quinta-feira, 28 de junho de 2012

Exercícios feitos em casa melhoram controle, atenção e equilíbrio em idosos



Subir as escadas de casa, trocar de roupa, carregar uma bolsa de compras ou até caminhar em terrenos irregulares. Com o avanço da idade, tarefas simples como essas se transformam em desafios. Alguns exercícios, que podem ser feitos em casa, ajudam a realizar essas atividades com mais facilidade, segundo especialistas. São as chamadas ginásticas funcionais ou multisensoriais.

— No circuito nós trabalhamos equilíbrio e velocidade de raciocínio, com movimentos que imitam os gestos do dia a dia. A ideia é evitar acidentes — explica o professor da academia Upper Fabricio Naliato, de 25 anos.
Dados do Ministério da Saúde mostram que cerca de 30% das pessoas com mais de 65 anos sofrem quedas ao menos uma vez por ano.

Para a aposentada Altair Augusta de Carvalho Rodrigues, de 81 anos, os tombos já não fazem mais parte do cotidiano. Há um ano e meio ela pratica a ginástica multisensorial.

— Eu fiquei mais ágil, disposta e com muito mais equilíbrio. Eu caía com frequência. Agora faço tudo sem nem tropeçar — conta Altair.

O exercício é feito com base em três pilares: o visual, o somatosensorial (ligado à estabilidade das articulações) e o vestibular (que tem relação com as estruturas do equilíbrio que ficam no ouvido). Os treinos também estimulam a cognição.

Em casa, um exercício que pode ser feito, por exemplo, é sentar e levantar da cadeira, dez vezes, de olhos fechados e braços cruzados. Outro é distribuir objetos pelo chão da sala e caminhar em zigue-zague.
— O importante é treinar múltiplas tarefas — disse o professor de Educação Física Anderson Rangel.


http://extra.globo.com/noticias/saude-e-ciencia/exercicios-feitos-em-casa-melhoram-controle-atencao-equilibrio-de-idosos-5337622.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário