terça-feira, 2 de abril de 2013

Dia 02 de abril - Dia Mundial de Conscientização do Autismo




Nesta terça-feira (02), o mundo comemora o Dia de Conscientização do Autismo, proclamado pela ONU, e o Brasil não ficará de fora dessa celebração. Entre os dias 01 e 07/04, conhecidos monumentos do país estarão iluminados de azul, cor que simboliza a disfunção neurológica, em homenagem à data.


A ação é uma iniciativa da ONG Autismo & Realidade, que incentivou a iluminação de marcos como a Ponte Estaiada e o Monumento das Bandeiras, em São Paulo, o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, o Prédio do Senado, em Brasília, o Elevador Lacerda, na Bahia, e o prédio da Justiça Federal, na Paraíba. Ações semelhantes acontecem no resto do mundo.

Proclamado há seis anos pela ONU, o Dia Mundial de Conscientização do Autismo busca chamar a atenção da sociedade - e, sobretudo, dos governantes - para a importância de investir no diagnóstico precoce do autismo e, também, na inclusão social e no tratamento e educação de qualidade das pessoas que possuem a disfunção neurológica.

Segundo a ONG Autismo & Realidade, nos EUA, estima-se que uma em cada 50 crianças seja autista. Entre 2002 e 2008, o Centro de Prevenção e Controle de Doenças norte-americano (CDC) identificou aumento de 100% no número de casos diagnosticados de Transtorno do Espectro do Autismo (ASD). Já no Brasil, a questão é ainda tão pouco assistida que não há dados a respeito do assunto.



Nenhum comentário:

Postar um comentário