sábado, 5 de dezembro de 2009

Você sabe o que é câimbra??


Câimbras são contrações fortes, agudas, geralmente dolorosas e involuntárias de um ou mais músculos, podendo ser causadas por excesso de ácido lático, por fadiga das fibras musculares ou por falta de líquidos e minerais necessários - como sódio e potássio.


Apesar de serem mais frequentes em esportistas, podem ocorrer pessoas que não praticam esporte, jovens e saudáveis. Caso se tornem constantes, merecem investigação médica pois podem estar relacionadas com problemas vasculares (isquemia local), neuromuscular (miopatia alcoólica) ou de origem metabólica (intoxicação por medicamentos). O uso de diuréticos para tratamento de hipertensão arterial também pode causar câimbras, por diminuir a concentração de potássio no sangue.


As câimbras são mais frequentes nos músculos posteriores da perna e podem se iniciar durante a atividade física, no repouso e até durante o sono.
O que fazer, quando sentir câimbra?
Alongar o músculo acometido é a melhor maneira de fazer a câimbra passar. Massagem, compressas ou um banho quente aliviam o espasmo muscular e a dor. Para prevenir é necessário ingerir bastante líquido durante o dia, principalmente para as atividades físicas, alongar a musculatura antes e depois das atividades físicas, antes de dormir a ao acordar. Alguns alimentos tais como banana, batata e outros ricos em potássio também devem fazer parte da dieta.
Os alongamentos melhoram a flexibilidade do músculo, a circulação, a consciência corporal, a postura e a amplitude de movimentos. Além disso previnem lesões musculares e articulares nas atividades físicas.
No próximo post alguns exercícios de alongamento para você praticar diariamente e evitar câimbras e melhorar a elasticidade e funcionalidade dos músculos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário