terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Porta bebê pode causar danos a coluna

O equipamento garante segurança e liberdade se usado de maneira correta.

Carregar crianças de colo para baixo e para cima nem sempre é tarefa fácil. Os carrinhos geralmente são grandes, os pisos irregulares e com isso a tarefa vai ficando cada vez mais desgastante para a família. Para resolver esse tipo de problema foi criado o porta-bebê, um suporte onde a criança é colocada dentro de um tecido amarrado ao corpo, lembrando uma bolsa da mamãe canguru.

Não há dúvida que a invenção facilitou a vida dos pais, mas é bom ficar atento. Se usado de forma indevida o porta-bebê pode trazer danos a saúde de quem o carrega. "Não é recomendável usar os carregadores durante longos períodos para não sobrecarregar a coluna e o tronco", alerta o médico ortopedista Vicente Carlos Franco Macedo.

Os carregadores são seguros, desde que os pais tomem alguns cuidados: verificar o estado da costura e do tecido, não deixar que o pano cubra o rosto do bebê, não colocar objetos dentro e, por fim, usar o bom senso ao transportar a criança, segurando-a ao se inclinar para frente.

O Dr.Vicente explica também que é importante sempre fortalecer a musculatura mantendo um bom condicionamento físico e alongamentos diários para evitar dores lombares e cervicais. Sem falar que, quanto maior o peso da criança e do próprio adulto, pior a sobrecarga. O uso do porta-bebê também é contra indicado ao andar de bicicleta ou dentro do carro.

Seguindo essas dicas, os carregadores podem facilitar a vida dos papais e mamães. Mas vale ressaltar que a qualquer sintoma de dor muscular o médico deve ser consultado para as devidas precauções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário