável ao paciente", disse Albores. "Neste estudo, buscamos descobrir o nível de intensidade dos exercícios Wii Fit ™ para pacientes com DPOC."
Introduzido pela Nintendo em 2007, o Wii Fit inclui atividades físicas e jogos,incluindo o equilíbrio do ioga e exercícios de musculação e atividades aeróbicas. O sistema tem sido utilizado pelos fisioterapeutas para incentivar o exercício em casa,entre os pacientes. Neste estudo, os pesquisadores decidiram avaliar a capacidade do Wii, oferecendo a pacientes com DPOC uma opção viável e eficaz para o exercício em casa.
Exercícios em casa
Para o estudo, Albores e seus colegas recrutaram cinco pacientes com DPOC estável. Antes de se exercitarem com Wii, um teste padrão de caminhada foi realizado para determinar a carga máxima de cada paciente, a frequência cardíaca, consumo de oxigênio e fatores respiratórios foram medidos.
Os pacientes foram solicitados a realizar quatro exercícios especificados a partir do programa Wii Fit: correr no mesmo lugar, exercícios de braço, pular no lugar e pista de obstáculos. Cada exercício foi realizado por três a cinco minutos, após o qual a frequência cardíaca, consumo de oxigênio e os fatores respiratórios foram medidos novamente.
No final da rotina de exercícios, a frequência cardíaca foi de 71% do valor máximo previsto e o consumo de oxigênio foi de 86% do valor máximo previsto.
"Os dados preliminares do nosso estudo indicam que pacientes com DPOC se exercitaram entre 60 e 70% de sua capacidade máxima durante 3-5 minutos de exercícios específicos no Wii Fit", afirmou Albores.
Enquanto o Wii Fit oferece opções de exercícios que são semelhantes aos disponíveis em centros de reabilitação tradicionais, Albores acredita que pesquisas adicionais precisam ser realizadas para determinar se o uso do videogame aumenta a vontade de um paciente de realizar exercício físico regular em casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário