terça-feira, 5 de junho de 2012

Nova lei exige atestado médico semestral para frequentar academia


É de extrema importância e necessidade o atestado médico para a prática de qualquer atividade física e mais ainda a fiscalização das academias no que diz respeito a isso, o que nem sempre acontece, mas acredito que o exagero na realização de exames que agora, deverão ser feitos semestralmente pode ter um efeito contrário ao de estimular a prática de atividades físicas. Salvo em casos específicos, os atestados médicos e exames deveriam continuar sendo realizados anualmente. Qual a sua opinião?


Desde maio, alunos de academias da cidade de São Paulo têm que se submeter a exames médicos semestrais, de acordo com a lei 11.383/1993, sancionada pelo prefeito Gilberto Kassab.

As academias terão que manter os atestados médicos anexados às fichas dos alunos. O documento deve autorizar a prática de exercícios específicos, além de expor qualquer restrição física.


E o não cumprimento da lei pode levar à multa e fechamento do estabelecimento, segundo a Covisa (Coordenação de Vigilância em Saúde), responsável pela fiscalização.

A nova lei obriga ainda que menores de 18 anos apresentem uma autorização dos pais ou responsáveis para frequentar a academia. Segundo o hebiatra Maurício de Souza Lima, do Hospital Sírio Libanês, ter que assinar o documento pode conscientizar os pais da importância de avaliar a atividade dos filhos.

A intensidade do exercício precisa ser controlada de acordo com o nível de crescimento. Musculação, só depois dos 16 para as meninas e dos 18 para os meninos.


http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/1099204-nova-lei-exige-atestado-medico-semestral-para-frequentar-academia.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário