terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Dieta mediterrânea associada a exercício pode reduzir sintomas da apnéia do sono

Comer uma dieta mediterrânea, combinada com a prática regular de atividade física, pode ajudar na redução de sintomas da apnéia do sono, de acordo com uma nova pesquisa publicada no European Respiratory Journal.


O estudo buscou comparar dois tipos distintos de dieta em pessoas obesas com apnéia do sono. Um dos grupos teve a recomendação de seguir uma dieta mediterrânea como interevenção principal, enquando o segundo grupo recebeu orientação para uma dieta prudente (dieta padrão recomendada pela Associação Americana do Coração – AHA).

A Síndrome de apnéia obstrutiva do sono (SAOS) causa freqüentes pausas de respiração que ocorrem durante o sono, o que perturba o padrão de sono de uma pessoa normal. É um dos distúrbios respiratórios relacionados ao sono mais prevalente, com cerca de 2-4% da população adulta experimentando a condição. Esta percentagem aumenta para 20-40% em obesos, e a perda de peso é muitas vezes uma parte essencial do plano de tratamento recomendado.

Os pesquisadores, da Universidade de Creta, na Grécia, examinaram 40 pacientes obesos que sofriam de SAOS. Vinte pacientes receberam orientação para dieta prudente, enquanto os outros 20 seguiram uma dieta mediterrânea. Ambos os grupos também foram incentivados a aumentar sua atividade física, envolvendo principalmente caminhar por pelo menos 30 minutos cada dia.

Em ambos os grupos, os pacientes também receberam terapia de pressão positiva contínua (CPAP) nas vias aéreas, que envolve o uso de uma máscara que gera um fluxo de ar, mantendo as vias aéreas superiores abertas durante o sono.

Os pesquisadores monitoraram os pacientes durante um estudo do sono, conhecido como polissonografia. Este acompanhamento envolveu vários marcadores para SAOS, incluindo a atividade elétrica no cérebro, os movimentos dos olhos e ronco. Os pacientes foram examinados no início do estudo e, novamente, seis meses mais tarde.

Os resultados mostraram que pessoas que seguem a dieta mediterrânea tinha um número reduzido de distúrbios, conhecidos como apnéias, durante o estágio do sono de movimento rápido dos olhos (REM), que normalmente é responsável por aproximadamente 25% do total de sono durante a noite.

Os resultados também revelaram que pessoas que seguem a dieta mediterrânea mostraram uma maior adesão à dieta de restrição calórica, um aumento na atividade física e maior diminuição da gordura abdominal.

Os resultados desta pequena amostra mostraram uma melhoria durante um estágio do sono para as pessoas com apnéia do sono, no entanto, não mostraram uma melhoria global em termos de gravidade da doença. Os autores sugerem que novos estudos em uma amostra maior são necessários para compreender os benefícios dessa dieta.

Christopher Papandreou, principal autor da pesquisa, disse: "Este é o primeiro estudo a analisar o impacto da dieta mediterrânea em combinação com a atividade física na SAOS através de mudanças no corpo humano. Nossos resultados mostraram que o número de distúrbios durante o sono REM foi mais reduzida no grupo da dieta mediterrânea. Relatórios recentes têm relacionado o aumento em distúrbios durante o sono REM, com o risco de desenvolver conseqüências sistêmicas, como diabetes tipo 2”. Desta forma, apesar de ser um dado novo que deve ser confirmado, o tipo de dieta mediterrânea pode exercer um papel protetor em indivíduos com apnéia do sono.


Referência:

C. Papandreou, S. E. Schiza, I. Bouloukaki, C. M. Hatzis, A. G. Kafatos, N. M. Siafakas, N. E. Tzanakis. Effect of mediterranean diet vs prudent diet combined with physical activity on OSAS: a randomised trial. European Respiratory Journal, 2011.

http://www.evidenciasaude.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário